Buscar

Anatomia - Musculos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Boxes do Moore – Musculatura e InervaçãoMed – 1 período - Arielle
Escápula Alada
Quando o nervo torácico longo é lesionado ocorre paralisia do músculo serrátil anterior, responsável por potrair a escápula e mante-la contra a parede torácica, além de rotacionar a cavidade glenoidal superiormente para realizar abdução completa do braço.
Então quando esse músculo é paralisado, a escápula deixa de estar contra a parede torácica e tem sua margem medial afastada lateralmente e posteriormente, assumindo a aparência de uma asa, por isso é nomeada escápula alada. Além disso, não é possível abduzir completamente o braço.
Nervo Toracodorsal
Cirurgias na parte inferior da axila coloca em risco o nervo toracodorsal que supre o músculo latíssimo do dorso, o mais forte da alça muscular anteroposterior entre o tronco e o braço, respnsável por estender, retrair e rodar o úmero medialmente. Quando esse músculo está paralisado não é possível levantar o tronco com os membros superiores, como na escalada, nem realizar suas outras funções adequadamente.
Nervo Axilar
Responsável por inervar o músculo redondo menor e deltoide, passa inferiormente à cabeça do úmero e é lesionado comumente em fraturas dessa área. Quando sofre lesão grave acaba por atrofiar o músculo deltoide, fazendo com que o ombro fique achatado e apresente uma pequena depressão inferior ao acrômio. Pode haver também perda da sensibilidade na face lateral da parte proximal do braço, área suprida pelo nervo cutâneo lateral superior do braço, que é um ramo do nervo axilar.
Manguito Rotador
É formado por quatro músculos escapuloumerais: supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor. Os músculos supraespinal é responsável, junto ao deltoide, pela abdução do braço e o infraespinal ajuda a estabilizar a articulação do ombro além de fazer rotação lateral do úmero, ambos são inervados pelo nervo suprescapular. O músculo subescapular faz rotação medial do braço e adução, e é inervado pelo nervo subescapular superior e inferior. O músculo redondo menor auxilia, junto ao músculo infraespinal, na rotação lateral e na adução do braço, e é inervado pelo nervo axilar.
Lesões no manguito rotador causa instabilidade da articulação do ombro e pode estar associado ao rompimento de um ou mais tendões. Também está associada a tendinite degenerativa do manguito rotador. 
*Nervo e Inervação do Membro Superior- Plexo Braquial
●N. Musculocutâneo: inerva músculos do compartimento anterior do braço: coracobraquial, braquial e bíceps braquial. 
●N. Mediano: inerva músculos do compartimento anterior do antebraço: pronador redondo, flexor radial do carpo, palmar longo, flexor superficial dos dedos, flexor longo do polegar, pronador quadrado, tenares, I e II lumbricais. Tem origem no plexo braquial, faz parte da fossa do cotovelo e é o nervo comprimido na síndrome do túnel do carpo. 
●N. Ulnar: inerva músculos do compartimento anterior do antebraço: flexor ulnar do carpo, porção medial do flexor profundo dos dedos, interósseos, III e IV lumbricais, hipotenares e adutor do polegar. Passa pelo epicôndilo medial, parte do cotovelo que causa sensação de choque ao ser golpeada, é superficial e facilmente palpável, sendo comum suas lesões.
●N. Radial: inerva todos os músculo do compartimento posterior do braço e antebraço: tríceps braquial, braquiorradial, braquial, supinador, ancôneo, abdutor longo do polegar e extensores: curto do polegar, longo do polegar, radial longo do carpo, radial curto do carpo, ulnar do carpo, dos dedos, do dedo mínimo e do indicador. 
●N. Axilar: inerva o músculo redondo menor e deltoide.
Obs: Um exemplo de lesão seria uma facada na axila, capaz de lesionar qualquer um desses nervos dependendo da localização exata do golpeamento. Para saber qual nervo foi lesionado é preciso saber a inervação de cada um e associar à área de perda motora ou sensitiva.
Lesões no Plexo Braquial: Afetam os movimentos e a sensibilidade cutânea no membro superior e são causadas por doenças, estiramento e feridas na região lateral do pescoço e na axila. Podem causar paralisia e anestesia, além da paralisia de Erb-Duchenne (lesões das partes superiores do plexo braquial) e paralisia de Klumpke (lesão das partes inferiores do plexo braquial).
Fossa Cubital
É uma área na parte anterior do antebraço proximal. Está delimitada superiormente a uma linha imaginária que une os epicôndilos lateral e medial, medialmente pelo músculo pronador redondo e outros flexores fixados no epicôndilo medial, e lateralmente pelo músculo braquiorradial e outros extensores do antebraço. A fossa cubital é composta pelo nervo mediano e pelo nervo radial que se situa profundamente aos músculos do limite lateral.
Nervo Radial
Pode ser lesionado em uma fratura no corpo do úmero, chamada fratura supraepicondilar, que afetará os músculos do antebraço, não afetando os músculos do braço devido à origem alta para os músculos do braço. Sua lesão no nível profundo ocasiona incapacidade de estender o polegar e os outros dedos, mas mantém a sensibilidade. A lesão no ramo superficial do nervo radial causa perda sensitiva mínima, apenas na parte lateral do dorso da mão. Sua lesão provoca incapacidade de estender o punho, e a mão fica fletida, caracterizando a queda do punho.
Já a lesão do nervo acima da origem dos músculos do braço causará paralisia dos músculos tríceps, braquiorradial, supinador e músculos extensores, causando o sinal clínico de queda do punho e também falta de sensibilidade na pele das áreas afetadas. Quando o nervo é lesado no sulco radial apenas a cabeça medial do tríceps é afetada e ocorre enfraquecimento do tríceps ao invés de paralisia, porém os músculos do antebraço ficarão paralisados.
Nervo Musculocutâneo
Quando a lesão desse nervo ocorre na axila resulta em paralisia dos músculos coracobraquial, bíceps braquial e braquial, enfraquecendo a flexão do ombro e do cotovelo e supinação do antebraço, visto que a flexão do cotovelo e supinação do antebraço podem ser feitas pelos músculos braquiorradial e supinador respectivamente. 
Nervo Mediano
Quando esse nervo é lesionado na região do cotovelo, há perda da flexão dos dedos I, II e III e enfraquecimento da flexão do IV e V dedos, além da parte lateral do músculo flexor profundo dos dedos, e também pode causar a síndrome do pronador. Uma característica é a “mão de benção” ao cerrar os punhos, já que o II e III dedo não se flexionam. A síndrome do nervo interósseos anterior não afeta os músculos tenares, mas sim causa paresia no músculo flexor profundo dos dedos e flexor longo do polegar, tendo o sinal da pinça anormal quando a pessoa tenta opor a extremidade do polegar e do indicador. 
Obs: lacerações no punho causam lesõe no nervo mediano devido à sua superficialidade
*Síndrome do Túnel do Carpo: é causada por qualquer lesão que reduza significativamente o tamanho do túnel do carpo, tendo o nervo mediano como sua estrutura mais sensível e por isso pode causar parestesia (formigamento), hipoestesia (diminuição da sensibilidade) ou anestesia nos dedos I, II, III e metade do IV. Pode haver perda da força e da coordenação do polegar visto que os músculos abdutor curto e oponente do polegar estarão prejudicados. 
Nervo Ulnar
Sua lesão mais frequente ocorre posteriormente ao epicôndilo medial do úmero quando ocorre fratura dessa área e causa parestesia da parte mediana do dorso da mão. Quando esse nervo é lesionado no cotovelo ocorre a síndrome do túnel cubital, causando dormência e formigamento (parestesia) na parte medial da palma da mão, no dedo mínimo e na metade medial do dedo anular. Lesões no nervo ulnar também perde a força de adução de punho, a mão é desviada lateralmente ao tentar fleti-la e apresenta dificuldades para cerrar o punho. A lesão distal desse nervo deixa a aparência de ‘mão em garra’. 
Obs: Neuropatia do guidão é um tipo de compressão nervosa que prejudica o nervo ulnar, causando perda sensitiva na face medial da mão e fraqueza dos músculos intrínsecos da mão.
*Síndrome do Túnel Ulnar: ocorre
quando há compressão do nervo ulnar no punho, causa hipoestesia e pode haver característica de ´garra` no dedo mínimo e metade medial do dedo anular, além de fraqueza dos músculos intrínsecos da mão. Não perde a capacidade de flexão.
Tabaqueira Anatômica
É uma região no dorso da mão e na região proximal do polegar, identificada por uma ‘covinha’ ao fazer extensão do polegar. É composto pelo abdutor longo do polegar, extensor curto do polegar e extensor longo do polegar.
*Nervo e Inervação do Membro Inferior
●N. Glúteo Superior: inerva os músculos glúteo médio, glúteo mínimo e tensor da fáscia lata, responsáveis pela rotação medial e adução da coxa. Lesão nesse nervo ocasiona fraqueza na abdução da coxa pelos músculos glúteos médio e mínimo, causando uma inclinação compensatória do corpo ipsolateral à lesão e comprometimento da rotação medial da coxa. Clinicamente, quando uma pessoa é instruída a ficar de pé sobre uma perna e há queda da pelve sobre o lado sem apoio, indica o ‘Sinal de Trendelenburg Positivo’, fazendo com que o indivíduo tenha a marcha glútea que é o apoio sobre uma das pernas ao andar. 
●N. Glúteo Inferior: inerva o músculo glúteo máximo, responsável pela rotação lateral e extensão da coxa. Auxilia no levantamento a partir da posição sentada. 
●N. Obturatório: inerva os músculos mediais da coxa: adutor longo, adutor curto, adutor magno, grácil e obturador externo. 
●N. Femoral: inerva os músculos do compartimento anterior da coxa: quadríceps femoral, sartório, ilíaco e pectíneo. 
●N. Isquiático: inerva os músculos do compartimento posterior da coxa: semitendinoso, semimembranoso e bíceps femoral. Esse nervo apresenta duas porções: porção fibular comum que inerva a cabeça curta do bíceps femoral, e a porção tibial que inerva os outros, os músculos do jarrete. Lesão nesse nervo pode acometer os músculos do jarrete, prejudicando a extensão da coxa e flexão da perna, e pode ocorrer por objetos perfurocortantes ou processos cirúrgicos. Ao passar pela face poplítea, essas porções passam a ser nomeadas nervos, sendo agora o nervo tibial e o nervo fibular comum. 
●N. Tibial: irá inervar o compartimento posterior da perna: músculo gastrocnêmio medial e lateral, sóleo, plantar e poplíteo. Lesão nesse nervo é rara e ocasiona incapacidade de realizar flexão plantar do tornozelo ou de fletir os dedos, e também perde a sensibilidade plantar. Quando esse nervo é comprimido no pé, ocasiona a ‘Síndrome do Túnel do Tarso’.
●N. Fibular Comum: se espira-la ao redor do colo da fíbula e irá se dividir logo abaixo da cabeça da fíbula em nervo fibular superficial e profundo. A secção desse nervo resulta em paralisia de todos os músculos do compartimento anterior e lateral da perna, que são dorsiflexores do tornozelo e eversores do pé, causando o pé em gota e torna o membro longo. ●N. Fibular Superficial: inerva o compartimento lateral da perna: músculo fibular longo e fibular curto. Entorses crônicas do tornozelo pode provocar dor na face lateral da perna e no dorso do tornozelo e do pé, além de haver dormência e parestesia (formigamento). 
●N. Fibular Profundo: inerva o compartimento anterior da perna: músculo tibial anterior, extensor longo dos dedos, extensor longo do hálux e fibular terceiro. A compressão desse nervo causa dor no compartimento anterior e no dorso do pé, sendo chamado de ‘Síndrome da Bota de Esqui’ por ser comumente causada pelo uso dessas botas apertadas, dentre outros.
Pata de Ganso
É uma área na parte superior da superfície medial da tíbia onde ocorre a junção dos tendões de três músculos da coxa: grácil, semitendinoso e sartório. O grácil é responsável pela adução da coxa, flexão do joelho e rotação medial da perna quando o joelho está fletido. Ele atua com os outros dois músculos para aumentar a estabilidade da face medial do joelho estendido.
Jarrete
É constituído pelos músculos semitendinoso, semimembranoso e cabeça longa do bíceps femoral, tendo função de extensão da coxa e flexão da perna. São inervados pela porção tibial do nervo isquiático. Costuma ser lesionado em pessoas que correm muito e chutam forte, e a ruptura de suas fibras é tão dolorosa que quando o atleta move ou estende a perna acaba caindo e se contorcendo de dor. 
Músculo Adutor Longo
As distensões nesse músculo acomete cavaleiros e causam dor, podendo ocorrer calcificação dos tendões desse músculo (‘ossos dos cavaleiros’) devido à constante adução das coxas.
Perna do Tenista
A distensão do músculo gastrocnêmio é uma lesão aguda dolorosa resultante da ruptura parcial do ventre do músculo medial, causada por hiperestiramento do músculo por extensão completa junto ao joelho e dorsiflexão da articulação do tornozelo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais