Buscar

Relátorio de Reações Químicas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
UNIDADE VARGINHA
 GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
AULA N° 3
Identificação e Classificação das Reações Químicas
	Componentes do Grupo: - Michelle Rodrigues Gomes
 - Denize Ferreira de Carvalho Costa
 - Lorrany Brigida Costa
 - Rita Amorim de Oliveira
 - Everton Bueno Rodrigues
	
	
Professor: Juliana Alvarenga Alves
	Nota:
	Disciplina: Laboratório de Química Aplicada
	
	Data:25/08/2017
	
2° SEMESTRE / 2017
VARGINHA / MG
INTRODUÇÃO
Uma reação química é a mudança de uma substância para uma nova que tem uma identidade química diferente.  As reações químicas são geralmente acompanhadas  por efeitos físicos facilmente observados, tais como a emissão de calor e luz, formação de precipitado, a liberação de gás ou  mudança de cor. A confirmação absoluta de uma alteração química só pode ser validada através da análise química dos produtos. 
Existem  tipos diferentes de reações químicas classificadas de acordo com as características apresentadas nos processos reativos, por exemplo:
1.    Reação de síntese ou reação de combinação:
Reação onde  duas ou mais substâncias combinam-se para formar um novo composto.
2.    Reação de Decomposição:
Reação em que um único composto é submetido a uma reação que produz dois ou mais composto simples.
3.    Reação de simples troca ou deslocamento:
Reação em que  um elemento substitui um elemento semelhante no composto.
4.    Reações de dupla troca:
Reação onde dois reagentes (ambos compostos) geram dois produtos, sendo que são igualmente dois compostos, permutando entre si dois elementos ou radicais.
5.    Reação de oxiredução:
São reações onde ocorrem transferências de elétrons entre duas, ou mais substancias químicas. Nestas sempre há perda e ganho de elétrons, pois os que são perdidos por um átomo, íon ou molécula são imediatamente recebidos por outros.
6.    Reação de combustão:
Reação onde uma substância combina-se com o oxigênio, liberando uma grande quantidade de energia, sob a forma de luz e calor. Para os compostos orgânicos, tais como os hidrocarbonetos, os produtos da reação de combustão são dióxido de carbono e água.
OBJETIVO
Esse relatório tem por objetivo, descrever métodos, discutir resultados e concluir cada procedimento realizado em laboratório com os diferentes tipos de reações químicas, realizados em grupo. Alem de explicar a ocorrência de cada reação, como alteração da cor, intensidade da cor e temperatura, entre outros.
MATERIAL E MÉTODOS
MATERIAIS UTILIZADOS 
Estantes com Tubos de ensaio
Pinça madeira
Espátula
Termômetro
Bastão de vidro
Béquer de 50 mL
REAGENTES UTILIZADOS
Solução de Cloreto de sódio 6% (NaCl)
Solução de Nitrato de Prata a 10% (Ag2NO3)
Solução de Nitrato de Sódio a 5% (NaNO3)
Solução de Sulfato de Cobre II (CuSO4)
Solução de Cromato de Potássio (K2CrO4)
Solução de Dicromato de Potássio (K2Cr2O7)
Solução de Hidróxido de Sódio 0,1 M (NaOH)
Solução de Ácido Clorídrico 0,1 M (HCl)
Carbonato de Cálcio (CaCO3)
Acetato de Sódio (NaC2H3O2)
Fenolftaleína (Indicador)
Fio de Cobre (Cu)
Magnésio em fita (Mg)
Palha de aço (Fe)
Água (H2O)
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Colocou-se em um tubo de ensaio, 3ml de Nitrato de Prata. Logo após imergiu o fio de cobre. Aguardamos e anotamos.
Colocou-se em um tubo de ensaio, 3ml de Nitrato de Prata. Foi adicionado algumas gotas de Solução de cloreto de sódio. Observamos a formação de um precipitado. 
Colocou-se em um tubo de ensaio, 3ml de Nitrato de Sódio. Foi adicionado 5ml de Solução de cloreto de sódio. Observamos e anotamos.
Colocou-se em béquer 30ml de solução de sulfato de cobre II. Introduzimos dentro do béquer, uma pequena quantidade de palha de aço, onde todas as partes foram imersas com bastão de vidro. Observamos e anotamos.
Colocou-se em um tubo de ensaio 3ml de solução de sulfato de cobre II, em seguida uma fita de magnésio foi introduzida. Observamos e anotamos.
Colocou-se em um tubo de ensaio 3ml de solução 0,1M de ácido clorídrico. Em seguida uma fita de magnésio foi introduzida. Observamos e anotamos.
Colocou-se em um tubo de ensaio 3ml de carbonato de cálcio. Foi adicionado 3ml de ácido clorídrico 0,1M. Observamos e anotamos.
Colocamos 3ml de ácido clorídrico 0,1 mol.L-1 em um tubo de ensaio, adicionamos mais de 1 gota de fenolftaleína, em comparação com o que foi pedido. Agitamos. Logo em seguida foi colocado gota a gota da solução de hidróxido de sódio 0,1 mol.L-1. Observamos e anotamos. 
A- Adicionamos 2ml de cromato de potássio 0,1mol/L. Adicionamos ácido clorídrico 0,1mol/L gota a gota, até que percebemos uma diferença. Anotamos B- Adicionamos 2ml de dicromato de potássio 0,1mol/L. Adicionamos hidróxido de sódio 0,1mol/L gota a gota até que percebemos uma diferença. Anotamos.
Dissolvemos 3 lentilhas de Hidróxido de sódio em 3,0 ml de Água. Observamos sua temperatura junto ao termômetro. Anotamos.
Dissolvemos uma pequena quantidade de acetato de sódio em 3,0 ml de água. Observamos sua temperatura junto ao termômetro. Anotamos. 
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Procedimento 1
Equação Química: Cu + 2AgNO3  Cu(NO3)2 + 2Ag
Observamos ao colocar o fio de cobre sobre a solução de nitrato de prata, que gradualmente uma aparência de penugem cristalizada se formou em volta do cobre, e a solução estava com um Tom azulado. Ao agitar o tubo, a penugem se soltava do cobre, mais outra penugem se formava novamente. 
E uma reação de Oxirredução onde há transferência de elétrons entre as espécies químicas envolvidas, formando uma camada de prata sobre o cobre, na aparência de penugem cristalizada. O Tom azulado que vemos é devido a migração do cobre para a solução.
Procedimento 2
Equação Química: NaCl + AgNO3 --> NaNO3 + AgCl
Ao colocar o Cloreto de sódio junto ao nitrato de prata, observamos um tom esbranquiçado, e a formação de um sólido branco no fundo do tubo.
A reação de Nitrato de Prata e de Cloreto de Sódio ocasiona o aparecimento de um precipitado branco devido a formação de AgCl, e o sólido formado “cai” da fase, e se deposita no fundo da solução. Essa reação tem por finalidade demostrar uma solução de precipitação, isto é, a formação de um sólido durante uma reação química. O Sólido formado na reação química é chamado precipitado. Isto pode ocorrer quando a substância insolúvel, o precipitado é formado na solução devido a reação química ou quando a solução foi supersaturada por um composto. A formação do precipitado é um sinal de mudança química. Essa é uma reação de Dupla Troca.
Procedimento 3
Equação Química: NaCI + AgNO3   NaNO3 + AgCI.
Não observamos reação física visível, mas, ao pesquisarmos esse processo, vimos que se tratava de uma reação de dupla troca onde dois reagentes compostos dava origem a dois produtos também compostos.
Sal reagindo com sal, resulta em dois novos sais, por uma reação de dupla troca.
Procedimento 4
Equação Química: CuSo4 + Fe = Cu + FeSo4
Observamos que ao colocar a palha de aço, ela já fica com um tom castanho avermelhado, e a intensidade da cor da solução começa a diminuir, a palha começa a fica quebradiça e se desmancha com facilidade. 
A intensidade da cor azulada da solução de sulfato de cobre é devido à presença de íons cobre II (Cu2+). Então, se a coloração diminui, significa que esses íons “desaparecem” da solução. A palha de aço desmancha-se, pois o ferro metálico, que compõe a palha de aço, “dissolve”-se, diminuindo a sua quantidade. No sentido inverso a reação ocorreria da mesma forma, pois haveria a mesma troca de elétrons entre os reagentes ocorrendo simultaneamente um processo de oxidação e um de redução. Esta é uma reação do tipo simples troca, mas
também se enquadra na reação de oxirredução.
Procedimento 5 
Equação Química: Mg + CuSO4 MgSO4 + Cu
Ao adicionarmos o Sulfato de Cobre II ao tubo de ensaio junto a fita de Magnésio verificamos a liberação de pequenas bolhas. Observamos também, que pequenas partículas se desgrudavam da fita de magnésio e se depositava no fundo.
As bolhas não se tratam de liberação de gás e sim de que está ocorrendo um deslocamento das moléculas dentro do tubo. Nota-se também que vai formando um deposito do elemento de cobre no fundo do tubo que é insolúvel caracterizando a dissociação do Cobre, Sulfato que uni se ao Magnésio formando o Sulfato de Magnésio. Está reação é de deslocamento.
Procedimento 6 
Equação Química: Mg(s) + 2HCl(aq) MgCl2(aq) + H2(aq)	
Observamos que ao colocar a fita de magnésio na solução de ácido clorídrico, vimos a formação de bolhas, e não conseguimos identificar nenhuma outra alteração na solução, o que pode indicar a formação do gás hidrogênio.
 Visto que o magnésio é um metal mais reativo que o elemento hidrogênio, ele irá deslocar o cátion do ácido, que é o H+. Essa é uma reação de Dupla Troca.
Procedimento 7 
Equação Química: CaCO3(s) + 2 HCl(aq) H2O(l) + CO2(g) + CaCl2(aq)
Ao adicionarmos carbonato de cálcio (CaCo3) em ácido clorídrico (HCl), houve formação de um gás, o dióxido de carbono (CO2). O que não pode ser visto a olho nu, apenas volta a transparência, liberando assim o Gás. Aparentemente se trata de uma reação de dupla troca.
Procedimento 8 
Equação Química: HCl + NaOH NaCl + H2O
Ao adicionarmos o ácido clorídrico junto à fenolftaleína não percebemos nenhuma alteração, o que foi visto que precisava adicionar o hidróxido de sódio. Devido ao um pequeno erro de identificação pois não se encontrava na mes, colocamos mais fenolftaleína. Mais depois conseguimos identificar o Hidróxido de sódio e como o tubo de ensaio estava cheio, ao aplicar o NaOH vimos apenas pequenas partes que ficavam rosa e logo depois tornava transparente. 
Se inicialmente o indicador se apresentou incolor na solução, quer dizer que tínhamos presença de ácido. Mas depois, com o aparecimento da coloração rosa já não há mais ácido livre presente na solução, o que quer dizer que o mesmo foi transformado, ou melhor, ocorreu uma reação química, no qual a base reage com o ácido formando sal (caráter neutro) e água (caráter quase neutro). Não existindo mais ácido livre para reagir com a base, tem-se que a primeira gota de base adicionada após a neutralização faz com que apareça a coloração rosa, devido a um pequeno excesso de base. Reação de Dupla Troca.
Pocedimento 9 
Equação Química: 2CrO4-2 + 2H Cr2O7 + H2O
 Cr2O7 + 2OH 2CrO42- + H2O
Ao adicionarmos o ácido clorídrico , no cromato de potássio percebemos que houve uma mudança de cor na soluçao, de amarela para alaranjado.
Ao adicionarmos o dricromato de potássio percebemos que houve uma mudança de cor na soluçao, de alaranjado para amarelo.
Isto acontece porque os ions CrO42- e Cr2O72- quando estão em solução, estabelecem um equilibrio quimico, neste equilibrio CrO42, que é um ión amarelo se transforma em Cr2O72 assim como o CrO42 que é alaranjado se tranforma em CrO42. Dizemos que houve um deslocamento no equilibrio no sentido de formação de Cr2O2. Por outro lado um aumento de PH favorece a formação do CrO42-, e por isto a adição do NaOH tornou a solução amarela. É uma reação de Equilíbrio.
Procedimento 10
Equação Química: H2O + NaOH  Na+ + OH- + H2O
Dissolvemos o hidróxido de sódio em água destilada, e percebemos o aquecimento da solução, junto ao termômetro identificamos uma alteração 25o C para 60o C.
 Esta é uma Reação exotérmica (libera calor), porque a energia necessária para separar as partículas do soluto (ionização) é menor que a energia liberada na sua solvatação. Neste caso acontece liberação de energia para o meio externo e este será aquecido. Reação Exotérmica 
Procedimento 11 
Equação Química: CH3COONa + H2O Na+ + CH3COO- + + H2O
Dissolvemos o acetato de sódio em água e verificamos uma redução de temperatura na solução, junto ao termômetro identificamos uma alteração de 25o  C para 21o  C.
O acetato de sódio é um sal branco cuja fórmula química é: NaCH3COOH. Quando o adicionado à água, ele dissocia-se nos seus íons sódio (Na+), e acetato (CH3COO- ). A este processo damos o nome de dissolução já que o sal desaparece no meio da água e obtemos uma solução transparente. Esta dissolução é um processo endotérmico, isto é, dá-se por absorção de calor proveniente do sistema.
CONCLUSÕES
Concluímos que existem varias formas de identificar uma reação química, já que muitas das alterações são visíveis. Uma dos sinais que mais caracterizam uma reação é a mudança de cor, mais a alteração da substancia na solução é uma das mais incríveis de se observar como a reação do cobre realizado no procedimento um. Também concluímos que algumas reações não iram demonstrar resultados visíveis, mais que depois de análises químicas pode se perceber que houve alteração na sua estrutura podendo formar outra substância. Além disso, vimos que cada reação tem sua classificação, sendo elas as de dupla troca, simples troca, oxirredução, síntese, decomposição, endotérmica e exotérmica. Conhecer todos os tipos de reações químicas ajuda na melhor compreensão e análise prática da química.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais