Buscar

caso concreto 7 O Estado Constitucional de Direito e sua gênese com o Estado Liberal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CIÊNCIA POLÍTICA - CCJ0107
Arlete Lemes - 201708102001
Titulo
O Estado Constitucional de Direito e sua gênese com o Estado Liberal
Descrição
Leia o fragmento de reportagem publicado em 
http://www.vermelho.org.br/noticia/251526-1, conforme segue: Economista francês: Eleição de neoliberal é retrocesso para o mundo Dominique Plihon, professor da Universidade Paris 13, em entrevista ao Brasil Debate, afirma: “Se um candidato neoliberal ganha no Brasil certamente ficará triste pelos brasileiros, mas também triste pela ordem internacional. Precisamos de líderes que saibam resistir às grandes potências, ao setor financeiro, e não que sejam seus aliados.”.
 O chamado neoliberalismo representa um retorno dos ideais liberais do Século XVIII. Nos dias de hoje os ideais neoliberais são por muitos considerados conservadores, representando, como afirmado pelo famoso professor, um retrocesso para o mundo. Neste sentido responda as questões abaixo formuladas:
 a) Quais as características marcantes do chamado Estado Liberal? 
b) A visão de Dominique Plihon, conforme expressa no texto acima, é a mesma que tinham os revolucionários franceses (1789) e americanos (1776) quando promoveram suas revoluções? 
c) Qual a relação entre o Estado Liberal e o movimento constitucionalista do Século XVIII?
Desenvolvimento
O Estado Liberal rejeita o absolutismo, defende a promulgação de uma constituição, rígida e escrita, que garante o equilíbrio dos poderes: executivo, legislativo e judiciário. 
O Estado Liberal protege o direito de propriedade e a liberdade individuai, condições de vida, igualdade de oportunidade para todos, tratamento igual para os desiguais, igualdade formal de todos perante a lei. Reconhece o direito público subjetivo as liberdades individuais e os direitos politico (votar, ser votado e de participara da vida politica do Estado).
Não Dominique Plihon, expressa claramente no texto que sua visão é contrária as que os revolucionários franceses e americanos tinham quando promoveram suas revoluções.
A base estrutural pressupõe, inicialmente, obediência á lei, aos princípios constitucionais que dão garantias ao cidadão.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais