Buscar

Gestão de inovação tecnológica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gestão de inovação tecnológica – 1) Considera-se inovação em qual situação abaixo? R: Item exclusivo, considerando empresas que produzem sob encomenda, apresente atributos significativamente diferentes em relação aos produtos que a empresa produzia anteriormente.
2) Qual o principal objetivo do manual de Oslo? R: Orientar e padronizar conceitos, metodologias e construção de estatísticas e indicadores de pesquisa de P&D de países industrializados.
3) Sobre inovação e invenção é correto afirmar que: R: A inovação deve ser implementada, ou seja, lançada ao mercado, caso contrário, é apenas uma invenção
4) Há diferença entre inovação e criatividade? R: sim, criatividade é pensar coisas novas e inovação é fazer coisas novas.
5) Qual a forma mais consistente para uma empresa atingir suas metas, ou seja sair do ponto de partida "o que a empresa é" e atingir o ponto final "o que a empresa quer ser"? R: utilizar a estratégia de inovação, pois, está diretamente relacionada a estratégia competitiva da empresa.
6) Assinale a alternativa CORRETA: I. a invenção não é um requisito básico para a inovação. II. para a invenção se tornar algo importante, ela necessita ser comprovadamente viável e útil as pessoas. III. a invenção são vistas como melhorias de processos e práticas as quais já estão sendo praticadas no mercado. IV. a inovação está tão em moda hoje no mercado que alguns costumam chamar de réplica. R: I e II verdadeiras
7) Incubadora __________: não oferecem espaço físico ou apoio logístico. Buscam, porém, construir e fortalecer plataformas e redes de acesso a empresários, investidores e consultores. R: virtuais.
8) Referente ao campo da política de inovação da OCDE, assinale a alternativa CORRETA sobre fatores de transferência: R: influenciam fortemente a eficácia dos elos de fluxo de informações e competências e absorção de aprendizado.
9) Qual a convergência de gestão da inovação e desenvolvimento de produtos? R: as duas situações traduzem os requisitos do cliente em requisitos do projeto para posterior manufatura.
10) "A organização adquire um pacote tecnológico de um fabricante já estabelecido". Trata-se de: R: aquisição de pacote.
1) Por que na maioria das organizações a essência da inovação não é aplicada na íntegra e, sim, pseudo inovações? R: Porque é mais cômodo e simples praticar pequenas alterações, como por exemplo, a substituição de uma máquina, do que investir um tempo para aplicar realmente a inovação.
2) Por que a inovação tecnológica assume papel importante na competitividade entre concorrentes? R: porque é um diferencial para as organizações que investem em inovação tecnológica, ou seja, está um passo a frente dos concorrentes.
3) A etapa 3 do processo de inovação é o desenvolvimento. É INCORRETO afirmar sobre esta etapa: R: é o momento para analisar se os projetos atingiram seus objetivos planejados.
4) Sobre patentes é INCORRETO afirmar: R: produto, de uma solução ou processo.
5) Incubadora _________: vinculadas às atividades de P&D corporativas, têm como principais objetivos lidar com a descontinuidade tecnológica, incrementar a comunicação entre as funções técnicas e corporativas, minimizar a inflexibilidade das estruturas organizacionais e gerenciais, e aprimorar a habilidade de alinhar a visão de longo prazo da corporação com as suas necessidades de curto prazo. R: intra-empresariais.
6) Incubadora _________: surgem como resultado de atividades prospectivas desenvolvidas por empresários ou empresas vinculadas ao capital de risco. Possuem maior liberdade para desenvolver seus próprios modelos de negócios. Orientadas para o lucro, estas incubadoras se baseiam fortemente nas suas competências internas e focam suas atividades em uma dada tecnologia, indústria ou região. R: comerciais independentes.
7) Qual das alternativas abaixo NÃO correspondem com a classificação do grau de inovação em desenvolvimento de produtos? R: substancial.
8) Qual a principal diferença entre a classificação do produto tradicional e moderna? R: na tradicional, a tecnologia de produto é simples e as inovações ocorrem no processo produtivo, enquanto na moderna, tecnologia de produto é complexa e estar suscetível a inovações.
9) Classifique corretamente o investimento inicial, o domínio da tecnologia e os riscos para o desenvolvimento próprio: R: baixo, alto e alto.
10) Considere as afirmações sobre percepção departamentalizada: I. quanto mais tardia uma alteração, maior o custo envolvido para realiza-la. II. responder rapidamente a mudanças nos projetos a partir das necessidades dos clientes. III. surgem problemas de comunicação. IV. os departamentos absorvem e moldam as habilidades das pessoas que os compõem. R: III e IV corretas
11) Quando estamos em férias em uma cidade serrana, por exemplo, é comum encontrarmos produtos específicos região. Se considerarmos uma cerveja que atende um público específico. Trata-se da estratégia: R: oportunista.
12) Em uma parceria empresa-universidade quem é o responsável pela gestão financeira dos projetos? R: as organizações para tornar o processo mais profissional.
13) Considere as afirmações sobre aprendizagem organizacional: I. um indivíduo passa a ser responsável pela transmissão da informação e compreensão de novos conhecimentos o compartilhamento de informações. II. pode ser definida como a aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, convicções e atitudes que acentuem manutenção, o crescimento e o desenvolvimento da organização III. Surgem possíveis problemas que vão desde a ordem da aceitação, passando a crítica e até a casos extremos conflitos IV. Existem três variáveis importantes que tratam das questões relativas a aceitação do indivíduo, grupo e organização, frente aos processos a serem inseridos: tempo, comportamento e pessoas. R: I, II e III verdadeiras.
14) O significado de estratégia dependente é: R: franquias, subsidiárias de multinacionais, licenciadas no exterior.
15) Considere as afirmações sobre fatores inibidores e facilitadores: I. a cultura mercadológica do Brasil favorece as alianças entre universidades e empresas. II. fatores como a instabilidade econômica e a mudança de governo são fatores que dificultam as ações a médio e longo prazo e torna uma ação mais veemente das empresas, ao reivindicar ações, frente aos órgãos governamentais. III. o programa ESPRIT que trata de dar subsídio a investigação e desenvolvimento tecnológico no domínio da tecnologia da informação é um exemplo brasileiro de parceria universidade-organização. IV. o trâmite relacionado ao projeto de inovação é observado pelo governo, pois, detém o comando referente as leis que facilitam ou inibem projetos de sua realização. R: II e IV verdadeiras.
16) Como é possível reduzir, sem perder a qualidade, o tempo de duração de um desenvolvimento de produtos? R: aprimorando os conceitos durante o planejamento do produto e do processo de tal forma a minimizar o tempo de validação do processo.
17) Qual a importância do uso de indicadores de inovação? R: representam um papel crucial na elaboração de políticas de inovação, pois permitem entender melhor a realidade de cada país.	
18) Por que a lei 11.196 é conhecida como lei do bem? R: porque é raro uma lei tributária criar isenção fiscal.
19) Confiabilidade é a probabilidade de determinado sistema desempenhar sem falhas suas funções durante período determinado. Para aumentar a confiabilidade. R: prever as falhas e adotar medidas preventivas às mesmas, desde a etapa de elaboração do projeto.
20) Sobre patentes é INCORRETO afirmar: R: este título não é de vital importância para a propriedade intelectual do inventor de uma tecnologia, de um produto, de uma solução ou processo.
21) O "uso de um recipiente com um formato totalmente novo para uma loção para o corpo" e "a introdução pela primeira vez de um sistema de franquias" são exemplos de qual tipo de inovação? R: Inovação de marketing.
22) Qual alternativa representa a classificação da inovação por atores? R: Fechada e aberta.
23) O automóvel foi inserido
no mercado apresentava partida na manivela, baixa velocidade e discreto conforto. Na década de 60, partida na "chave", um pouco mais de potência do motor e moderado conforto. Atualmente, partida por botão, potência excessiva, bem como, o conforto. Isto representa: R:  Inovação incremental
24) A alternativa que melhor simboliza uma organização que adota a estratégia tradicional é: R: Seguem um modelo quase "engessado", sofrendo poucas mudanças em relação a um segmento.
25) Por que a inovação tecnológica assume papel importante na competitividade entre concorrentes? R: porque é um diferencial para as organizações que investem em inovação tecnológica, ou seja, está um passo à frente dos concorrentes.
26) É correto afirmar sobre a fase de experimentação do processos de inovação tecnológica: R: Verifica-se uma crescente quantidade de empresas que passam a disputar o mercado, onde as mesmas buscam inovações com o intuito de sanarem um problema, lançarem um novo produto, um novo processo.
27) Considere as afirmações sobre a gerência profissional de projetos: I. universidade adaptativa e empreendedora resolve as divergências entre universidades e indústrias existentes no gerenciamento de projetos. II. acadêmicos não são, em geral, gerentes profissionais e, por outro lado, têm dificuldade em se submeter a um gerente externo. III. na cooperação entre universidade e indústria as tomadas de decisão executivas devem atender o cronograma, o orçamento e metas de qualidade. R: I, II e III verdadeiras.
28) Considere as afirmações sobre aprendizagem organizacional: I. um indivíduo passa a ser responsável pela transmissão da informação e compreensão de novos conhecimentos sem o compartilhamento de informações II. Pode ser definida como a aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, convicções e atitudes que acentuem a manutenção, o crescimento e o desenvolvimento da organização III. Surgem possíveis problemas que vão desde a ordem da aceitação, passando a crítica e até a casos extremos de conflitos IV.  Existem três variáveis importantes que tratam das questões relativas a aceitação do indivíduo, grupo e organização, frente aos processos a serem inseridos: tempo, comportamento e pessoas. R: I, II e III verdadeiras.
29) É INCORRETO afirmar sobre as dicas para os profissionais se tornarem inovadores: R: ter curiosidade, possuir uma mente aberta, não aceitar correr riscos, ser persistente e flexível.
Dissertativas – 1) Desenvolvimento de produtos é uma etapa que traduz as necessidades do usuário, descobertas por intermédio de informações campo, em um conjunto de requisitos do projeto do produto para a fabricação.
a) Por que quando se fala em inovação não se pode deixar de falar em desenvolvimento de novos produtos e processos? relação entre os dois tópicos?
b) Quais as principais vantagens de adotar o sistema moderno em relação ao tradicional quando falamos de desenvolvimento produtos?
c) Por que uma empresa que adota a estratégia defensiva necessita ter em seu quadro de funcionários pessoas bem qualificadas além de pesquisadores?
2) Desenvolvimento de produtos é uma etapa que traduz as necessidades do usuário, descobertas por intermédio de informações de campo, em um conjunto de requisitos do projeto do produto para a fabricação.
a) Por que quando se fala em inovação não se pode deixar de falar em desenvolvimento de novos produtos e processos? Qual a relação entre os dois tópicos?
b) Quais as principais vantagens de adotar o sistema moderno em relação ao tradicional quando falamos de desenvolvimento de produtos?
c) Por que uma empresa que adota a estratégia defensiva necessita ter em seu quadro de funcionários pessoas bem qualificadas além de pesquisadores?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais