Buscar

ARABIA SAUDITA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Diferenças Culturais e Negociações
Internacionais: Brasil e Arábia Saudita
Escrito por MARIANA CAROLINA ARVATI
INTRODUÇÃO
Os brasileiros desconheciam a potencialidade de países Islâmicos
A história, valores, costumes, sutilezas e peculiaridades dos países analisados deixam de ser uma curiosidade e passam a ser, na prática das organizações empresariais, garantia de crescimento e sucesso.
NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL
O comércio internacional opera desde a Antiguidade - Soares (2004, p. 21)
Roma
A globalização é um processo de integração e interdependência de todos os povos e países do planeta, comumente chamado de “aldeia global”.
A globalização cultural é evidenciada nas práticas do dia-a-dia, interferindo na maneira de viver de toda uma sociedade.
“Mundo sem fronteiras”
Vazquez (2001, p. 211) - É importante entender que a empresa deve buscar oportunidades, visando negociações no mercado exterior, pois com isso haverá diversificação dos clientes, geração de emprego, lucros, beneficiando-se não somente a empresa, mas sim toda a sociedade.
Retorno e Riscos
Os brasileiros não tinham ideia da potencialidade dos países árabes, em sua economia e cultura, mas isso está mudando e os países vêm construindo uma boa relação.
carisma e a amabilidade do brasileiro foi o ponto fundamental para conquistar a confiança e a simpatia dos árabes
A Arábia Saudita é considerada a maior economia da região, pois em 2004 apresentou um PIB da ordem de US$ 236 bilhões. O país é considerado o maior produtor e exportador de petróleo do mundo, possuindo 1⁄4 das reservas de petróleo bruto.
Ela adota o sistema de livre comércio, sem restrições, controle de quantidade ou barreiras tarifárias ao intercâmbio externo. A Arábia Saudita é o principal mercado do Oriente Médio, arrecadando uma média de 25% do total do comércio da região.
Brasil - exportação de carne
O Conceito de Cultura
A cultura é uma herança que o homem recebe ao nascer e que, no decorrer do tempo, sofre uma série de influências dos grupos (família, igreja, comunidades e outros). À medida que vai crescendo, recebe novas influências desses mesmos grupos, de modo a integrar-se na sociedade, em função do papel que nela exerça.
Ter conhecimento da cultura do país com o qual se pretende manter relações comerciais é de extrema importância. O conhecimento das suas línguas, costumes, religiões, códigos morais e jurídicos e tabus, farão grande diferença no sucesso de uma negociação internacional.
Características Culturais Brasileiras
No Brasil é muito comum ouvir a expressão “Se Deus quiser”, tendo como tendência viver e administrar o tempo de maneira bem flexível.
A relação de confiança e amizade que se estabelece no trabalho. O brasileiro é extremamente criativo, otimista e têm dificuldade em dizer não. Com o famoso “jeitinho brasileiro” muitas vezes cria relações de conflito, pois tenta encontrar saídas e alternativas nas dificuldades.
A informalidade, a hospitalidade e o bom humor passam aos estrangeiros a impressão de um povo generoso.
Impressão POSITIVA ou NEGATIVA , dependendo do país
Alguns fatores políticos, sociais, ambientais e econômicos são considerados pelos estrangeiros passíveis de intervenção
Características Históricas e Geográficas do Brasil
Colonização Portuguesa
Idioma oficial – Português
Mais populoso da América Latina
Quinto maior do mundo em território
Moeda – Real
Características Culturais Árabes
Um conhecimento mínimo dos costumes culturais árabes é imprescindível para a obtenção de sucesso nos negócios. Isto porque, no mundo árabe um deslize no comportamento pode não ser visto como uma simples “gafe”, e sim, como uma maneira de aniquilar toda uma negociação.
Os árabes são calorosos, festivos e negociadores persistentes. 
Acreditam que abordar o assunto da negociação de maneira direta significa desprezo, fazer pouco caso da pessoa, pois costumam ter uma relação de confiança e familiaridade.
Dão um valor essencial à hierarquia - somente os executivos é que podem concluir uma negociação.
“Inch Ala” – Finalização das negociações
Mulher é desvalorizada
Características Históricas e Geográficas da Arábia Saudita
Monarquia independente
Maior pais do oriente médio
Religião predominante é Islâmica - modo de vida
Principais cidades: Jeddah, Meca, Al Medina, Taif e Riade (capital do país)
O país é formados por desertos, altas temperaturas e grande aridez
Língua árabe – considerada sagrada
A Importância das Características Culturais, Históricas e Geográficas na Negociação
As normas das negociações comerciais, terem uma boa relação com o parceiro, entender e respeitar a cultura e tudo que envolve as negociações é de fundamental importância no mercado internacional.
O processo de uma negociação pode acabar sendo prejudicado simplesmente por pequenas “gafes” cometidas, atrapalhando assim meses de trabalho.
Para os Árabes fatores como tempo, saudação, uso do nome, cores, mulheres, linguagem corporal, humor e idioma são muito importantes e devem ser considerados em uma negociação.
O BRASIL E A EXPORTAÇÃO DE CARNE
PARA A ARÁBIA SAUDITA
O processo de abate é fiscalizado por agentes árabes
O abate é realizado por muçulmanos praticantes, um sangrador e um supervisor, utilizando uma faca bem afiada, para que seja realizado num único corte. Em movimentos de meia lua, sem separar a cabeça, corta-se as duas jugulares, o esôfago e a traqueia, para que o animal não sofra e assim não libere enzimas que são prejudiciais à carne no momento da morte desse animal
Selo Halal, que significa que foram seguidas todas as recomendações islâmicas
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Pode-se concluir que as diferenças culturais entre Brasil e Arábia Saudita, não se constituem na atualidade impedimento para que boas negociações entre os dois países se concretizem.
As empresas estão pensando na diversidade, respeitando a cultura de cada país logo adquirindo vantagem no ambiente internacional, permitindo a manutenção e melhora no desfecho da relação comercial

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais