Buscar

PORTFÓLIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
APLICATIVO MÓVEL AJUDA CEGOS NA ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE
Ana Claudia Bagnara - RU: 613346
Polo: Campo Magro
Data: 12/09/2017
 
Fonte: (CBO, 2015, p. 02) 
As Tecnologias Assistivas – TA, que ampliam acesso a atividades com maior autonomia para pessoas com deficiência visual vem aumentando graças ao avanço tecnológico e pesquisas acadêmicas envolvidas neste processo. Algumas Universidades estão cada vez mais desenvolvendo aparatos e aplicativos que visam auxiliar pessoas com deficiência. A empresa paulista Criar desenvolveu um aplicativo chamado BUS ALERT que tem como principal objetivo ajudar cegos a andar em transporte público com autonomia. Um Colégio Estadual em Curitiba, fez aquisição deste aplicativo, visando atender estudantes cegos. Um professor de apoio educacional especializado junto ao professor de educação física fazem o uso do aplicativo, com um projeto de extensão a disciplina de Educação Física, promovem a orientação e a mobilidade de um estudante cego que está em processo de inclusão.
O projeto neste colégio, que acontece no contraturno é uma das atividades de inclusão que visa atender as necessidades individuais do estudante com cegueira, realizando um projeto de extensão no contraturno, onde os professores envolvidos realizam trajetos utilizando o aplicativo Bus Alert, no dispositivo móvel do estudante, que pode ser tablet ou celular. A orientação quanto a mobilidade com autonomia ocorre inicialmente com trajetos curtos e sobre a supervisão dos professores envolvidos, até que o estudante esteja apto a fazer trajetos maiores e tenha independência e segurança de fazer sozinho. 
O principal objetivo do aplicativo é promover a independência da pessoa cega para se deslocar sozinho pelos trajetos de transportes públicos na capital. De acordo com CBO (2015, p. 02) a “versão desenvolvida para gerar acessibilidade, as previsões podem ser consultadas por meio do VoiceOver do iPhone”. 
Entre as funções e atividades que o aplicativo realiza estão aviso de ônibus por perto, os pontos de ônibus mais próximos, faz uma busca de transporte adaptado para cadeirante, fala a previsão de tempo estimado para chegada do próximo ônibus, o tempo da viagem, entre outras. O motorista também é avisado de que o cego está esperando aquele transporte em determinado ponto.
Assim a escola e os professores que atuam junto ao estudante podem juntos refletir sobre outras possibilidades de atividades com aplicativos para dispositivos moveis que facilitem a atividade para estudantes cegos em sala de aula na realização das atividades.
Outro aplicativo com a mesma função de alerta de ônibus para cegos está sendo aplicada em Belo Horizonte, que é o aplicativo “Transporte Fácil”, tem funções parecidas com o Bus Alert de informar o usuário quanto ao transporte correto a ser utilizado. Ao mesmo tempo o aplicativo envia uma mensagem para o motorista avisando da solicitação do usuário, isso também ocorre no momento de descida do ônibus. O aplicativo foi desenvolvido para dispositivos móveis Android, utilizando a tecnologia sem fio, por Bluetooth.
REFERENCIAS
CBO, Mais acessibilidade para deficientes visuais. Disponível em:
http://oftalmocuritiba.com.br/artigos/post/mais-acessibilidade-para-deficientes-visuais. Acessado em: 14 Ago. 2017.
RTC, Relatório Técnico-científico. Transporte fácil – um aplicativo para auxiliar o deficiente visual na utilização do transporte público. Relatório técnico cientifico – Premio Inovar. Belo Horizonte, 2013. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio-PC/Downloads/20140203Inovar10%20(1).pdf. Acessado em: 14 Ago. 2017.

Outros materiais