Buscar

AV POLITICAS PÚBLICAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação:  » POLITICAS PÚBLICAS
	Tipo de Avaliação: AV
	Nota da Prova: 2,5    Nota de Partic.: 2,5   Av. Parcial 0  
	O aproveitamento da Avaliação Parcial será considerado apenas para as provas com nota maior ou igual a 4,0.
	
	 1a Questão (Ref.: 201704926658)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a execução e a avaliação de políticas públicas, seguem as seguintes afirmativas: I. A política pública como atividade prática constitui-se na articulação de um conjunto seletivo de recursos e ações, que visam à resolução de um problema público ou ao atendimento de demandas de setor ou segmento representativo da sociedade, que possua capacidade de interferência nas agendas pública, política e governamental. II. A implementação e execução da política pública ocorrem articulando múltiplos contextos: o político, o fiscal, o legal, o orçamentário, o gerencial, entre vários, nos quais o gestor público precisa estar atento para poder entregar à sociedade aquilo que atenda com eficiência, eficácia, efetividade e equidade os bens ou serviços que a sociedade demanda. III. Avaliar, no campo da gestão, significa realizar um juízo de fato sobre atos, fatos, produtos ou processos, que leva a uma ação de continuidade, correção ou interrupção sobre tudo o que não corresponda ao planejado na proposta de ação ou ao esperado pelos beneficiários ou planejadores. A opção que apresenta somente as afirmativas corretas é:
		
	 
	I, II e III.
	
	I e III.
	
	I.
	
	II.
	
	III.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201704926709)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Dentre as assertivas abaixo, qual acarreta anulação do ato administrativo por vício do elemento sujeito?
		
	 
	impedimento e suspeição
	 
	exercício de fato de função pública
	
	Avocação
	
	Delegação
	
	desvio de finalidade
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201704926670)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre as perspectivas teóricas sobre escolha e decisão, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	A importância da escolha e decisão é recíproca entre cidadãos e governantes. O papel do cidadão ao fazer a escolha e a decisão de eleger um governo, e por outro lado as escolhas e as decisões de um governo que tem como função precípua de governar com impessoalidade.
	
	No processo de escolher e decidir, qualquer indivíduo estará envolvido por um grande número de interrogações, antes de viabilizar seus objetivos.
	 
	O governo deve agir não só a serviço do povo, mas também a vontade de Deus; é o povo, juntamente com a vontade divina quem escolhe as políticas públicas.
	
	Os indivíduos são egoístas: cuidam essencialmente dos seus interesses pessoais.
	
	Escolher, decidir e agir são as principais atividades do dia a dia de qualquer pessoa.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201704926690)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ser __________ sempre correspondeu ao reconhecimento da legitimidade para tomar parte dos processos decisórios que envolvem a vida e liberdade das outras pessoas residentes naquela cidade, ou mesmo no caso de uma guerra de outras pessoas residentes em outras cidades, consideradas, nesse caso, inimigas. Indique nas alternativas a seguir a que completa de forma correta a lacuna na frase acima:
		
	
	Nação
	
	Habitante
	 
	Cidadão
	
	Eleitor
	
	População
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201704926640)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre os conceitos básicos em Teoria Política Contemporânea, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	A ciência Políticas Públicas deve apenas se deter às ciências administrativas, e não as jurídicas, e também deve considerar economia, sociologia, cultura, valores, crenças entre outros aspectos de uma sociedade.
	
	As formas boas de governo são aquelas em que os governantes visam ao interesse comum de uma parte da sociedade.
	
	A democracia é o governo do povo, exercido por ele mesmo, é o governo que busca o interesse da maioria e ela é quem governa, é o governo que são livres para mandar e obedecer, é o governo dos que são iguais em direitos.
	
	Poder é a capacidade de impor a própria vontade a outros, em uma relação social, mesmo contra a vontade daqueles, mas com sua aceitação.
	
	Segundo Max Weber, o governo democrático republicano exerce uma dominação racional legal, e assim o cidadão age e defende o próprio interesse, portanto as escolhas e projetos públicos devem atender aos interesses e desejos destes cidadãos que interferem na administração e no controle das ações de seus governantes.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201704926694)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A prova do Enem mede competências essenciais: leitura e interpretação de textos, raciocínio matemático, capacidade de relacionar conhecimentos de diversas áreas, habilidade para resolver problemas práticos. Na redação, única prova de questão ¿aberta¿ (as demais são de múltipla escolha) o candidato deve discorrer sobre um tema e apresentar uma proposta de intervenção social. Ora, o mínimo que se pode esperar de uma escola é que, ao longo dos 12 anos de formação básica, prepare o aluno para fazer tudo isso com desenvoltura. O mau desempenho no Enem é sinal de que algo não vai bem. Acontece que, de olho na importância dessa prova, algumas escolas se tornaram quase ¿profissionais do Enem¿. Fazem treinamentos específicos, captam os melhores alunos de outras instituições e afastam estudantes reprovados. Há até quem crie um novo CNPJ para concorrer a esse processo com turmas especiais constituídas por alunos da ¿elite intelectual¿, como foi noticiado pela mídia no último exame: a mesma escola aparecia em 1º e em 569º lugar no ranking. Além disso, a classificação acaba, muitas vezes, seguindo um círculo vicioso: as escolas mais bem colocadas são procuradas por quem pode pagar, e quem pode pagar por altas mensalidades já traz uma bagagem cultural que constitui, na prova, um diferencial competitivo. Será que as escolas que ocupam os primeiros lugares conseguiriam esse mesmo resultado se trabalhassem com filhos de famílias sem recursos e com baixa formação acadêmica? Ao mesmo tempo, há que lembrar que o Enem consegue medir apenas uma parte do ensino. A prova não dá conta de avaliar dimensões consideradas decisivas na educação de hoje, como por exemplo as competências emocionais, a atitude empreendedora, a postura cidadã, a habilidade de relacionamento interpessoal, os hábitos e valores - dimensões que também se desenvolvem ao longo da infância e adolescência, numa parceria entre escola e família. In: http://g1.globo.com/educacao/blog/andrea-ramal/post/boa-nota-no-enem-nao-garante-qualidade-da-escola.html acesso em: 06/08/2015 Indique a opção que corresponde ao elemento de política pública que não está coerente no programa do ENEM enquanto indicador de legitimação e aperfeiçoamento da educação no Brasil.
		
	
	Teoria e Prática
	 
	Suportes e Objetivos
	 
	Metas e Orçamento
	
	Atores e Interesses
	
	Valores
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201704926669)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre as perspectivas teóricas sobre escolha e decisão, seguem as seguintes afirmativas: I. A importância da escolha e decisão é recíproca entre cidadãos e governantes. O papel do cidadão ao fazer a escolha e a decisão de eleger um governo, e por outro lado as escolhas e as decisões de um governo que tem como função precípua de governar com impessoalidade. II. No processo de escolher e decidir, nenhum indivíduo estará envolvido por um grande número de interrogações, antes de viabilizar seus objetivos. III. Os indivíduos não são egoístas: cuidam essencialmente dos seus interesses pessoais e dos próximos. A opção que apresenta somente as afirmativas corretas é:
		
	 
	I, II e III.
	
	Somente I e III.
	 
	Somente I.
	
	Somente III.
	
	Somente II.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201704926683)
	Pontos:
0,5  / 0,5
	É a capacidade de satisfazer as necessidades de uma sociedade, de forma reconhecida pela maioria dos seus integrantes. É materializada quando a sociedade possui uma necessidade e torna pública essa necessidade de forma racional, sensibilizando os poderes públicos, e muitas vezes até o setor privado. Ou seja, espontaneamente, reúnem-se todas as condições políticas, culturais, econômicas e sociais, tornando viável a realização de práticas legais para o atendimento da satisfação da necessidade:
		
	 
	Vontade política
	
	Ação política
	
	Ação pública
	
	Vontade social
	
	Vontade privada
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201704926704)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quanto a política pública de seguridade social, assinale a opção errada:
		
	
	entre os segurados obrigatórios temos os empregados domésticos.
	 
	Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base universalidade da cobertura e do atendimento
	
	A CR/88 instituição a Seguridade Social (Saúde, Previdência e Assistência) e em 1990 foi criado o INSS com a extinção dos demais órgãos.
	 
	No ano de 1970, com a Lei Eloy Chaves, foi implantada no Brasil a Previdência Social, na forma de pensão e caixas de aposentadoria, contemplando apenas algumas classes de trabalhadores
	
	existem segurados facultativos e obrigatórios.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201704926656)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O papel do estado como indutor do desenvolvimento econômico, tendo como propósito a promoção do bem comum, determina o planejamento de forma a possibilitar a formulação de programas para prever, e em consequência, para atender as futuras necessidades do país. Planejar, portanto, significa dar mais transparência e consistência à própria ação, fixando metas e prazos para orientação e prevendo os meios necessários para alcança-las. Nas alternativas a seguir, indique a única que está relacionada a esta ideia de planejamento:
		
	
	Definidos critérios para municípios em situação de emergência ou calamidade pedirem imóveis do Minha Casa, Minha Vida para as famílias que tiveram as residências destruídas ou interditadas. Disponível no site: http://conteudo.ebcservicos.com.br/programas/a-voz-do-brasil/transcricoes/a-voz-do-brasil-25-07-2013
	
	12 cidades do estado de São Paulo aderiram essa semana ao Programa Crack, é possível vencer. Disponível no site: http://conteudo.ebcservicos.com.br/programas/a-voz-do-brasil/transcricoes/a-voz-do-brasil-25-07-2013
	 
	As estatais Telebras e Eletrosul assinaram, nesta quinta-feira, acordo para que a Telebras possa usar a infraestrutura de telecomunicações da Eletrosul, do grupo Eletrobras, para aumentar a oferta de banda larga na região Sul do país. Disponivel no site: http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/08/telebras-faz-acordo-para-aumentar-banda-larga-no-sul-1.html
	 
	O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional o primeiro relatório de avaliação do Plano Plurianual (PPA) 2012-2015. Enviado por meio da mensagem presidencial 213/13, o relatório contém a descrição dos resultados obtidos a partir da implementação das políticas públicas no ano-base 2012. Disponivel no Site: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ADMINISTRACAO-PUBLICA/444012-GOVERNO-ENVIA-AO-CONGRESSO-PRIMEIRO-RELATORIO-DE-AVALIACAO-DO-PPA-2012-2015.html
	
	Divulgadas, pelo IBGE, documento que contém dados dos resultados do censo demográfico 2010 das estáticas de óbitos do registro civil e do sistema de informações sobre mortalidade do Ministério da Saúde. A publicação traz comparações com os indicadores das tábuas de 1980, apresentando um panorama das mudanças nos níveis e padrões de mortalidade em 30 anos. Nesse período, a expectativa de vida do brasileiro aumentou em mais de 11 anos. Disponível no site: http://conteudo.ebcservicos.com.br/programas/a-voz-do-brasil/transcricoes/a-voz-do-brasil-02-08-2013
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 23/08/2017 até 11/09/2017.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais