Buscar

Caso Concreto 4 passei direto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 4 - Direitos da Personalidade
O britânico George Garratt solicitou alteração do seu nome para “Captain Fantastic Faster than Superman Spiderman Batman Wolverine The Hulk And The Flash Combined”. 
Caso fosse brasileiro, poderia realizar a alteração de seu nome original para este? Justifique sua resposta em no máximo 5 linhas. 
Caso ele fosse brasileiro não poderia alterar o seu nome original para este, pois de acordo com a Lei de Registro Públicos (Lei 6.015/73) os oficiais do registro civil não podem aceitar prenomes que possam expor a pessoa ao ridículo, como acontece nesse caso concreto, se ele insistisse em alterar o nome o caso seria submetido a uma decisão judicial. 
Questão objetiva 1
(MP-SE 2013) É correto afirmar: 
a.     Salvo os casos previstos em lei, os direitos da personalidade são livremente transmissíveis e renunciáveis.
b.     É irrevogável o ato de disposição gratuita do próprio corpo, para depois da morte do doador. 
c.      Salvo por exigência médica, é defeso o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física, ou contrariar os bons costumes. 
d.     O pseudônimo adotado, ainda que para atividades lícitas, não goza da mesma proteção que se dá ao nome da pessoa natural.
e.     A exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa são direitos personalíssimos do ofendido, não se transmitindo a qualquer herdeiro a possibilidade de sua proteção jurídica.
Resposta.: Item C
 Questão objetiva 2
(AL-PB 2013) A respeito dos direitos da personalidade, é INCORRETO afirmar que (1,0): 
a.     o cônjuge ou qualquer parente em linha reta ou colateral até o quarto grau poderá exigir que cesse a lesão a direito de personalidade do morto, bem como reclamar perdas e danos. 
b.     é defeso, salvo por exigência médica, o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física ou contrariar os bens costumes. 
c.      independe de prova do prejuízo a indenização, pela publicação não autorizada de imagem de pessoa, com fins econômicos ou comerciais. 
d.     a proteção do pseudônimo de autor de obra artística, literária ou científica só goza de proteção legal quando constar do registro civil da pessoa que o utilizar.
e.     sem autorização, não se pode usar o nome alheio em propaganda comercial.
Resposta.: item D

Outros materiais