Buscar

Trabalho Adm 2016

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade padre Anchieta
 Boa noite !
 benchmarking
Benchmarking é um técnica de gestão que se preocupa com o estabelecimento de medida do desempenho para uma organização, para que possa analisar sua eficiência e comparar-se a outros concorrentes. Geralmente as empresas lideres na indústria. 
 
Evolução histórica 
Inicialmente, e no EUA que benchmarking ganha expressão, individualidade e notoriedade, atribuindo-se a Rank Xerox Corporation o pioneirismo na introdução da pratica de benchmarking, posteriormente outras organizações 
Destacaram-se ao aplicar com sucesso o benchmarking, entre as quais destacamos:
Empresas que adotaram o sistema.
checklist
Vantagens da pratica do benchmarking
As vantagens da analise do benchmarking são, sem dúvidas, mais numerosas que as desvantagens. 
Quer as pessoas, quer as empresas, todos gostam de ser como os melhores, é o benchmarking é , precisamente, “espreitar” os melhores para ser como eles. Como vantagens pode-se identificar. 
Introduzir novos conceitos; Melhorar o conhecimento da própria organização.
Identificar áreas que devem ser objeto de melhorias; estabelecer objetivos viáveis e realistas.
Criar critérios de propriedade no planejamento; Favorecer um melhor conhecimento dos concorrentes e do nível competitivo do mercado.
Tipos de benchmarking.
Benchmarking competitivo
Benchmarking interno
Benchmarking genérico 
Benchmarking funcional
.
Caracteriza-se por ter como alvo especifico as praticas dos concorrentes, na pratica e o menos usual, uma vez que e quase impossível que as empresas se prestem a facilitar dados que estão ligados diretamente como a sua atividade a concorrência. Por isso muitas vezes e necessário contratar uma consultoria externa para obter informações sobre o benchmarking competitivo.
BENCHMARKING COMPETITIVO
Benchmarking interno.
A procura pelas melhores praticas ocorre dentro da própria organização, em unidades diferentes (outros departamentos, sede, etc ).Tem como vantagens a facilidade para se obtido parcerias, custos mais baixos e a valorização pessoal interna. 
Benchmarking genérico 
Ocorre quando e baseado num processo que atravessa varias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido ate a entrega do produto ao cliente. É neste tipo de benchmarking que encontramos a maioria dos exemplos práticos e onde as empresas estão mais dispostas a colaborar e a ser mais verdadeiras.
Benchmarking funcional.
Baseado numa função especifica, que pode existir ou não na própria organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como por exemplo, a distribuição, o faturamento ou embalagem. Alguns autores vinculam o conceito de benchmarking funcional ao benchmarking genérico, pela possibilidade dos mesmos serem utilizados sem se levar em consideração a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização “investigada”.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais