Buscar

Trabalho sobre DNA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DNA significa, em português, ácido desoxirribonucleico. Essas moléculas são ácidos nucleicos que são encontradas, na sua maioria, no núcleo ou na região nucleóide da célula, sendo que também são encontradas nas mitocôndrias e nos cloroplastos. A estrutura da molécula , foi descoberta conjuntamente pelo norte-americano James Watson e pelo britânico Francis Crick em 1953.
O modelo de DNA humano atual propõe que os nucleotídeos se dispõem aos pares e em cadeia dupla, sendo que suas ligações proporcionam uma disposição em hélice. Esse modelo recebeu o nome de dupla hélice do DNA. Os nucleotídeos são formados por três substâncias químicas, a base nitrogenada (Adenina, Timina, Citosina ou Guanina), pentose (um açúcar com cinco átomos de carbono) e um fosfato (mais especificamente o ácido fosfórico). Para que os nucleotídeos fiquem pareados, é necessário que as duas cadeias sejam ligadas. As cadeias se ligam na parte interna da molécula por pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas de cada uma delas. Enfim, a estrutura básica do DNA humano é formada, na parte externa da molécula, pela ligação entre a desoxirribose de um nucleotídeo com o grupo fosfato de outro e, na região interna, pela formação de pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.
O DNA é o responsável pelo controle e comando das funções celulares. As funções celulares não ocorrem ao acaso ou espontaneamente. Existem proteínas que regulam, desencadeiam, impedem ou medeiam essas reações. Essas proteínas na maioria das vezes precisam ser produzidas pelo organismo e o DNA contém a “receita” para produzi-las.
 O DNA é uma estrutura que contém informações codificadas que regem os processos vitais das células. É importante destacar que o DNA é o responsável pela hereditariedade. Isso ocorre porque, na divisão celular, parte (meiose) ou todo (mitose) o material genético de uma célula é passada à célula filha. 
Definimos como genes os segmentos de DNA que contêm a informação genética , o resto da sequência tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética. O genoma é toda a informação hereditária de um organismo que está codificada em seu DNA sendo através da sequência em que se encontra possível obter informações sobre a linha evolutiva dos organismos (saber quem tem o DNA mais parecido com quem). 
As informações contidas nos genomas poderá resultar em novos métodos de diagnóstico, na formulação de novos medicamentos, vacinas, na prevenção e tratamentos mais eficazes contra doenças ou pragas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais