Buscar

Trabalho aminoácidos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Alanina (ALA ou A)
C3H7NO2
 É o nome comum para o aminoácido 2-aminopropanóico , um dos aminoácidos que formam as proteínas nos seres vivos. Pode ser classificada como um aminoácido alifático, possuindo apenas o radical metil como cadeia lateral e hidrofóbico , se tornando um dos aminoácidos mais simples.
Uma das suas funções é desempenhar um papel importante na transferência de azoto a partir de tecidos periféricos para o fígado, ajudando no metabolismo da glicose, um hidrato de carbono simples que o organismo utiliza para a energia. Além de proteger contra a acumulação de substâncias tóxicas que são libertadas nas células musculares quando a proteína muscular quebra rapidamente para atender às necessidades de energia, como o que acontece com o exercício aeróbico e fortalecer o sistema imunológico na produção de anticorpos .
	Quando a alanina se transforma em piruvato , torna-se alanina in vivo. Possuindo assim , uma relação próxima a vias metabólicas como a glicólise, a gluconeogênese e o ciclo dos ácidos tricarboxílicos.
Já quando faz parte de uma proteína, a alanina não é um aminoácido muito reativo, por conta da limitada reatividade do grupo metilo em situações fisiológicas. É por isso uma opção quando se efetuam estudos destinados a revelar a função de um aminoácido mais reativo (mutagênese dirigida) - a substituição deste por alanina possibilita a existência de um aminoácido na cadeia polipeptídica mas sem função reacional.
Porém apesar da pouca reatividade química, a alanina pode ter funções de reconhecimento de substratos ou reguladores alostéricos em sítios ativos ou de regulação em enzimas.Também na reação com o alfa-cetoglutarato (transaminação), formando como produtos o glutamato ( que será usado no ciclo da uréia) e o piruvato novamente.
ESTRUTURA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais