Buscar

Gestão de Suprimentos e logistica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

INTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA
PESQUISA DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA
Prof. Luis Carlos Batista
Aluna: Celeste Nascimento 
MANAUS 
2015
Gestão de Suprimentos e Logística
1 - Apresentar as principais características de modal e transporte aéreo.
Modal aéreo: é o transporte adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência na entrega. As transportadoras aéreas oferecem um meio de transporte extremamente veloz e consideravelmente caro. Normalmente se aplica a itens pequenos de alto valor unitário, ou remessas que precisam percorrer longas distâncias em caráter de emergência são os casos mais indicados para o transporte aéreo. Em geral são produtos de alta tecnologia, alto valor, mas com pouco peso. 
O transporte aéreo possui algumas vantagens sobre os demais modais, pois é mais rápido e seguro e são menores os custos com seguro, estocagem e embalagem, além de ser mais viável para remessa de amostras, brindes, bagagem desacompanhada, partes e peças de reposição, mercadoria perecível, animais, etc. 
Vantagens: É o transporte mais rápido. 
Não necessita embalagem mais reforçada (manuseio mais cuidadoso). 
Desvantagens: Menor capacidade de carga. 
Valor do frete mais elevado em relação aos outros modais.
2 – Apresente algumas características do modal de transporte terrestre ferroviário.
Modal terrestre ferroviário: é o modal que tem um dos mais altos custos fixos, tendo em vista as estradas de ferro, as locomotivas, vagões e pátios de manobra, além dos custos de mão de obra e combustível, que variam em termos das distâncias percorridas e do tempo gasto. Como em todos os modais, o equipamento só esta trabalhando quando as locomotivas e vagões estão em movimento. Quando parados representam ociosidade e perdas. 
Em geral no modal ferroviário são cobrados fretes que incentivam o transporte de grandes cargas, a serem levadas a longas distâncias. Todavia, de maneira geral, o transporte ferroviário pode ser demorado, devendo ser aplicado a cargas pesadas, de baixo valor, e que não necessitem de urgência. 
Vantagens: Adequado para longas distâncias e grandes quantidades.
Menor custo de seguro,
Menor custo de frete. 
Desvantagens: Diferença na largura de bitolas. 
Menor flexibilidade no trajeto,
Necessidade maior de transbordo.
3 - Apresente as principais características do transporte aquaviario. 
Modal aquaviário: limita-se obviamente a algumas áreas do mundo. É o mais indicado para o transporte de cargas muito grandes a um baixo custo. No mundo é o meio mais econômico para o transporte de mercadorias a granel, apesar de ser o mais lento de todos. No mundo, carros, grãos, roupas e outros produtos chegam e saem dos países pelo mar, rio ou lagos, uma vez que é o modal mais econômico no comércio internacional. Porém é submetido a atrasos nos portos e fica sujeito aos humores das alfândegas dos países. 
Modal aquaviário fluvial: no Brasil em particular é um meio de integração regional, principalmente quando se pensa no Amazonas, Pantanal e no Vale do São Francisco. A construção, anos atrás, da hidrovia Paraná – Tietê abriu caminho para o desenvolvimento de Goiás, que se transformou em um novo polo de desenvolvimento agrícola. 
Principais produtos transportados: soja, óleo vegetal, trigo, milho, açúcar, cana de açúcar, sorgo, madeira e outros.
Modal aquaviário marítimo: o transporte marítimo é o modal mais utilizado no comércio internacional ou longo curso refere-se ao transporte marítimo internacional. Inclui tanto os navios que realizam tráfego regular, pertencentes a Conferências de Frete, Acordos Bilaterais e os outsiders, como aqueles de rota irregular, os “tramps”.
De acordo com o artigo Transportes e Logística: modais de transporte, as vantagens e desvantagens do modal aéreo são:
Vantagens:
Maior capacidade de carga.
Desvantagens: 
Necessidade de transbordo no porto
Alguns Tipos de Navios:
Cargueiros - são navios construídos para o transporte de carga geral, ou seja, carga acondicionada. São também chamados de navios convencionais.
Porta-Container- são navios especializados, utilizados exclusivamente para transportar contêineres.
Roll-on/Roll-off (Ro-Ro) - são navios especiais para o transporte de veículos, carretas ou trailers.
Multipurpose - são navios projetados para linhas regulares para transportar cargas diversas como: aço, tubos, etc. e contêineres, embora também possam ser projetados para o transporte de granéis líquidos e granéis sólidos em contêineres.
Graneleiros - são navios destinados apenas ao transporte de granéis sólidos.
4 – Apresente a definição de eclusas.
Eclusa é uma obra de engenharia hidráulica que permite que embarcações subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há desníveis (barragem, quedas de água ou corredeiras).
Eclusas funcionam como degraus ou elevadores para navios: há duas comportas separando os dois níveis do curso d'água. Quando a embarcação precisa subir o rio ela entra na eclusa pelo lado jusante e permanece na câmara. A comporta de jusante é então fechada e a câmara enchida com água, causando a elevação da embarcação até que se atinja o nível do reservatório superior. A partir desse momento, a comporta de montante pode ser aberta e a embarcação sai da eclusa.
5 - O transporte marítimo de cabotagem é desenvolvido apenas ao longo da costa brasileira ou também existe entre outros países?
A cabotagem é denominada como transporte marítimo realizado entre dois portos da costa de um mesmo país ou entre um porto costeiro e um fluvial. Caso a navegação ocorra entre dois portos fluviais, então não é considerada cabotagem e sim navegação interior. 
Existe ainda o termo “cabotagem internacional”, o qual é utilizado frequentemente para designar a navegação costeira envolvendo dois ou mais países.
No Brasil a cabotagem inclui todo o transporte marítimo realizado ao longo da costa brasileira. Refere-se ao transporte realizado ao longo da costa brasileira do Rio Grande do Sul até Manaus.
6 – Qual é o entendimento a respeito de pallet?
Pallet: é um estrado, plano, construído de madeira, metal, plástico, fibra, ou polipropileno, com características para facilitar a unitização, armazenagem, movimentação mecânica e transporte de pequenos volumes. Suas dimensões são padronizadas no mundo pela ISO – INTERNATIONAL STANDARD ORGANIZATION.

Outros materiais