Buscar

trabalho av2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
GESTÃO DA QUALIDADE
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - “Prof. José de Souza Herdy” UNIGRANRIO - ESCOLA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 
Daniela Barreto Santos
Luís Cláudio Ribeiro Motta Filho
Thuanny Tavares Gomes
*
*
INFLUÊNCIA DA GESTÃO DA QUALIDADE
 NA VIDA DOS FUNCIONÁRIOS
*
*
INTRODUÇÃO
 	As últimas décadas tem se caracterizado por expressivas e rápidas mudanças tecnológicas, econômicas, políticas e sociais, com reflexos diretos nas empresas, influenciadas pela globalização da economia, criando-se, assim, um mercado concorrencial, em nível global, bastante competitivo. 
	A qualidade de vida no trabalho prega a valorização do trabalhador como ser humano e busca o equilíbrio entre o indivíduo e a organização, através da interação entre as exigências e necessidades de ambos, gerando cargos que sejas satisfatórios tanto para os funcionários quanto para a organização.
*
*
GESTÃO DA QUALIDADE NA ORGANIZAÇÃO
	Um sistema de gestão da qualidade é um sistema para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade. Pode ser considerado um conjunto de regras mínimas, com o objetivo de orientar cada parte da organização para que ela execute corretamente e no tempo devido, suas tarefas, em harmonia com as outras, estando todas direcionadas para o objetivo comum da organização: a satisfação do cliente. 
*
*
A GESTÃO DA QUALIDADE NA VIDA DOS FUNCIONÁRIOS
	Dar incentivos aos funcionários sobre como alcançar melhor qualidade de vida agrega muitos benefícios às empresas. Os colaboradores se sentem mais motivados. Com isso:
Reconhecem que a empresa está preocupada com seu bem-estar, o que aumenta sua produtividade; 
 Há uma redução de custos com relação às doenças de trabalho; 
 Estreita-se o relacionamento interpessoal dentro da empresa, facilitando processos; 
 Os funcionários se sentem estimulados a buscar, em seguida, um maior aperfeiçoamento profissional, o que acaba revertendo numa equipe com melhor formação profissional.
*
*
A GESTÃO DA QUALIDADE NA VIDA DOS FUNCIONÁRIOS
	
	O papel do departamento de recursos humanos de uma empresa é atrair, desenvolver e reter talentos. 
	
	Uma empresa que não tem um ambiente favorável tem o prejuízo de contratar, desenvolver e no final perder o seu colaborador para outras empresas que oferecem até as mesmas condições financeiras, benefícios e desafios, mas que vão além, oferecendo também um clima onde a saúde e a qualidade de vida dos funcionários estão inseridas na cultura da empresa.
	
	Quando uma empresa não está produzindo o suficiente para atender a seus clientes é porque os funcionários não estão apresentando o desempenho esperado para a produção.
*
*
A GESTÃO DA QUALIDADE NA VIDA DOS FUNCIONÁRIOS
	
	Não há como produzir produtos com mais rapidez e sem defeito, sem antes verificar a causa dos funcionários não estarem se desempenhando bem. 
	Uma empresa que acumula estresse negativo acaba reduzindo sua produtividade e perdendo dinheiro. 
*
*
EXEMPLOS
IBM
Oferece aos seus funcionários um programa de motivação desde o início de 2002, programas como o “Star Bem”, que oferece aos colaboradores sessões de shiatsu, consultas com nutricionistas e aulas de ginástica matutinas, tudo para melhorar a qualidade de vida dos funcionários.
*
*
EXEMPLOS
Google	
Os funcionários da companhia no país contam com um programa de horário flexível válido para todos os dias da semana. 
Baseado na cultura de privilegiar a liberdade e responsabilidade das pessoas que trabalham ali. O foco de todos está na meta e não nos processos.
*
*
EXEMPLOS
Kraft
-Fleixibildade no horário , permite que os funcionários cheguem para trabalhar entre 7h e 11h e saiam entre 16h e 19h para, assim, poderem buscar os filhos na escola ou resolverem pepinos em bancos quando quiserem.
-” Sexta Flex”, acontece no verão. Um descanso em plena tarde em uma sexta sim e outra não do período pode ser descontado do banco de horas. 
*
*
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	A ideia central da qualidade de vida no trabalho é identificar que fatores interferem na satisfação dos indivíduos em situação de trabalho e, dentro do possível, torná-los mais favoráveis à percepção dos trabalhadores. 
	Com isso a produtividade, motivação e comprometimento dos trabalhadores se elevam e consequentemente, aumentando o desempenho da organização.
*
*
BIBLIOGRAFIA
http://www.lume.ufrgs.br
 
http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Artigo/4226/fatores-que-afetam-o-desempenho-dos-funcionarios-na-empresa.html
 
http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/gestao-rh/investir-na-qualidade-de-vida-do-funcionario-aumenta-a-produtividade-da-empresa
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais