Buscar

RELATORIO CALCULO ESTEQUIOMETRICO (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Tecnológica Federal do Paraná –
Campo Mourão
Departamento Acadêmico de Alimentos – DALIM
Curso: Engenharia de Alimentos
CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO
Disciplina: Química Experimental 
Professora: Ailey Aparecida Coelho Tanamati
Data da Experiência: 01/09					Data da Entrega: 15/09
Autor (es): Ariadne Zamboni e Fábio Esperto Ribeiro Júnior
RESUMO
Nesse experimento foram analisadas as soluções de cromato de potássio e solução de cloreto de bário. Dessa forma, com base dos cálculos estequiométricos e das massas dos reagentes já conhecidas, conseguiu-se calcular a massa do produto formado e relacionar o rendimento teórico com o verdadeiro rendimento da solução, mostrando assim que o BaCl2 é o reagente limitante, enquanto que o K2CrO4 é o reagente em excesso.
OBJETIVOS
Demostrar a formação de um precipitado, realização de filtração simples, cálculo de pureza e de rendimento da solução.
INTRODUÇÃO 
Estequiometria é o cálculo que permite relacionar quantidades de reagentes e produtos, que participam de uma reação química com o auxílio das equações químicas correspondentes.² Esta palavra, estequiometria, é derivada do grego: stoikheion = elemento, e metron = medida ou medição.¹
Nas reações químicas, as substâncias reagem entre si originando produtos em proporções específicas. Desse modo, é possível calcular quanto de produto será formado, ou o rendimento da reação. Se quisermos determinado rendimento, podemos também calcular quanto deverá ser utilizado de reagente.¹
Por meio dos cálculos estequiométricos é possível fazer essas e outras relações específicas. Mas, antes de tudo, precisamos conhecer as proporções existentes entre os elementos que formam as diferentes substâncias. E essas proporções são dadas pelas fórmulas moleculares, percentuais e mínimas ou empíricas.¹
MATERIAIS E MÉTODOS
Inicialmente pesou-se num béquer de plástico 0,808 g de Cromato de Potássio (K2CrO4) e em um béquer de plástico e adicionou-se 100mL de água destilada, com ajuda de uma proveta. Em outro béquer, pesou-se 0,672 g de Cloreto de Bário (BaCl2) e adicionou-se 50mL de água destilada. Agitou-se ambas as soluções até a dissolução dos sais. Após foi fervido a solução de cromato de potássio sob o tripé com tela de amianto com auxílio do bico de Bünsen, foi retirado e misturado com a solução de cloreto de bário, em seguida, se teve a formação do precipitado.
Montou-se no suporte universal o anel de ferro, o funil e inseriu o papel filtro devidamente dobrado e pesado no funil.
Foram filtrados cuidadosamente, transferindo todo o precipitado com auxílio do bastão de vidro e finalizou-se limpando o béquer e o bastão com água destilada. Em seguida, realizada a filtragem, retirou-se com a pinça metálica o papel filtro com o sólido e foi colocado sob o vidro relógio e levado a estufa para a secagem. Após o resfriamento, pesou-se e realizou-se os devidos cálculos do rendimento da reação e da massa do precipitado retido no papel filtro.
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Equação Química:
K2CrO4 (aq) + BaCl2(aq) ↔ BaCrO4 (s) + 2KCl (aq)
Amarelo — Incolor
Cálculo da Massa:
BaCl2 = 137 + 35,5*2 =208g
K2CrO4 = 2 * 39 + 52 + 16 * 4 = 194g
Reagente K2CrO4
1 mol de BaCl2 - 1 mol de K2CrO4
208 g – 194 g
0,672 g – x
x = 0,6267 g de K2CrO4 
Reagente BaCl2
208 g – 194 g
x – 0,808 g
x = 0,866 g de BaCl2
Mreal= Mpap - Mpvazio
Mreal= 1,7382 – 0,864 = 0,8742 g
M(BaCrO4) = 0,8742
Rendimento 
0,6267 g – 100%
0,8742 g – x 
x = 139,5%
Verificou-se que o rendimento do precipitado foi acima de 100%, isso deve-se ao fato de que foi retirado antes do tempo de secagem da estufa, por conta disso a pesagem foi alta, por ainda haver água no papel filtro e precipitado.
Como foi pesado apenas 0,672 g, o BaCl2 é o reagente limitante, enquanto que o K2CrO4 é o reagente em excesso. 
Massa em excesso do K2CrO4 = 0,808-0,6267 = 0,1813 g
CONCLUSÃO
Com base no experimento realizado foi possível notar a relação estequiométrica presente nos reagentes, com objetivo de um melhor rendimento para a reação química, podemos confirmar a lei da conservação de massa de Lavoisier e da Lei de Proust.
REFERÊNCIAS
FOGAÇA, J. R. V. Estequiometria de reações, Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/estequiometria-reacoes.htm>. Acesso em 13 de setembro de 2017.
PEDROLO, C. Estequiometria, Info Escola. Disponível em <http://www.infoescola.com/quimica/estequiometria/>. Acesso em 13 de setembro de 2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes