Buscar

Contabilidade Básica_Aula_04_PPT

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
AULA 4
BEM-VINDO À DISCIPLINA
CONTABILIDADE BÁSICA
Prof. MST Marcos Vinícius Kucera
*
Na aula passada...
AULA 4
*
Na aula passada...
AULA 4
*
Objetivos da aula de hoje:
Compreender o significado das Origens e Aplicações de Recursos.
Desenvolver a estrutura Patrimonial, seus conceitos, natureza e suas relações.
Elaborar estrutura do Balanço Patrimonial.
 
Desenvolver o Plano de Contas.
AULA 4
*
ORIGEM E APLICAÇÃO DE RECURSOS
 
	As origens de recursos são os itens que dão causa aos investimentos feitos em bens e direitos na organização. 
	
	Normalmente, os Passivos e o Patrimônio Líquido representam essas origens. 
	Estes recursos, pela metodologia das partidas dobradas, devem ser aplicados ou investidos em elementos que compõem as estruturas que movimentarão o negócio, como máquinas e equipamentos, móveis e imóveis, a conta bancária, estoques, etc. 
	
AULA 4
*
ORIGEM E APLICAÇÃO DE RECURSOS
	
	Assim, pode-se dizer que os ativos são as aplicações de recursos (investimentos feitos no negócio) e as origens representam os elementos que estão financiando os recursos empregados para que o empreendimento possa realizar suas atividades, inclusive para o giro do negócio. 
	
	Este tema explica a natureza das contas, quando os passivos (origens) têm natureza credora, pois envolvem créditos em favor de pessoas que dispuseram seus recursos para que a entidade beneficiada os utilizassem. As aplicações (ativos) são oriundas destes passivos, que em muitas situações devem ser remunerados em função de juros, aluguéis, dividendos, salários, etc, daí a sua natureza devedora. 
AULA 4
*
PATRIMÔNIO 
 
	
	
AULA 4
*
CAPITAIS DE TERCEIROS E PRÓPRIOS
Capital de terceiros – são as obrigações originadas de terceiras pessoas, que fornecem seus recursos para financiar o empreendimento, neste conceito estão embutidos os empréstimos e financiamentos bancários, os fornecedores, os tributos devidos, as dívidas com investidores, salários a pagar, contas a pagar e outros créditos contra a entidade. 
Capitais Próprios – são de mando dos proprietários da organização, envolvendo todo o Patrimônio Líquido e personificado pelos seguintes itens: Capital Social e a Realizar, Reservas e Lucros ou Prejuízos. 
 
 
	
	
AULA 4
*
COMPOSIÇÃO DO BALANÇO PATRIMONIAL
 
 
	
	
AULA 4
*
ATIVO CIRCULANTE
Disponibilidades – Caixa, Bancos, Aplicação em títulos de liquidez imediata;
Créditos – são os direitos sobre os clientes e outros devedores, por operações realizadas a prazo: contas a receber, títulos a receber, clientes, etc;
Estoques – mercadorias, matérias-primas, produtos em elaboração, material de limpeza, etc;
Direitos realizáveis – despesas pagas antecipadamente, seguros, etc.
 
 
	
	
AULA 4
*
ATIVO NÃO-CIRCULANTE
REALIZÁVEL A LONGO PRAZO (Subgrupo)
Direitos vencíveis após o término do exercício seguinte, ou ainda, com vencimento posterior a 12 meses da data do último Balanço.
Empréstimos a pessoas ligadas (Acionistas, Diretores, e outras pessoas a fins), independente do prazo de vencimento, desde que os empréstimos não façam parte das operações principais da empresa.
 
 
	
	
AULA 4
*
ATIVO NÃO-CIRCULANTE
INVESTIMENTOS (Subgrupo) 
	
	Participações permanentes no capital de outras sociedades e direitos que não se destinem à manutenção das atividades do empreendimento como: investimentos em ações ou cotas de outras sociedades, obras de arte, imóveis para aluguel, antiguidades, etc.
 
 
	
	
AULA 4
*
ATIVO NÃO-CIRCULANTE
 IMOBILIZADO (Subgrupo) 
	
	Direitos que tenham por objeto bens tangíveis destinados à manutenção do empreendimento ou exercidos com esta finalidade e os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios riscos e controle desses bens, como: terrenos, edifícios, máquinas, equipamentos, móveis e utensílios, veículos, instalações, edificações em construção, benfeitorias, etc.
 
	
 
	
	
AULA 4
*
ATIVO NÃO-CIRCULANTE
 INTANGÍVEL (Subgrupo)
	
	Direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção do empreendimento ou exercidos com esta finalidade, como: fundo de comércio, direitos autorais, softwares, marcas, patentes, fórmulas, etc.	
	
	
 
	
	
AULA 4
*
PASSIVO CIRCULANTE
Neste grupo estão as obrigações, inclusive as decorrentes de arrendamento mercantil, os encargos e os riscos com vencimento até o término do exercício social seguinte.
As obrigações assumidas para o financiamento das operações. Esta inclusão no Circulante dependerá do prazo de exigibilidade, quando serão classificadas as obrigações assumidas no curso do exercício. Ex. Fornecedores, Títulos a pagar, Salários a pagar, Impostos a recolher, Empréstimos a pagar, etc.
	
 
	
	
AULA 4
*
PASSIVO NÃO-CIRCULANTE
EXIGÍVEL A LONGO PRAZO (Subgrupo)
Neste subgrupo estão as obrigações, inclusive as decorrentes de arrendamento mercantil, os encargos e os riscos, conhecidos e calculáveis com vencimento após o término do exercício seguinte.
 
Considera-se também como longo prazo, as transações de empréstimos de Acionistas, Diretores e outras pessoas ligadas ao negócio, independente do prazo de vencimento.
	
 
	
	
AULA 4
*
PASSIVO NÃO-CIRCULANTE
RESULTADO DE EXERCÍCIOS FUTUROS (Subgrupo)
	
	São os resultados não realizados que serão mantidos e ajustados a valor presente, desde que sejam líquidos e certos.
	
	
 
	
	
AULA 4
*
PATRIMÔNIO LÍQUIDO (Grupo)
	
 São as obrigações para com os Sócios. 	Tem como principais contas: Capital 	Social, 	Reservas, Ações em Tesouraria e Lucros ou 	Prejuízos Acumulados. 
 Este grupo também é chamado de Capital 	Próprio. 
AULA 4
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais