Buscar

Física Gera II - Lista de exercicio 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1ª Lista de Exercícios de Física Geral II – Profª Elena
1) Durante uma viagem entre duas cidades, um passageiro decide calcular a velocidade média do ônibus. Primeiramente, verifica que os marcos indicativos de quilometragem na estrada estão dispostos de 2 em 2 km. O ônibus passa por três marcos consecutivos e o passageiro observa que o tempo gasto pelo ônibus entre o primeiro marco e o terceiro é de 3 min. Calcule a velocidade escalar média do ônibus neste trecho da viagem, em km/h.
2) Um ônibus percorre a distância de 480 km, entre Santos e Curitiba, com velocidade escalar média de 60 km/h. De Curitiba a Florianópolis, distantes 300 km, o ônibus desenvolve a velocidade escalar média de 75 km/h. Qual é a velocidade escalar média do ônibus entre Santos e Florianópolis?
3) Um trem suburbano trafega 75% da distância entre duas estações à velocidade média de 50 km/h. O restante é feito à velocidade média v km/h. Se a velocidade média, entre as estações, é de 40 km/h, qual o valor de v?
4) Um barco parte de um porto A rumo a um porto B, viajando em linha reta, com velocidade constante de 10 m/s. No mesmo instante, parte de B, rumo a A, outro barco que segue o mesmo trajeto, com velocidade constante de 5 m/s. Sendo de 3600 m a distância AB, em que instante e a que distância do ponto A os barcos vão cruzar-se?
5) Um carro em movimento uniforme possui no instante t = 0 s o espaço de 70 km, e 3 h depois passa pelo espaço 250 km.
a) Determine a velocidade do carro;
b) Escreva a equação horária do espaço;
c) Faça o esboço do gráfico S x t de 0 a 3 h;
d) Determine o espaço do móvel em t = 2 h;
e) Determine o deslocamento do carro de 0 a 2 h. 
6) Uma pessoa caminha numa pista de Cooper de 300 m de comprimento, com velocidade média de 1,5 m/s. Quantas voltas ela completará em 40 minutos? 
7) Um automóvel desloca-se por uma estrada retilínea e a variação de sua velocidade em função do tempo é mostrada no gráfico. Qual o deslocamento do automóvel no intervalo de 0 s a 30 s?
8) Um veículo A passa por um posto policial a uma velocidade constante acima do permitido no local. Pouco tempo depois, um policial em um veículo B parte em perseguição do veículo A. Os movimentos dos veículos são descritos nos gráficos da figura. Tomando o posto policial como referência para estabelecer as posições dos veículos e utilizando as informações do gráfico, calcule:
a) a distância que separa o veículo B de A no instante t = 15,0 s.
b) o instante em que o veículo B alcança A.
9) Um caminhão percorre três vezes o mesmo trajeto. Na primeira, sua velocidade média é de 15 m/s e o tempo de viagem é t1. Na segunda, sua velocidade média é de 20 m/s e o tempo de viagem é t2. Se, na terceira, o tempo de viagem for igual a (t1+t2)/2, qual será a velocidade média do caminhão nessa vez?
10) Uma bala é disparada com velocidade de 408 m/s contra um alvo. O ruído que causa ao atingir o alvo é ouvido pelo atirador 2,2 s após o disparo. Supondo que a velocidade da bala é constante e que a velocidade do som no ar é de 340 m/s, determine a distância entre o alvo e o atirador.
Respostas:
1) 80 km/h	2) 65 km/h	3) 25 km/h	4) t = 240 s; S = 2400 m	5) a) 60 km/k; b) S = 70 + 60t; d) 190 km; e) 120 km	6) 12 voltas	7) 800 m		8) a) 250 m; b) 40 s	9) 17,14 m/s	10) 408 m

Outros materiais