Buscar

#Economia Microeconomia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Economia- Professor Plínio
#Economia - 09/08/2017
#Macroeconomia = GERAL/ estuda a economia como um todo, analisando a deter- minação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio.
#Relações de crédito
Doadores de crédito / Tomadores de crédito
#SPREAD = Relação de doadores e tomadores de crédito (spread bancário é a diferença entre o que os bancos pagam na captação de recursos e o que eles cobram ao conceder um empréstimo para uma pessoa física ou jurídica )
***composto basicamente por: lucros, custos administrativos, impostos (IOF e CPMF) e RISCOS. Para o banco quanto maior o spread maior é o lucro nas suas operações 
*Dividendo = parte do lucro que irá aos sócios.
***OBS: A palavra crédito deriva da palavra crer, ou seja deve ser cumprido, mesmo em situações de falta de dinheiro nos bancos, visto as ocasiões especiais.
***A população economicamente ativa no país, ou seja aqueles que exercem de alguma forma a atividade econômica, estes chegam a 140 milhões de pessoas, no entanto desses que já não possuem crédito chega-se a casa dos 63 milhões de pessoas, demonstração clara da crise econômica passada pelo país no momento. 
* + oferta - preço
* -oferta + preço
#Liberalismo econômico, preconizado por Adam Smith, no século XIX, acreditando que havia um controle de mercado natural, com a oscilação de preço e oferta, estes chegariam a uma média suficiente.
No entanto, no século XX sendo considerado a grande crise de 1929, houve-se a necessidade de interferência estatal, preconizado por Keines, considerando as externalidades, que influenciam o mercado, oriundo de relações externas e internas, além do grande poder de mercado que algumas empresas possuem de forma demasiada, em face disso no Brasil existem políticas econômicas que podem ser utilizadas, para enfim chegar a esse equilíbrio de mercado.
Política Monetária - aumentando a entrada de a saída de dinheiro no mercado.( interferência na moeda)
Juros - ao aumentar o juros que tem dinheiro consome menos, investindo mais, quem possui menos poder monetário tende a fazer menos empréstimo, assim tirando o dinheiro do mercado, ao diminuir os juros ocorre exatamente o oposto colocando mais dinheiro no mercado de consumo.
*** A compra e venda de títulos também influencia grandemente o mercado, vendendo os seus títulos o governo consegue dinheiro, mas em contrapartida aumenta suas dívidas, pois vendendo títulos ele o faz em leilão onde são estabelecidos juros para a sua reaquisição ( vendendo títulos ele retira dinheiro de circulação) comprando fará um investimento futuro.(colocando dinheiro em circulação )
Compulsória - Valor retirado do banco comercial, enviado ao banco central, consiste em um percentual estabelecido por política estatal que pode colocar dinheiro no mercado diminuindo tal percentual que ficará vetado no banco central, ou aumentando o percentual de capital a ir ao banco central, assim retirando capital do mercado, este instrumento é menos utilizado.
Política Fiscal - consiste no valor que o governo arrecada (impostos), além do que o governo gasta com investimentos.
***possui uma gradação mais lenta, oriunda da necessidade de lei complementar para mudanças na política fiscal, e seus efeitos são mais duradouros.
***Tais ferramentas devem ser utilizadas com cautela, pois exaurem-se com facilidades, logo, após um tempo tal ferramenta fica sem poder funcional, o correto seria a variação de ferramentas para que tal fato não aconteça.
Política cambial - Moeda fraca, favorece a exportação, no entanto sobe o preço da importação.
Moeda forte, estagna a exportação, favorece a exportação que consequentemente influenciará a valorização da moeda internacional.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
18/08/2017
#Microeconomia
#DEMANDA:
A demanda é o quanto os consumidores querem comprar determinado produto, variando de acordo com o preço, a curva da demanda é decrescente, devido ao fato de o eixo das ordenadas (Y) que representa o preço ao diminuir faz o eixo das abscissas (x) seguir em frente aumentando a quantidade demandada daquele bem no mercado. Basicamente o que influenciará onde o ponto da demanda estará é o preço que consequentemente fará ter mais ou menos demanda.
Entretanto outros fatores influenciam esse fenômeno econômico, podendo deslocar a própria curva para frente em relação ao eixo das ordenadas, (doravante denominado eixo da quantidade) fará com que os consumidores estejam dispostos a pagar um valor maior naquele bem, no deslocamento DA curva contrário, também terá efeito oposto ao supracitado.
#Fatores externos que influenciam a curva da demanda:
Renda => Em geral o seu aumento provoca deslocamento DA curva para frente no eixo de quantidade, no entanto no caso de bens considerados inferiores, o aumento da renda do consumidor poderá fazê-lo consumir um outro bem superior a este, mesmo que de valor superior.
Preço de outro produto:
Bens substitutos => Bens que podem ser substituídos por outro, influenciam a curva da demanda, pois com a mudança de preço e/ou ausência do mesmo no mercado, influenciando no seu bem correspondente;
Bens complementares => São aqueles cujo o consumo de ambos possui uma interdependência , visto que a variação que influi sobre o produto fará com que o seu complementar varie concomitantemente, em uma relação congruente, ou seja o consumo do produto variará o seu complementar, se um aumenta, o outro aumentará também.
Outros Fatores:
Há também outros fatores que influenciam a curva da demanda:
Fatores Sociais e hábitos dos consumidores;
Fatores climáticos e geográficos;
Disponibilidade de crédito;
Taxa de juros;
Campanhas publicitárias.
Função demanda:
	qd=f(pA, pS, pC, R, G
 qd - quantidade procurada do bem (Demanda)
 pA - preço do bem a/t[0: Num dado período]
pC - preço dos bens substitutos
R - renda do consumidor
G - gostos, hábitos e preferências do consumidor
================================================================
#Oferta
Em termos gerais, pode-se definir oferta como a quantidade de bens e serviços que os produtores (empresas) desejam produzir e oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Assim como ocorre no caso da demanda, a oferta de produtos e serviços também depende de vários fatores, como os seus próprios preços e o custo dos insumos e dos instrumentos utilizados no processo de produção, fatores tecnológicos, climáticos, entre outros fatores.[1: VASCONCELLOS, Marco S. Introdução à Economia. Saraiva, 02/2012. [Minha Biblioteca].]
É importante discutir a diferença entre dois conceitos mencionados no parágrafo anterior cuja interpretação é frequentemente confundida pelos alunos. Os insumos são os elementos que são consumidos ou transformados ao longo do processo produtivo de um bem ou serviço, como ocorre tipicamente com as matérias-primas e o consumo de energia, por exemplo. Já os fatores de produção são os elementos necessá- rios à manipulação dos insumos ao longo do processo produtivo e que são remunerados por via do pagamento das chamadas rendas. Os principais fatores de produção e suas respectivas rendas são expostos na tabela abaixo:[2: VASCONCELLOS, Marco S. Introdução à Economia. Saraiva, 02/2012. [Minha Biblioteca].]
	Fator de Produção
	Renda
	Trabalho (mão de obra)
	Salário
	Capital financeiro
	Juros
	Propriedade do capital físico
	Lucro
	Empréstimo capital físico
	Aluguel
#Oferta, consiste em uma curva positiva, ou seja o aumento do eixo das ordenadas (doravante eixo do preço) acompanha o eixo das abscissas (doravante eixo de quantidade disponibilizada pela empresa). Considerando da premissa que: se o mercado estiver disposto a pagar mais pelo produto, a empresa produzirá
mais do mesmo, no intuito de obter mais lucro. 
Além dos fatores como preço da produção, com relação dos fatores da produção, bem como dos insumos, ambientais, climáticos, há necessidade de ressaltar o fato que a inovação tecnológica influenciam fortemente a curva da oferta, visto que essas inovações tendem a aumentar a produção com menos custo deslocando a curva, mais baixo no eixo de preço, e ao mesmo tempo aumentando a quantidade disponibilizada pela empresa. 
	qo=f(pAo,m , T, C)
qo - Quantidade ofertada do bem a/t;
pAo - Preço do bem a/t;
m- Preço dos fatores e insumos de produção, (mão de obra, matéria prima);
T - tecnologia;
 C- Fatores climáticos e/ou ambientais.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
#Equilíbrio de Mercado
Basicamente consiste na relação das duas curvas, é o ponto onde a curva da demanda e a da oferta se encontram, que seria a relação de preço e oferta ideal. Graficamente falando trata-se do ponto de encontro de ambas as curvas.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
01/09/2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais