Buscar

Fundamentos em epidemiologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201409385678)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Hipócrates (a.C. 460 a 377 a.C.), o pai da Medicina, é considerado o precursor da Epidemiologia, devido aos seus relatos sobre as epidemias. Hipócrates não se limitava a analisar o paciente em si, mas possuía uma visão holística demonstrando antecipadamente um raciocínio epidemiológico. Qual a resposta correta sobre a epidemiologia?
		
	
	A epidemiologia analisa somente o processo de doença.
	
	A epidemiologia trabalha somente com o conceito de risco.
	 
	Etimologicamente, a palavra Epidemiologia significa ¿ciência do que ocorre sobre o povo¿.
	
	Etimologicamente, a palavra Epidemiologia significa ¿ciência o povo faz¿.
	
	A epidemiologia não analisa as questões sociais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409792736)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual é o nome do médico que teve a sua teoria da transmissão do cólera pela água em 1855 publicada em um artigo que documentou sua investigação acerca das relações diretas entre o abastecimento de água no bairro do Soho e a epidemia de cólera que ocorrera em 1854 em Londres?
		
	
	Robert Koch.
	
	Michel Foulcault.
	
	William Farr.
	
	Louis Pasteur.
	 
	John Snow.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409253627)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai além de um estilo de vida saudável, em direção de um bem-estar global. Atualmente, a saúde é analisada como um bem coletivo que deve ser compartilhado individualmente por todos os cidadãos, devendo ser vista como um recurso para a vida e não como objetivo de viver. Dentro desse contexto podemos concluir que: I A dimensão social do conceito de saúde faz parte dos novos paradigmas da saúde. II A saúde é um critério de cidadania. Assim, podemos afirmar que todos os cidadãos são responsáveis pela manutenção da sua saúde. III Através do conceito de coletivo é evidenciada a importância da determinação social do processo saúde/doença. IV A determinação social do processo saúde/doença envolve sujeitos sociais, grupos, classes sociais e relações sociais referidas ao processo saúde/doença. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Apenas a afirmativa I é verdadeira.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409928535)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Tem-se como um exemplo de Prevenção Secundária:
		
	
	A imunização
	
	A orientação de atividade física para diminuir chance de desenvolvimento de obesidade
	
	A reabilitação de paciente pós acidente vascular encefálico
	
	A reabilitação paciente pós infarto do miocárdio
	 
	O rastreamento de câncer de colo de útero
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409426801)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As iniquidades em saúde entre grupos e indivíduos, ou seja, aquelas desigualdades de saúde que além de sistemáticas e relevantes são também evitáveis, injustas e desnecessárias, segundo a definição de Margareth Whitehead, são um dos traços mais marcantes da situação de saúde do Brasil. (disponível em http://www.determinantes.fiocruz.br/iniquidades.htm). Nesse contexto, assinale a opção que NÃO representa uma iniquidade em saúde:
		
	 
	Países com pequenas iniquidades de renda, elevados níveis de coesão social e elevada participação política são os que mais investem em capital humano e em redes de apoio social que são fundamentais para a promoção e proteção da saúde individual e coletiva.
	
	A desigualdade na distribuição de renda não é prejudicial à saúde somente aos grupos mais pobres, mas é também prejudicial para a saúde da sociedade em seu conjunto.
	
	Os filhos adolescentes de mulheres brasileiras com até um ano de escolaridade têm uma probabilidade 23 vezes maior de chegar analfabeto à adolescência se comparado com os filhos de mulheres com 11 anos ou mais de estudo.
	
	O Brasil além de apresentar graves iniquidades na distribuição da riqueza há grandes setores de sua população vivendo em condições de pobreza que não lhes permite ter acesso a mínimas condições e bens essenciais à saúde.
	
	A mortalidade infantil apresenta grandes disparidades regionais, observando-se baixas taxas em alguns municípios do Sul e Sudeste e elevadas taxas em áreas do Nordeste.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201409975980)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No que diz respeito aos determinantes sociais da saúde, assinale a alternativa CORRETA.
		
	 
	A urbanização e o crescimento do transporte e das indústrias servem como explicação para a exposição de grandes contingentes populacionais à poluição atmosférica.
	
	As decisões sobre mudanças nos hábitos de vida independem do acesso a fontes e fluxos de informação em saúde, embora o acesso à informação aumente o conhecimento e a capacidade de ação.
	
	Estilos de vida relacionados à saúde são fortemente influenciados por modelos familiares e carga genética.
	
	O desemprego, o trabalho informal e a exclusão do mercado de trabalho estão associados a uma pior condição de saúde entre a população brasileira adulta, independentemente de características sociodemográficas, como escolaridade, renda e região de residência.
	
	Embora o acesso e a qualidade da saúde sejam influenciados por fatores socioeconômicos, a alimentação não tem sido identificada como um fator determinante da saúde.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201409973843)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise as afirmativas sobre os indicadores epidemiológicos de saúde: I A incidência abrange somente os casos novos de uma doença. II A incidência abrande os casos novos e casos antigos de determinada doença. III A prevalência abrande os casos novos e casos antigos de determinada doença. IV A prevalência abrange somente os casos novos de uma doença. Agora, assinale a opção CORRETA.
		
	
	Nenhuma alternativa está correta.
	
	Somente a I está correta.
	 
	Somente a I e III estão corretas.
	
	Somente a I e IV estão corretas.
	
	Somente a II e III estão corretas.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201410029727)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os indicadores de saúde são parâmetros utilizados com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo. Diante desta afirmação, os Indicadores de Saúde podem ser classificados em:
		
	
	Resultados e Implantação.
	
	Educacionais e Econômicos.
	 
	Demográficos e Socioeconômicos.
	
	Ambientais e Coletivos.
	
	Operação e Processo.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201409792732)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como são denominados os estudos que abordam áreas geográficas, analisando comparativamente indicadores globais, quase sempre por meio de correlação entre variáveis ambientais (ou socioeconômicas) e indicadores de saúde?
		
	 
	Estudos Ecológicos
	
	Estudos de Coorte
	
	Estudos de Caso Controle
	
	Estudos Multicêntricos
	
	Estudos Seccinonais
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201410032353)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um surto, numa determinada localidade e período, se caracteriza quando se observa:
		
	
	um aumento na letalidade de uma dada doença
	
	a diminuição da cobertura vacinal de menores de um ano
	
	um aumento da densidade de vetores
de determinada doença
	 
	um aumento acima do esperado de casos de uma doença
	
	a ocorrência de casos de doenças de notificação compulsória

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais