Buscar

discursiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (378683) - Técnicas de Gestão (EMD01)
Prova: 5368733
QUESTÃO:
1. Desde 1990, o Programa 5S vem sendo usado no Brasil, e sua importância tem sido fundamental na criação do ambiente da Qualidade Total, sendo reconhecida amplamente pelas organizações, incluindo muitas das maiores e melhores empresas sediadas no país. No que se refere ao 5S: 1) SEIRI: Descarte; 2) SEITON: Arrumação; 3) SEISO: Limpeza; 4) SEIKETSU: Saúde; 5) SHITSUKE: Disciplina, descreva essas práticas adotadas nas empresas e cite pelo menos três benefícios.
RESPOSTA ESPERADA: 
Os 5S é uma conscientização de ordenação, higiene e limpeza no ambiente de trabalho. De forma sucinta, pode-se dizer que o Programa 5S é conhecido como housekeeping, ou arrumação de ambientes. E com a implantação desse programa nas empresas, podem-se destacar os seguintes benefícios: melhoria da qualidade; prevenção de acidentes; aumento da produtividade; incentivo à criatividade; melhoria do moral e bem-estar das pessoas; prevenção quanto à parada por quebras e maior disponibilidade das máquinas e equipamentos; conservação de energia e redução de custos; higienização mental e companhia.
QUESTÃO:
2. As teorias da administração evoluíram com o passar dos anos. O pensamento administrativo com ênfase na produção e nas máquinas foi dando lugar para as preocupações com as pessoas, com o ambiente de trabalho e com o meio ambiente. Nesse contexto, explique três características da Teoria Clássica e três características da Teoria das Relações Humanas que as diferenciam.
RESPOSTA ESPERADA: 
Teoria Clássica:
Vê a organização como uma máquina. Destaca as tarefas ou a tecnologia. Centraliza a autoridade. Foco nas competências técnicas e na especialização. Delimita claramente a autoridade. Divide as tarefas claramente.
Teoria das Relações Humanas:
A organização é vista como um grupo de pessoas. Destaca as pessoas. Autoridade delegada. Confiança e autonomia do colaborador. Foca nas relações interpessoais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais