Buscar

APOL 3 Aprendizagem Organizacional e Auditoria Indicadores de Gestão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL – 3
Questão 1/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Sobre o processo de avaliação de desempenho por competências é correto afirmar:
I - Avaliar o desempenho por competências possibilita o compromisso dos colaboradores com o desenvolvimento de suas competências e com seus resultados.
II -  Avaliação de desempenho por competências possibilita visualizar os gaps de competências, com isso, a organização pode planejar ações para capacitar e desenvolver as competências dos colaboradores.
III - Todo colaborador necessita receber feedback a respeito de seu desempenho, pois precisa saber se está ou não no caminho certo.
IV - Avaliação de desempenho por competências possibilita alinhar expectativas de atuação, identificar necessidades de mudanças de atitudes, aquisição de novas habilidades ou melhorar o nível de entregas.
Assinale a alternativa que apresenta os itens corretos sobre a avaliação de desempenho por competências correta.
Nota: 20.0
	
	A
	I; II e IV estão corretos.
	
	B
	III e IV estão corretos.
	
	C
	Apenas o II está correto.
	
	D
	Todos estão incorretos.
	
	E
	Todos estão corretos.
Você acertou!
 
A alternativa correta é a letra "e".
Sobre o processo de avaliação de desempenho por competências é correto afirmar:
Avaliar o desempenho por competências possibilita o compromisso dos colaboradores com o desenvolvimento de suas competências e com seus resultados.
Avaliação de desempenho por competências possibilita visualizar os gaps de competências, com isso, a organização pode planejar ações para capacitar e desenvolver as competências dos colaboradores.
Todo colaborador necessita receber feedback a respeito de seu desempenho, pois precisa saber se está ou não no caminho certo.
Avaliação de desempenho por competências possibilita alinhar expectativas de atuação, identificar necessidades de mudanças de atitudes, aquisição de novas habilidades ou melhorar o nível de entregas.
Resposta: Aula 4 - Tema 01.
Questão 2/5 - Auditoria e Indicadores de Gestão de Recursos Humanos
O auditor, após identificar os indicadores e padrões de desempenho mais significativos, poderá medir o desempenho real e o comparar aos padrões, objetivando determinar a ‘performance’ da empresa sob a ótica da economia, eficiência e eficácia. Sobre a finalidade dos padrões para o processo de auditoria, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	É por meio dos padrões que as pessoas possuem parâmetros de como devem se comportar em determinadas situações.
	
	B
	É por meio da comparação com o padrão que se pode avaliar os resultados obtidos e verificar quais os ajustamentos e as correções a serem feitos no sistema, a fim de que funcione melhor.
Você acertou!
É por meio da comparação com o padrão que se pode avaliar os resultados obtidos e verificar quais os ajustamentos e as correções a serem feitos no sistema, a fim de que funcione melhor. Conforme Santos et al. (2003), “o auditor, após identificar os indicadores e padrões de desempenho mais significativos, poderá medir o desempenho real e o comparar aos padrões, objetivando determinar a ‘performance’ da empresa sob a ótica da economia, eficiência e eficácia”. (BUSSE; MANZOKI, 2014, p. 99)
	
	C
	É por meio dos padrões que se sabe quais são os procedimentos que devem ser seguidos no processo de auditoria.
	
	D
	É por meio dos padrões que se definem os objetivos do processo de auditoria.
Questão 3/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Leia o caso:
Antônio é gerente de conta de um banco de grande porte, o qual tem atuação internacional. O banco implantou o modelo de gestão por competências, todos os processos de RH foram realinhados. Antônio passou pela avaliação de desempenho por competência. Em seu plano de desenvolvimento individual, acordou com a sua gerencia que deveria aprimorar seu talento para liderar pessoas. Antônio foi conversar com você, analista de RH do banco, pedindo sugestões sobre qual a melhor estratégia para desenvolver tal competência.
Considerando o caso, analise as alternativas e assinale aquela que apresenta a estratégia mais adequada para Antônio desenvolver sua competência de liderança.
Nota: 20.0
	
	A
	A estratégia mais adequada seria Antônio fazer um treinamento voltado para líderes.
	
	B
	A estratégia mais adequada seria Antônio se inscrever em um curso de pós-graduação sobre gestão de pessoas.
	
	C
	A estratégia mais adequada seria Antônio passar por um processo de coaching.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra "c".
A estratégia seria Antônio passar por um processo de coaching, pois o coaching estimula reflexões para potencializar o desempenho e o aprendizado de um indivíduo, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional (Lotz e Gramms, 2014, p. 17).
Resposta: Aula 4 - Tema 02.
	
	D
	A estratégia mais adequada seria Antônio receber aconselhamento e orientações de sua gerencia.
	
	E
	A estratégia mais adequada seria a área de RH preparar Antônio para assumir um cargo no eixo de carreira gerencial.
Questão 4/5 - Auditoria e Indicadores de Gestão de Recursos Humanos
A administração de recursos humanos necessita criar padrões de desempenho capazes de permitir uma contínua avaliação e controle de seu funcionamento. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta corretamente a explicação para o que é um padrão.
Nota: 20.0
	
	A
	Padrão é o critério da normalidade e determina a forma como temos que nos comportar.
	
	B
	Padrão são os procedimentos que devem ser seguidos em um processo de auditoria.
	
	C
	Padrão é um critério ou modelo previamente estabelecido que possibilita a comparação com os resultados ou objetivos alcançados.
Você acertou!
Como já citado, padrão é um critério ou modelo previamente estabelecido que possibilita a comparação com os resultados ou objetivos alcançados. (BUSSE; MANZOKI, 2014, p. 99)
	
	D
	Padrão são os objetivos que se pretende atingir na auditoria.
Questão 5/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Leia o caso:
Joaquim e Marta são alunos do curso Superior Tecnológico em Gestão de RH, estudam a disciplina de gestão por competências, um dos temas abordado é o processo de coaching.
Em um intervalo de aula, Joaquim comenta com Marta que o coaching possibilita o autoconhecimento. Joaquim fala que o autoconhecimento é o saber que a pessoa desenvolve a seu próprio respeito.
Marta diz a Joaquim que o foco do coaching é o desenvolvimento profissional e que este busca elevar o nível desempenho para o trabalho.
Considerando o roteiro de estudo sobre coaching e o diálogo entre Joaquim e Marta, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Joaquim está equivocado, pois o coaching não possibilita o autoconhecimento, uma vez que não é um processo terapêutico.
	
	B
	Marta está correta, pois, em razão do coaching ser diferente do processo terapêutico, possibilita o desenvolvimento profissional, por isso é bastante utilizado no âmbito  empresarial.
	
	C
	Marta e Joaquim estão corretos. No ambiente profissional o coaching possibilita o desenvolvimento para o trabalho e quando buscado no âmbito particular possibilita o autoconhecimento.
	
	D
	As ideias de Joaquim e de Marta se completam. O equivoco de Marta está em considera o coaching somente no ambiente profissional. O coaching possibilita tanto o autoconhecimento com o desenvolvimento profissional.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra "d".
As ideias de Joaquim e de Marta se completam. O equivoco de Marta é somente considera o coaching no ambiente profissional. O coaching possibilita tanto o autoconhecimento com o desenvolvimento profissional. Mesmo sendo diferente do processo terapêutico, o coaching possibilita o autoconhecimento, pois para que a pessoas se desenvolva profissionalmente ela precisa saber quem ela é, o que gosta de fazer, como se relaciona e quais são os seus talentos.
Resposta:Aula 4 - Tema 04.
	
	E
	As ideias tanto de Joaquim como Marta são equivocadas, pois o coaching visa aumentar os resultados positivos dos indivíduos.

Outros materiais