Buscar

Mudanças na pensão por morte - lei 13.135/15

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PRINCIPAIS MUDANÇAS NA PENSÃO POR MORTE DE ACORDO COM A LEI Nº 13.135/15 
A MP 664, convertida na lei 13.135/2015 (com alterações), trouxe inovações importantes à lei 8.213/91 (benefícios previdenciários). 
O que é pensão por morte?
A lei 8.213/91 em seu artigo 18, inciso II, prevê dois benefícios que deverão ser prestados pela Previdência aos dependentes do segurado: pensão por morte e auxílio-reclusão.
A pensão por morte é um benefício previdenciário pago aos dependentes do segurado falecido, ou seja, tem por finalidade preservar a integridade econômica do conjunto de dependentes do segurado falecido.
Com o advento na nova Lei (nº 13.135/2015), além de alterações no auxílio-doença, na aposentadoria por invalidez, houve também alterações na pensão por morte. Uma das principais mudanças, por exemplo, está no fato de que agora a Lei prevê uma carência, ou seja, número mínimo de contribuições mensais indispensáveis para que o beneficiário faça jus ao benefício, de 18 (dezoito) meses para a concessão de pensão por morte. Antes a legislação não previa carência alguma para a concessão de pensão por morte.
Além disso, passa a ser exigido tempo mínimo de casamento ou união estável de dois anos para pagamento de pensão por morte. Se o óbito ocorrer antes do prazo de dois anos de casamento ou união, a pensão só será paga nos casos de acidente ocorrido após o casamento ou união estável ou quando o cônjuge for considerado incapaz, mediante exame médico-pericial do INSS, por doença ou acidente ocorrido após o casamento ou início da união estável e anterior ao óbito.
As principais mudanças advindas na nova Lei são as seguintes:
Perderá o direito de receber a pensão por morte:
	Para filho, pessoa a ele equiparada ou irmão, de ambos os sexos, ao completar vinte e um anos de idade, salvo se for inválido ou com deficiência;
	Para filho ou irmão inválido, pela cessação da invalidez;
	Para filho ou irmão que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave, pelo afastamento da deficiência, nos termos do regulamento; (entra em vigor somente após dois anos da publicação da lei)
Perderá o direito de receber a pensão por morte para cônjuge ou companheiro:
	Se inválido ou com deficiência, pela cessação da invalidez ou pelo afastamento da deficiência;
	Se o segurado não cumprir carência de dezoito contribuições mensais ou o casamento/união estável tiverem sido iniciados em menos de dois anos antes do óbito do segurado, receberá quatro meses de benefício;
	Se o óbito ocorrer depois de vertidas dezoito contribuições mensais e pelo menos dois anos após o início do casamento ou da união estável:
Redução do valor da pensão por morte no período de vigência da MP 664 e o direito à revisão
Uma das alterações proposta pela MP 664 que foi vetada era a redução do valor da pensão por morte. A proposta era que a pensão deixasse de ser 100% e passasse a ser no mínimo 50% acrescida de 10% a cada dependente, até o limite de 100%.
Essa alteração não foi mantida quando da conversão da MP 664 na Lei 13.135/2015, mas essa redução do valor da pensão por morte vigorou no período em que a medida provisória esteve vigente.
Com isso, os beneficiários que tiveram a pensão concedida no período de 01/03/2015 a 17/06/2015 tiveram o benefício com a redução gerada pela regra da medida provisória.
Elucidando, consideremos o caso de uma viúva sem filhos que tenha requerido a pensão nesse período. Com a regra da MP essa pensionista deixou de receber 40% (quarenta por cento) quando da concessão de sua pensão.
Tempo de duração da pensão para o cônjuge
A nova Lei altera também o tempo de duração da pensão para o cônjuge, estabelecendo prazos específicos. Será de quatro meses para os casos em que a carência ou o tempo mínimo de união não sejam verificados ou: três anos para cônjuge de até 21 anos; seis anos para cônjuges de idades entre 21 a 26 anos; 10 anos para idades entre 27 e 29 anos; 15 anos para idades entre 30 e 40 anos; 20 anos para cônjuges de 41 a 43 anos; e vitalícia somente para cônjuges que têm idade acima de 44 anos.
REFERÊNCIAS:
http://paulamcasi.jusbrasil.com.br/artigos/223313016/pensao-por-morte-e-as-alteracoes-trazidas-pela-lei-13135-2015
http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2015-05-27/senado-aprova-mudanca-na-lei-sobre-pensao-por-morte.html
http://joseluizsp.jusbrasil.com.br/artigos/202398171/como-fica-a-pensao-por-morte-apos-a-lei-n-13135-2015
http://joseluizsp.jusbrasil.com.br/artigos/202398171/como-fica-a-pensao-por-morte-apos-a-lei-n-13135-2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais