Buscar

cap 16 parte 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Temperatura:
A pele ajuda a controlar a temperatura. Quando a temperatura corporal aumenta, o calor dos órgãos internos é transportado para os vasos sanguineos abaixo da superfície cutânea por onde é dissipado.
Por outro lado, quando a temperatura corporal sofre uma queda os poros se contraem (arrepios) e o pode vir a tremer o que gera calor entre os músculos.
Terminações nervosas seriam as principais células de sensação térmica. Sendo que os receptores do frio se encontram na superfície da pele e os de calor se encontram mais profundamente. 
*
*
*
Assim como em outros receptores da pele a distribuição dos receptores e da sensação térmica não é uniforme variando de região para região.
Condutividade térmica: os termos “quente” e “frio” são termos comparativos, que descrevem a temperatura da pele relativamente a temperatura das coisas no ambiente que entram em contato com ela.
Aquilo que é mais quente que do que a pele parece quente ao tato porque o calor flui para a superfície cutânea, já aquilo que é mais frio do que a pele dá a sensação de firo porque o calor escoa da pele para o objeto. 
*
*
*
Sensações térmicas paradoxais e sintéticas: 
Sob certas condições de estímulo, os pontos frios da pele produzirão a sensação de frio quando forem estimuladas por um estímulo muito quente (45º a 50º). Isso é conhecido como frio paradoxal. A explicação seria que as fibras nervosas que inervam os pontos frios também respondem vigorosamente também a temperaturas altas. Não importam como seja estimulados os pontos frios geram somente uma sensação de frio.
Essas características não são bem apresentadas em todos os indivíduos o que salienta a natureza subjetiva do sentido térmico cutâneo.
*
*
*
A dor 
Quando a experiência térmica caminha para os extremos (congelamento e fervura) a experiência térmica se mistura à dolorosa.
A dor fornece um aviso de um dano biológico em potencial.
Insensibilidade crônica a dor pode ser extremamente prejudicial à adaptação.
Assimbolia à dor (indiferença à dor).
*
*
*
Tipos de dor: 
Aguda ou viva: sensação de dor na pele como a resultante da picada de uma agulha ou de um corte (bem localizada e provocando uma reação imediata).
Imprecisas: provenientes do interior do corpo, capazes de provocar outras sensações corporais (suores, palpitações) sendo em geral mal-localizadas.
Dor referida: as vezes a dor se origina dos órgãos internos e, ao mesmo tempo, parece vir de outra região (como a pele).
Dor dupla: percebe uma dor aguda e a outra vaga ocorrendo a partir da mesma estimulação.
*
*
*
Difícil de obter afirmações válidas e gerais sobre a psicofísica da dor, uma vez que ao experimentar os indivíduos divergem bastante uns dos outros. Isso ocorre porque o grau da dor, bem como a sua natureza qualitativa, pode ser afetado pela experiência passada, pelo reconhecimento e pela compreensão da causa da dor, bem como influências culturais e sociais.
Outro fator que dificulta a mensuração da dor é que um mesmo estímulo pode apresentar sensações dolorosas diferentes dependendo da situação em que ocorra.
*
*
*
A sensação dolorosa pode ser reduzida pela introdução de uma segunda dor, o que cria uma contra-irritação.
Dor e gênero: 
Sensibilidade à dor entre as mulheres com períodos normais de menstruação aumentava durante a ovulação.
Por outro lado, mulheres que inibiram a ovulação com anticoncepcionais não relataram qualquer mudança na sensibilidade à dor ao longo do ciclo menstrual.
Choque eletrocutâneos foram classificados como mais dolorosos pelas mulheres do que pelos homens e limiares menores para a dor em mulheres do que em homens.
*
*
*
Fatores subjetivos na experiência da dor: 
Fatores psicológicos, como expectativa e atitude, atenção, sugestão, motivação, estados emocionais e processos cognitivos, podem afetar grandemente a intensidade e a qualidade da dor que se experimenta.
Efeito placebo (agradarei)
Adaptação à dor
Endorfinas e encefalinas. 
Endorfinas e estresse.
*
*
*
O que é o homúnculo e de que maneira ele representa a relação existente entre a superfície cutânea e o córtex somatossensorial?
Qual a diferença entre o tato passivo e o ativo?
Explique por que não é possível que uma pessoa faça cócegas em si mesma?
Discuta o papel adaptativo da dor, indicando a sua função. Examine o efeito sobre a saúde geral se as sensações dolorosas forem total ou permanentemente eliminadas.
Descreva os tipos de dor.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais