Buscar

Automação - Exercícios

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Provas Automação -* Um sistema automatizado é utilizado para operar alguns processos e a energia é necessária para conduzir esses processos e controles e sua principal fonte é a eletricidade". Esse tipo de energia apresenta muitas vantagens, exceto: R: Possui um custo baixo.
*"Sua tarefa é supervisionar o sistema por meio das informações que chegam aos sensores com base em um programa previamente elaborado". R: CLP.
*Com relação ao CLP, assinale a alternativa incorreta. R: Sua confiabilidade na utilização é garantida, pois depois de concluído e depurado, o programa não pode ser transferido para outros CLP’s.
*Com relação às qualidades dos robôs industriais, analise as afirmativas abaixo. I - Podem substituir pessoas em ambientes de trabalho perigosos e desconfortáveis. II - Desempenham o ciclo de trabalho com consistência e repetibilidade. III – Não podem ser reprogramados. IV – Podem ser conectados a outros sistemas de computadores.
Marque a alternativa que apresenta somente alternativas corretas. R: I, II, e IV.
*É o nível de automação que recebe instruções do sistema de informações corporativas e as traduz em planos operacionais para a produção. R: Nível da Fábrica.
*Com relação aos Sistemas de Controle, analise as afirmativas abaixo. I - No Sistema em Malha Aberta a ação de controle é independente da saída, portanto a saída não tem efeito na ação de controle. II - No Sistema em Malha fechada, a ação de controle depende, de algum modo, da saída, portanto a saída possui um efeito direto na ação de controle. III - Uma desvantagem dos Sistemas em Malha Fechada, é que sempre existe o risco de o atuador não causar o efeito esperado no processo. IV - Uma desvantagem dos Sistemas em Malha Aberta, é que são mais complexos e geram mais gastos. Marque a alternativa que apresenta somente alternativas corretas. R: I e II.
*Utiliza o computador para comandar o caminho da ferramenta de uma máquina operatriz, fazendo isso com alta precisão e alta repetibilidade com um mesmo programa. R: CNC.
*Com relação aos dispositivos detectores, analise as afirmativas abaixo. I – São componentes que detectam as informações necessárias no andamento do processo automatizado. II – No detector analógico, a interligação da saída de um estado para o outro é verificada quando a grandeza física em entrada ultrapassa um determinado valor definido. III – O detector digital transforma o valor da grandeza física na entrada em um sinal elétrico ou pneumático proporcional ao valor da grandeza física. IV – O tipo analógico é geralmente chamado de transdutor. Marque a alternativa que apresenta somente alternativas incorretas. R: II e III. ERRADA (é I e IV Correta.)
*Este tipo de automação implementa algumas funções supervisoras antes das funções de produção. R: Autonomação.
*Quase todos os robôs industriais hoje em dia, têm computadores digitais como controladores, e dispositivos de armazenamento compatíveis com unidades de memória. Assinale a alternativa que não corresponde a uma categoria de controladores de robôs. R: Controle Numérico.
*Com relação às qualidades dos robôs industriais, analise as afirmativas abaixo. I - Podem substituir pessoas em ambientes de trabalho perigosos e desconfortáveis. II - Desempenham o ciclo de trabalho com consistência e repetibilidade. III – Não podem ser reprogramados. IV – Podem ser conectados a outros sistemas de computadores.
Marque a alternativa que apresenta somente alternativas corretas. R: I, II, e IV.
* É o dispositivo que manipula o sinal de erro, gerando um sinal de controle que será aplicado. R: Controlador.
* É o canal de comunicação entre o operador e o computador, através do qual interagem, visando atingir um objetivo comum. R: IHM.
 Dissertativas: Quais os tipos de Sistemas de Controle e quais as suas características? R: Sistema de malha aberta – Sendo a característica distintiva desse sistema é que não pode gerar compensação a nenhuma perturbação que seja somada ao sinal de acionamento do controlador. Sua desvantagem é que sempre existe o risco de o atuador não causar o efeito esperado no processo, além da sensibilidade às perturbações e da falta de habilidades para corrigi-las, pois é comandado simplesmente pelas entradas. A vantagem é que costuma ser simples e de baixo custo.
Sistema de malha fechada – sendo a característica desse sistema é que compensa as perturbações pela medição da resposta na saída, alimentando aquela medida no caminho de realimentação e comparando a resposta com a entrada na junção de adição; se aparecer alguma alteração ou diferença entre as respostas, o sistema aciona a planta, por um sinal de atuação, para realizar e fazer a correção. Sendo assim, esse sistema apresenta atenção superior, pois é menos sensível a ruídos, perturbações e alterações no ambiente, porém é mais complexo e gera mais gastos.
Quais as principais qualidades dos robôs? R: podem substituir pessoas em ambientes de trabalho perigosos e desconfortáveis; desempenham o ciclo de trabalho com consistência e repetibilidade; podem ser reprogramados e equipados com as ferramentas necessárias para desempenhar tarefas diferentes; podem ser conectados a outros sistemas de computadores para chegar à manufatura integrada por computadores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais