Buscar

ATIVIDADE N 2 NOTA 2,5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 1 E 2 NO PORTIFÓLIO 2. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS. 
Dúvidas me perguntem no quadro de aviso
Atenção - Envie as questões junto com as respostas.
ATENÇÃO!
 É de extrema importância que você:
 - estude as aulas, faça pesquisas, assista aos vídeos antes e durante a resolução dos exercícios;
- leia com bastante atenção os enunciados das questões para que responda de forma adequada ao solicitado, respeitando sempre o numero de linhas exigido em cada questão;
- observe o prazo estipulado para o envio, pois não serão aceitas atividades fora do prazo;
- não use meios fraudulentos para resolver as atividades individuais. Atividades com respostas iguais às do colega serão zeradas.
Atividades das Aulas 1 e 2
01. Após a leitura da aula 1 faça uma análise comentando com suas palavras sobre a Produtividade Clássica e sobre a Produtividade Estratégica. (mínimo 6 linhas) (0,7 pontos)
	A produtividade clássica visa o aumento da produção com menor custo e/ou preço, foca na supervisão de funcionário impondo certa pressão , prioriza trabalho individual e especializado, a produção tem que ser exata e deve ser perfeita, necessita alterações do método, visa a pressão envolvendo sentimentos e reações de funcionários.
	A produtividade estratégica visualiza lançamentos de novos produtos e vantagens competitivas, deixa seus colaboradores livres para criação e produção, visualiza o trabalho em equipe, envolvendo a cooperação de todos os funcionários para o bem da equipe, trabalham com flexibilidade no sistema de produção.
02. As possíveis estratégias de uma empresa frente às variáveis seriam à flexibilidade e a produtividade. Explique as três regiões de flexibilidade e produtividade. (0,4 pontos)
A região n. 1 os consumidores encontram produtos feitos em grandes quantidades (escala), isso significa que foi um processo repetitivo, criando vários produtos iguais, com a padronização isso significa que poderão ser vendidos a um menos preço, já que teve uma grande produção em menor tempo e menores custos.
A região n. 02 é o equilíbrio entre a produtividade e a flexibilidade, por meio do computador no processo produtivo. Os sistemas automatizados equilibraram e diversificaram os produtos e com menor custo.
A região n. 03 não tem produção repetitiva, e são exigidos elevados níveis de flexibilidade , onde nesta região os produtos são diferenciados, tendo um volume de produção menor no mesmo período de tempo. Desta forma o tempo de e a produção de determinado numero de produtos é maior, deixando o custo produção mais caro por produto. Neste sistema de produção se tem maior adequação a processos de fabricação manuais, e com processos de trabalho menos rígido e equipamentos universais, como exemplo podemos citar empresas de moveis sob medidas. 
03. Discorra sobre o programa 5S, explicando como surgiu, qual o seu objetivo e porque recebeu esse nome. (0,7 pontos)
	O 5S surgiu no Japão para combater a sujeira, a desorganização, e a poluição das empresas, alguns livros citam que a metodologia foi criado pelo engenheiro químico Dr. Kaoru Ishikawa, mas também tem outra é que foi criado por donas de casa no Japão para envolver todos os membros da família nas atividades do lar.
	É uma ferramenta que auxilia na implantação da qualidade, organizações, melhorias no bem estar da empresa e dos trabalhadores, sendo uma reeducação cultural que tem que haver empenho entre as partes envolvidas para que os objetivos sejam alcançados, na organização do escritório, na limpeza da empresa, assim havendo condições para uma maior produtividade. As técnicas dos 5 S, são;
* SEIRI - Senso da Organização: utilização, liberação da área, evitar desperdício.	
* SEITON – Senso da Ordenação: ordem, arrumação.
* SEIDO – Senso da limpeza: cuida da limpeza eliminando a sua causa, dar uma geral, 
* SEIKTSU – Senso da Saúde: padronização, criar normas, asseio, saúde; 
* SHITSUKE – Senso da Autodisciplina: disciplina, autodisciplina, colocar em pratica os 5S
Os objetivos são evitar desperdícios, incentivo de resultados, melhoria no local de trabalho, prevenção de acidentes, disciplina no trabalho, trabalhos em equipes, conscientizar toda a equipe para a qualidade da empresa, entre outros.
04. Conceitue ergonomia? Em sua opinião os fatores externos podem influenciar a produtividade de um funcionário? Justifique sua resposta. (0,7 pontos)
	De acordo com a leitura posso dizer que sim, tem influência !
 Pode se conceituar Ergonomia como um conjunto de conhecimentos a respeito do desempenho das pessoas em atividade , assim estudando e passando melhores ideias e consciência de atividades, de equipamentos, dos sistemas de produção, desta forma deixando ambiente de trabalho mais harmonioso, atendendo as necessidades físicas e psicológica dos colaboradores, gerando mais qualidade e produtividade para a organização. 
Bom Trabalho!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais