Buscar

pratica 7

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
 Hemácias são células também designadas por eritrócitos, glóbulos vermelhos ou células vermelhas que estão presentes no sangue em número de cerca de 5 milhões por milímetro cúbico, em condições normais. São constituídas basicamente por globulina e hemoglobina (composta de 4 moléculas protéicas e 1 grupamento heme, que contém o ferro), e a sua função é transportar o oxigênio(principalmente) e o gás carbônico (em menor quantidade) aos tecidos.
Nos mamíferos, os eritrócitos são discos bicôncavos que não têm núcleo e medem 0,007mm de diâmetro; em outros vertebrados são ovais e têm núcleo. A cor vermelha se deve à alta concentração da molécula de transporte de oxigênio dentro das células, a hemoglobina. Há cerca de 5 milhões de eritrócitos em um milímetro cúbico de sangue humano, eles são produzidos numa velocidade de 2 milhões por segundo por um tecido especial que se localiza na medula óssea, o tecido hematopoiético, e as células velhas são destruídas e removidas pelo baço.
As baixas tensões de oxigênio nas grandes altitudes estimulam maior produção de hemácias para que o transporte de oxigênio seja facilitado.
Quando colocadas em solução hipotônica (menos concentrada), as hemácias sofrem hemólise, ou seja, se rompem. Em meio hipertônico (mais concentrado), perdem água e murcham, ocorrendo plasmólise. Quando os eritrócitos se rompem, liberam a hemoglobina, que é convertida em bilirrubina e eliminada pela vesícula biliar ao sistema gastrintestinal.
Na membrana destas células existem vários tipos de proteínas que são: a anquirina, actina, glicoforina, banda 3, espectrina e banda 4.1.
 Osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico importante na sobrevivência das células.
A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos) através de uma membrana semipermeável, ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem de moléculas de água mas impedem a passagem de outras moléculas.
A osmose pode ser dividida em dois tipos:
exosmose: o fluxo de água é feito do exterior para o interior; 
endosmose: o fluxo de água é feito do interior para o exterior. 
A osmose ajuda a controlar o gradiente de concentração de sais em todas as células vivas. Este tipo de transporte não apresenta gastos de energia por parte da célula, por isso é considerado um tipo de transporte passivo. Esse processo está relacionado com a pressão de vapor dos líquidos envolvidos que é regulada pela quantidade de soluto no solvente.
Quando uma célula é colocada num meio hipertônico em relação ao seu citoplasma, esta perde volume através de osmose (estado de plasmólise). Em hemácias, o fenômeno é conhecido como hemólise. Porém, quando colocada em meio hipotônico (como por exemplo, água destilada), a célula aumenta o volume (estado de turgência).
Nas células animais, por vezes, a entrada de água supera a elasticidade da membrana plasmática e a célula sofre ruptura (lise celular). Esta situação não se dá em células vegetais devido à existência de parede celular constituída por celulose, que lhe confere rigidez.
Solução hipotônica é a solução que apresenta menor concentração de solutos do que outra solução que se encontra separada da primeira por uma membrana semipermeável. Pela osmose, o solvente tem tendência a passar do meio hipotônico para o meio hipertónico.
Solução hipertônica é quando a concentração de soluto é maior do que outra solução que se encontra separada da primeira por uma membrana semipermeável .
Meio Isotônico é quando a célula e o meio estão em isotonia, ou seja, a velocidade das substâncias que entram é igual a das substâncias que saem.Portanto suas concentrações são iguais.
 OBJETIVOS
Objetivo observar os perfis morfológicos das hemácias em diferentes soluções com diferentes concentrações de NaCl, e observar
 MATERIAL E METODOS
Pegar um tubo de falcon de 15ml para armazenar a amostra de sangue e adicionar à amostra uma gota de EDTA como anti-coagulante. Utilizar um garrote para barrar a circulação sanguínea. 
Preparar em 3 béquers soluções de NaCl, cada um com diferentes concentrações. 
Medir com uma seringa ou pipetas de pauster descartáveis, 5ml da amostra de sangue e colocar em lâminas de vidro. Adicionar à amostra 1 a solução A contendo NaCl 0,2% e cobrir com a lamínula para proteger e obter melhor visualização no microscópio e observar na objetiva de 40 x. Repetir o procedimento utilizando outras lâminas de vidro com uma nova amostra de sangue. Adicionar à amostra 2 a solução B com NaCl 0,9% e cobrir com a lamínula, observar no microscópio e na amostra 3, adicionar a solução C de NaCl 2% e observar. Desenhar o que foi observado nas 3 lâminas.
RESULTADO E DISCUSSÃO
Na solução A que foi feita com 100ml de água e 0,2g de NaCl, foi observado que as hemácias adquiriram uma forma arredondada por estarem em uma solução hipotônica onde tinha menor concentração do soluto com isso as hemácias ficaram túrgidas, pois, estas eram mais concentradas do que a solução.
 Na solução B que foi feita com 100ml de água e 0,9 g de NaCl, essa solução foi um pouco mais concentrada do que a primeira, observamos que o perfil morfológico das hemácias manteve-se o mesmo mais estas eram mais cheias por estarem em solução isotônica,porém percebemos a morte de algumas hemácias devido ao fato de além de estarem velhas estavam em meio muito aquoso e expostas ao calor da luz do microscópio.
Na solução C que foi feita com 100ml de água e 2,0g de NaCl, foi observado que as hemácias estavam murchas adquirindo uma forma estrelada devido ao soluto estar mais concentrado do que as hemácias( solução hipertônica) que perderam água para o meio e por isso murcharam.
Com isso, observamos ainda que nas três experiências ocorreu o processo de osmose ,ou seja, a entrada de água do meio menos concentrado para o meio mais concentrado.
CONCLUSÃO
Concluímos que a concentração da solução interfere no perfil das hemácias fazendo com que adquiram formas diferentes. E que o processo de osmose pôde ser bem visualizado principalmente na amostra 1 na qual as hemácias ficaram túrgidas devido a entrada de água para dentro delas o que ocorre ao contrário na amostra 3 com a solução C.
REFERENCIAS 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hem%C3%A1cia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_Isot%C3%B3nico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_Hipert%C3%B3nico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_Hipot%C3%B3nico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Osmose

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes