Buscar

O INDIVÍDUO E O MUNDO DO TRABALHO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. O INDIVÍDUO E O MUNDO DO TRABALHO
Como os gregos encaravam o trabalho? Como essa concepção relacionava-se à cidadania entre os gregos:
Entre os gregos, o trabalho era tido como a expressão da miséria humana, portanto, desprezado. Somente as pessoas que não precisassem trabalhar poderiam de fato se considerar cidadãos plenos e participar ativamente da política
A partir da ascensão da burguesia e da Reforma Protestante, uma nova concepção de trabalho é criada que perdura até hoje. Qual é essa concepção? Explique:
O Trabalho é colocado como o caminho da dignidade humana, fonte da construção do caráter do ser humano. A força de trabalho vira uma mercadoria na busca pelo Lucro.Com isso o trabalho não poderia mais ser divulgado como penoso e sim visto como algo que enobrece o homem, surgindo frases como: "O trabalho dignifica o homem: 'Deus ajuda quem cedo madruga':
Fale sobre as primeiras formas de manifestação dos trabalhadores contra sua exploração, o ludismo e o cartismo:
Ludismo: Com o as máquinas haviam tomado os empregos dos funcionários, os operários se revoltaram e quebraram vários equipamentos com a liderança de Ned Ludd.
Cartismo: Os operários percebendo que a destruição das máquinas não era a solução para a superação dos problemas de relação trabalhistas, se organizaram em uma Associação Geral dos Operários de Londres reivindicando através de uma carta vários direitos, como a participação da classe operária no parlamento, igualdade de direitos eleitorais.
Explique os princípios do Taylorismo:
O proletário deveria focar em sua parcela do processo produtivo e desempenhá-la no menor tempo possível, deveria evitar o gasto de energia “desnecessário”, limitando seus atos apenas para a produção do que lhe era determinado pelo patrão.
Relacione: tempo, trabalho e salário:
De acordo com a teoria da exploração, os lucros representam uma dedução injusta daquilo que deveria ser; naturalmente e por direito o salário do trabalhador segundo Marx, o que possibilita a um capitalista obter uma renda superior ao salário que ele paga ao seu empregado é exatamente o mesmo fenômeno que torna possível um dono de escravo auferir ganhos em decorrência do trabalho do seu escravo. Mais especificamente, um trabalhador é capaz de produzir; em menos de um dia inteiro de trabalho, os bens de que ele necessita para ter a força e a energia necessárias para trabalhar um dia inteiro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais