Buscar

Contabilidade Básica_Revisao_AV1_PPT

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
BEM-VINDO À DISCIPLINA TELETRANSMITIDA!
CONTABILIDADE BÁSICA
Prof. MST Marcos Vinícius Kucera
REVISÃO AV1
*
*
Objetivos da aula de hoje:
		
Revisão dos conteúdos das aulas de 1 a 4.
REVISÃO AV1
*
*
	CONTEXTO
As organizações são constituídas para satisfazer as necessidades de produtos e serviços da sociedade. 
A visão sistêmica busca visualizar estas organizações como sistemas abertos. 
As organizações que visam lucro (também conhecidas como entidade, negócio ou empreendimento) são constituídas de um conjunto de pessoas e de patrimônio.
	
REVISÃO AV1
*
*
 CICLO VIRTUOSO DOS EMPREENDIMENTOS
 
 		 
 
 
	
 EMPREENDIMENTO 
PESSOAS + PATRIMÔNIO
(PESSOA JURÍDICA)
PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS
LUCRO
MERCADO
INVESTIMENTOS 
VENDA
COMPRADORES
SÓCIOS/PROPRIETÁRIOS
REVISÃO AV1
*
*
PROCESSO DE GESTÃO E RISCO 	
Todo empreendimento 
	está sujeito à várias 
	incertezas (riscos) relacionadas ao ambiente em que opera (concorrência, desequilíbrio financeiro, problemas relacionados à sociedade, ao sistema jurídico e à economia, catástrofes, etc). 
Para minimizar estas incertezas, é necessária uma boa gestão do negócio, ou seja, os administradores devem tomar boas decisões, subsidiados por um bom planejamento, para colocar o negócio no rumo certo e minimizar estes riscos. 
REVISÃO AV1
*
*
A CONTABILIDADE E A ESTRUTURA DO NEGÓCIO
 
O papel da contabilidade é reforçado pelas próprias características da Ciência Contábil e das funções da atividade contábil, tendo em vista que, para a empresa cumprir seus objetivos, é necessário sua continuidade (sobrevivência), e para tal, é necessário a realização de lucros que satisfaçam plenamente todos os envolvidos com o empreendimento (sócios, credores, diretores, funcionários, governo, etc). 
 
 	
REVISÃO AV1
*
*
FLUXO DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
 
Por ser a Ciência Contábil especializada em avaliar o desempenho econômico de um negócio, todas as ações terminam por convergir para os Sistemas de Informações Contábeis, que são, essencialmente, sistemas de avaliação de gestão econômica. 
 	
REVISÃO AV1
*
*
CAMPO DE APLICAÇÃO
Azienda - Entidade econômico-administrativa, assim chamada, aquela que, para atingir seu objetivo, seja ele econômico ou social, utilizam bens, direitos e obrigações patrimoniais e necessita de administração.
b) 	Entidades - Pessoas Físicas, Jurídicas Públicas, Jurídicas Privadas ou Mistas.
CARÁTER
Econômico - Objetiva lucro. 
Social - Prestam serviços à coletividade, sem objetivar lucro. 
*
*
OBJETO DE ESTUDO
O patrimônio que, para os efeitos contábeis e legais, é um conjunto constituído de Bens, Direitos e Obrigações das pessoas físicas e jurídicas. 
REVISÃO AV1
*
*
FINALIDADE	
Controlar e fornecer informações úteis aos usuários Internos e externos que utilizam as informações contidas nos demonstrativos contábeis para avaliação e decisões de investimentos. 
	
REVISÃO AV1
*
*
QUESTÕES
As Ciências Administrativas enumeram 4 princípios básicos, quais sejam: Planejamento, Controle, Organização e Direção. Identifique as relações destes princípios com os Sistemas Contábeis de uma organização.
2) O lucro é um dos fundamentos para o crescimento sustentado de um empreendimento?
REVISÃO AV1
*
*
QUESTÕES
3) O que se entende por Investimentos para a constituição de um empreendimento?
4) Um empreendimento poderia ser constituído e operacionalizado sem patrimônio?
Quais as relações entre investimentos e lucro?
Qualquer que seja o sistema de informações de uma organização pode ser comparado a um sensor ?
REVISÃO AV1
*
*
ASPECTOS QUALITATIVOS DA INFORTMAÇÃO CONTÁBIL
Compreensibilidade
Relevância
Sumarização
Confiabilidade
Comparabilidade
Materialidade
REVISÃO AV1
*
*
DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS 
Os principais demonstrativos exigidos pela Lei das Sociedades por Ações e Normas da CVM são: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados ou Demonstração de Mutações no Patrimônio Líquido, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado, Notas Explicativas e Parecer dos Auditores Independentes. 
Existem outros demonstrativos publicados pelas corporações, evidenciando outros aspectos como: planos de investimentos, participação e evolução setorial, contratos efetuados, riscos inerentes ao negócio, seguros, e outros aspectos relevantes, constantes do Relatório da Administração, publicados junto aos demonstrativos obrigatórios. 
REVISÃO AV1
*
*
ESTRUTURA DE BALANÇO SIMPLIFICADA PATRIMONIAL
REVISÃO AV1
*
*
ESTRUTURA DA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO
REVISÃO AV1
*
*
	Técnicas Contábeis - É o conjunto de procedimentos utilizados pela contabilidade para registrar ou levantar os fatos contábeis.
	As principais técnicas contábeis são:
Escrituração;
Demonstrações Contábeis e Financeiras (Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Fluxos de Caixa, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido ou Demonstração de Lucros ou Prejuízos);
Análise das Demonstrações Contábeis ou Financeiras;
Auditoria Contábil;
Perícia Contábil.
REVISÃO AV1
*
*
Lançamento por Partidas Dobradas 
	A essência deste método, universalmente aceito, é que o registro de qualquer operação implica que a um débito em uma ou mais contas, deve corresponder a um crédito equivalente, em uma ou mais contas, de forma que a soma dos valores debitados seja sempre igual à soma dos valores creditados, ou, simplificando: 
Lógica Contábil das Partidas Dobradas
	Não há débitos sem os créditos correspondentes, ou seja, o total de débitos = total de créditos, ou o total origens de recursos = aplicações de recurso.
REVISÃO AV1
*
*
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA (RAZÃO)
Forma: Gráfico em “T”
Lado Esquerdo: Lançamentos a débito. 
Lado Direito: Lançamentos a crédito.
				
			 NOME DA CONTA
REVISÃO AV1
*
*
	CONTAS
A Contabilidade possui dois aspectos fundamentais a serem considerados, quais sejam: qualitativo e quantitativo. 
O aspecto qualitativo diz respeito ao tipo de bem, direito, obrigação, receita, custo ou despesa, bem como a época (data) da ocorrência do evento. 
O aspecto quantitativo diz respeito a avaliação monetária e as respectivas quantidades dessas ocorrências, que devem ser registradas e controladas para o fornecimento, a qualquer tempo, de informações sobre as atividades empresariais. O instrumento onde essas informações são registradas são as contas, que arquivam (acumulam) essas informações para controle das atividades, elaboração de relatórios e sínteses sobre a situação das atividades ou da organização. 
REVISÃO AV1
*
*
REVISÃO AV1
*
*
EQUAÇÃO FUNDAMENTAL DA CONTABILIDADE: A = PE + PL
SITUAÇÕES LÍQUIDAS OU ESTADOS PATRIMONIAIS
	1ª) Situação Favorável ou Positiva = PL (+) ou SL (+) ou A > PE, PL > 0
	2ª) Situação Desfavorável ou Negativa ou Passivo a Descoberto = PL (-) ou SL (-) ou A< PE, PL < 0
	3ª) Situação Nula ou de Equilíbrio aparente: A = PE, PL = SL = 0. 
REVISÃO AV1
*
*
PATRIMÔNIO 
 
	
	
REVISÃO AV1
*
*
COMPOSIÇÃO DO BALANÇO PATRIMONIAL
 
 
	
	
REVISÃO AV1
*
*
ATIVO CIRCULANTE
Disponibilidades – Caixa, Bancos, Aplicação em títulos de liquidez imediata;
Créditos – são os direitos sobre os clientes e outros devedores, por operações realizadas a prazo: contas a receber, títulos a receber, clientes, etc;
Estoques – mercadorias, matérias-primas, produtos em elaboração, material de limpeza, etc;
Direitos realizáveis – despesas pagas antecipadamente, seguros, etc.
 
 
	
	
REVISÃO AV1
*
*
ATIVO NÃO-CIRCULANTE
REALIZÁVEL A LONGO PRAZO (Subgrupo)
Direitos vencíveis após o término do exercício seguinte, ou ainda, com vencimento posterior a 12 meses da data do último Balanço.
Empréstimos a pessoas ligadas (Acionistas, Diretores, e outras pessoas a fins), independente do prazo de vencimento, desde que os empréstimos não façam parte das operações principais da empresa.
 
 
	
	
REVISÃO AV1
*
*
ATIVO NÃO-CIRCULANTE
INVESTIMENTOS (Subgrupo) 
	
	Participações permanentes no capital de outras sociedades e direitos que não se destinem à manutenção das atividades do empreendimento como: investimentos em ações ou cotas de outras sociedades, obras de arte, imóveis para aluguel, antiguidades, etc.
 
 
	
	
REVISÃO AV1
*
*
ATIVO NÃO-CIRCULANTE
IMOBILIZADO (Subgrupo) 
	
	Direitos que tenham por objeto bens tangíveis destinados à manutenção do empreendimento ou exercidos com esta finalidade e os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios riscos e controle desses bens, como: terrenos, edifícios, máquinas, equipamentos, móveis e utensílios, veículos, instalações, edificações em construção, benfeitorias, etc.
 
	
 
	
	
REVISÃO AV1
*
*
ATIVO NÃO-CIRCULANTE
INTANGÍVEL (Subgrupo)
	
	Direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção do empreendimento ou exercidos com esta finalidade, como: fundo de comércio, direitos autorais, softwares, marcas, patentes, fórmulas, etc.	
	
	
 
	
	
REVISÃO AV1
*
*
PASSIVO CIRCULANTE
Neste grupo estão as obrigações, inclusive as decorrentes de arrendamento mercantil, os encargos e os riscos com vencimento até o término do exercício social seguinte.
As obrigações assumidas para o financiamento das operações. Esta inclusão no Circulante dependerá do prazo de exigibilidade, quando serão classificadas as obrigações assumidas no curso do exercício. Ex. Fornecedores, Títulos a pagar, Salários a pagar, Impostos a recolher, Empréstimos a pagar, etc.
	
 
	
	
REVISÃO AV1
*
*
PASSIVO NÃO-CIRCULANTE
EXIGÍVEL A LONGO PRAZO (Subgrupo)
Neste subgrupo estão as obrigações, inclusive as decorrentes de arrendamento mercantil, os encargos e os riscos, conhecidos e calculáveis com vencimento após o término do exercício seguinte.
 
Considera-se também como longo prazo, as transações de empréstimos de Acionistas, Diretores e outras pessoas ligadas ao negócio, independente do prazo de vencimento.
	
 
	
	
REVISÃO AV1
*
*
PASSIVO NÃO-CIRCULANTE
RESULTADO DE EXERCÍCIOS FUTUROS (Subgrupo)
	
	São os resultados não realizados que serão mantidos e ajustados a valor presente, desde que sejam líquidos e certos.
	
	
 
	
	
REVISÃO AV1
*
*
PATRIMÔNIO LÍQUIDO (Grupo)
	
 São as obrigações para com os Sócios. 	Tem como principais contas: Capital 	Social, 	Reservas, Ações em Tesouraria e Lucros ou 	Prejuízos Acumulados. 
 Este grupo também é chamado de Capital 	Próprio. 
REVISÃO AV1
*
*
SUCESSO A TODOS!
ATÉ A PRÓXIMA AULA! 
REVISÃO AV1
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes