Buscar

Exercício Fixação Aula4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno: JOSE ANTONIO PEREIRA
	Matrícula: 201701001608
	Disciplina: GST0574 - PSICOLOGIA NAS ORG. 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Na perspectiva psicométrica, a inteligência é compreendida principalmente a partir de sua mensuração ¿ escalas de inteligência geral, escalas de aptidão específicas. Aqui existe preocupação com a quantidade de inteligência, o que permite a comparação entre o desempenho de uma pessoa e o total da população. Na comparação da inteligência fluida com a inteligência cristalizada, a primeira é caracterizada por
		
	
	
	
	 
	aptidão para lidar com novos problemas, que aumenta ao longo dos anos, mas diminui a partir de certa idade.
	
	
	capacidade global do indivíduo para atuar de modo finalizado, pensar racionalmente e proceder com eficiência em relação ao ambiente.
	
	
	repertório de informação, competências cognitivas e estratégicas já adquiridas pela ação nos anos anteriores. Não diminui com a idade.
	
	
	modo como as pessoas processam a informação: quando percebem, prestam atenção, memorizam, pensam, recordam, armazenam, transformam e utilizam a informação.
	
	
	interesse na avaliação da inteligência.
	
	
	
		2.
		Com a crescente valorização do bom clima no ambiente de trabalho e a sua real importância nas tomadas das decisões, a inteligência emocional surge como uma ciência de resultados consistentes e de grande aplicação no ambiente corporativo. Considerando esta premissa assinale a única alternativa correta em relação ao conceito de QE proposto por Daniel Goleman:
		
	
	
	
	
	São respostas instintivas que somente os animais inferiores possuem.
	
	
	São respostas instintivas que determinam a ação das pessoas.
	
	
	São respostas mediadas pela emoção sobre a razão da pessoa.
	
	 
	São respostas mediadas pela razão sobre a emoção da pessoa.
	
	
	São respostas instintivas que os animais inferiores e superiores possuem.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Em um processo seletivo, durante o processo de dinâmica de grupo, o agente de seleção sentiu-se desconfortável em relação a um dos candidatos, que parecia muito triste. Diante do caso exposto, é correto afirmar que a percepção que uma pessoa tem das emoções de outras pessoas é um retrato da:
		
	
	
	
	
	Organização produtiva
	
	
	Rejeição mnemônica
	
	
	Estruturação semântica
	
	
	Valorização de reparação
	
	 
	Experiência pessoal
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		O estresse é considerado um dos maiores males da atualidade. Com o aumento da competitividade as empresas têm que continuar mudando para se adaptar a novas tendências e não perder espaço no mercado e assim cobram mais de seus funcionários. O tempo gasto no serviço também aumentou, profissionais em posições mais altas chegam a gastar 65 horas por semana do seu tempo no trabalho. Essas situações em muito contribuem a um aumento do estresse. Trata-se de uma doença e a pessoa afetada tem grandes chances de ficar convalescida e falecer antes do tempo. Já é de conhecimento popular que o estresse prejudica tanto o trabalhador quanto o seu empregador. As causas do stress no ambiente de trabalho podem ser em função de:
		
	
	
	
	
	descaso do colaborador pelo cargo e função que ocupa por julgar que não tem projeção na cúpula da empresa, gerando uma sensação de pouca importância para a consecução dos objetivos.
	
	
	falta de elogios e premiações que elevem o status do colaborador, diante de seus colegas de trabalho, falta de sociabilidade do próprio colaborador nas suas interações.
	
	
	falta de intimidade nas relações entre chefe e subordinados e o desinteresse da chefia em fornecer todos os benefícios que os colaboradores esperam da empresa.
	
	 
	inadequação do salário, ambiente desagradável, falta de autonomia, má distribuição de responsabilidade, gerenciamento inadequado e falta de prospecção na carreira.
	
	
	baixos salários que não auxiliam na melhoria do visual do colaborador e inexistência de contato entre a chefia imediata e o colaborador, de forma a viabilizar solicitações de aumento de salário.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Durante um longo período histórico, a inteligência foi tratada como um construto medido pelo Quociente de Inteligência (QI), cujos objetivos traçavam um perfil de três aptidões principais: numérica, verbal e lógica. Hoje, esse conceito é bastante criticado por reduzir, ao âmbito lógico-verbal, a complexidade que é a capacidade intelectiva. A teoria de Howard Gardner, cujo título é Teoria das Inteligências Múltiplas, foi de extrema importância para ampliar o conceito de inteligência, mostrando muitas possibilidades de desenvolver a mente humana. Essa teoria nos proporciona evitar reducionismos e julgamentos precipitados sobre as pessoas. Carlinhos de Jesus é um expoente da dança de salão no Brasil. Desde 1998 é coreógrafo da comissão de frente na Escola de samba Estação Primeira da Mangueira. Na carreira de coreógrafo já ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais. Sua habilidade com a dança já era perceptível quando criança. A partir das informações acima, pode-se afirmar que Carlinhos de Jesus representa uma pessoa que desenvolveu a
		
	
	
	
	
	Inteligência musical
	
	
	Inteligência espacial
	
	
	Inteligência Física
	
	 
	Inteligência corporal-cinestésica
	
	
	Inteligência Alpha
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Fisiologicamente, a emoção é o resultado dos trabalhos do SNC e do SNA. Em termos de conduta manifestamos ou não as emoções, traduzindo-as por alterações na fala, marcha, gestos etc. Há quem consiga omitir o que sente e, ainda, quem consegue simular grandes emoções (o trabalho dos atores). Existem aspectos que influenciam o modo de manifestarmos as emoções. Assinale a alternativa que contém todos os aspectos estudados:
		
	
	
	
	 
	Personalidade; Gênero; Cultura; Formação; Condicionamento; Estado de saúde.
	
	
	Personalidade; Gênero; Cultura; Produção.
	
	
	Cultura; Formação; Condicionamento; Pesquisa.
	
	
	Formação; Condicionamento; Estado de saúde; Estruturação.
	
	
	Gênero; Cultura; Formação; Interesse.
	
	
	
		7.
		Existem três diferentes enfoques na definição e estudo do estresse no trabalho, mas que apresentam intersecções: o enfoque da Engenharia, o Fisiológico e o Psicológico. O enfoque Psicológico conceitua o estresse no trabalho em termos de uma
		
	
	
	
	
	sobreposição de necessidades da pessoa sobre o trabalho.
	
	
	gama de efeitos fisiológicos comuns de efeito sindrômico.
	
	
	característica aversiva ou nociva do ambiente de trabalho.
	
	 
	interação dinâmica entre a pessoa e o seu ambiente de trabalho.
	
	
	sobreposição de necessidades do trabalho sobre a pessoa.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Ao lançar o conceito de inteligências múltiplas, Gardner (1983) possibilitou que um gestor identificasse diversas variações dentro de sua equipe. Quando um profissional demostra extrema facilidade para conviver e trabalhar em equipe podemos indicar que ele esteja apresentando a inteligência denominada de:
		
	
	
	
	 
	Interpessoal
	
	
	Corporal
	
	
	Espacial
Matemática
	
	
	Musical

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais