Buscar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL aula 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
A partir dos textos e de seus conhecimentos, analise as afirmativas: I. Os indígenas, na América, desde a época do descobrimento, sofreram um processo de violência cultural, que provocou a atual situação dessas etnias, muitas vezes marginalizadas e exploradas. II. A imposição do cristianismo aos indígenas (afirmada em preceitos dogmáticos no período de expansão do território ibérico) destruiu completamente a cultura indígena, impedindo-a de misturar-se à européia e de deixar marcas na atual cultura latino-americana. III. Os problemas relatados nos textos apareceram como frutos do conflito entre as culturas indígena e européia, porém a imposição cultural deu-se não apenas por motivos religiosos, mas também para segurança e preservação dos territórios colonizados. IV. A dominação dos povos indígenas deu-se também pela superioridade bélica dos invasores, o que, muitas vezes, garantia a submissão dos nativos a trabalhos forçados. A invasão e a dominação cultural dos povos têm sido uma constante ao longo da história. Estão corretas somente as afirmativas:	
	II e III
	I, II, e III
 	I e III
	II e IV
 Certo	I, III e IV
2.
Leia o texto. A língua de que [os índios] usam, toda pela costa, é uma: ainda que em certos vocábulos difere em algumas partes; mas não de maneira que se deixem de entender. (...) Carece de três letras, convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei, e desta maneira vivem desordenadamente (...). (GANDAVO, Pero de Magalhães, História da Província de Santa Cruz, 1578.). A partir do texto, pode-se afirmar que todas as alternativas expressam a relação dos portugueses com a cultura indígena, exceto:	
 Certo	A busca de compreensão da cultura indígena era uma preocupação do colonizador.
 	A desorganização social dos indígenas se refletia no idioma.
	A diferença cultural entre nativos e colonos era atribuída à inferioridade do indígena.
	Os signos e símbolos dos nativos da costa marítima eram homogêneos.
	A língua dos nativos era caracterizada pela limitação vocabular.
 Gabarito Comentado
3.
O texto a seguir se refere ao período do início da transição do feudalismo para o capitalismo. A expansão navegadora que decorreu do desenvolvimento mercantil ao fim do medievalismo é contemporânea da cisão religiosa definida com a Reforma. Como aquela expansão foi capitaneada pelas nações católicas, "colonização" e catequese religiosa confundiram-se. SODRÉ, N. W. "Síntese de História da Cultura Brasileira". Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. 19. ed., p.15. A articulação entre catequese e colonização na América acima descrita pode ser entendida:	
	como uma preocupação quanto ao risco de influência das religiões dos africanos, trazidos à América para o trabalho escravo, sobre os ameríndios, afastando-os da "verdadeira" religião (cristã).
	pelo interesse do colonizador europeu em conquistar a confiança do ameríndio, conhecedor dos caminhos que levaram às minas de metais preciosos existentes em toda a região continental americana.
	como resultado de um conflito entre Igreja Católica e os governantes dos Estados Modernos europeus, todos em busca de afirmação política e econômica, apresentando assim antagonismos inconciliáveis.
 Certo	pela fusão de interesses nem sempre pacíficos dos Estados colonizadores e da Igreja Católica visando, entre outros objetivos, à maior exploração do "gentio" e seu afastamento da pregação reformista.
	pela busca da melhoria do trabalho do ameríndio através da influência de uma cultura superior (a europeia), o que garantiria uma possibilidade de ascensão social do indígena a médio ou longo prazo.
 Gabarito Comentado
4.
Qual foi o movimento religioso que teve início na Europa Central, no século XVI?	
	Ordem da Igreja Católica
	Ordem do poder papal
 Certo	Reforma Protestante
	Movimento do Clero
	Contra reforma
 Gabarito Comentado
5.
A única forma de ocupação do Brasil por Portugal era através da colonização. Era necessário colonizar simultaneamente todo o extenso litoral. Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da:	
 	doação de terras a colonos;
	criação e distribuição de sesmarias;
 Certo	criação das capitanias hereditárias;
	criação do sistema de governo geral;
	sistema de parceria.
6.
A Reforma Protestante foi um movimento religioso, no século XVI, que mudou consideravelmente os rumos da sociedade e da educação na Europa. Um dos motivos desse fato ter acontecido refere-se:	
 Certo	às severas críticas feitas pelo padre e teólogo alemão Martinho Lutero à venda de indulgências e de relíquias religiosas;
	ao surgimento de um outro princípio religioso baseado no politeísmo;
	ao empenho dos burgueses em construir uma sociedade na qual a religião não tivesse lugar;
	à insurgência dos padres católicos em função da postura repressiva do Vaticano;
	às constantes mudanças no comando da igreja católica criando uma grande instabilidade;
7.
Os movimentos reformistas religiosos que surgiram na Europa moderna, entre os séculos XV e XVI, variaram em seus fundamentos e prática frente aos dogmas religiosos instituídos pela Igreja Católica. Marque a opção que relaciona corretamente um desses movimentos reformistas com seu fundamento doutrinário.	
 	O luteranismo condenou a doutrina da predestinação e a livre interpretação das escrituras sagradas.
 Certo	O calvinismo, em sua concepção moral, valorizou o trabalho e justificou o lucro, formulando uma doutrina que correspondia às necessidades de uma moral burguesa.
	O humanismo defendeu a extinção do Papado como necessária para o desenvolvimento de uma nova religião baseada na tolerância e no respeito às crenças religiosas individuais.
	O anglicanismo instituiu uma doutrina protestante, cuja hierarquia eclesiástica subordinava o poder temporal dos monarcas à autoridade divina dos Papas.
	O Concílio de Trento promoveu uma reformulação dos dogmas religiosos católicos, disciplinando o clero e restringindo sua autoridade aos assuntos ligados à fé cristã.
 Gabarito Comentado
8.
Uma das consequências imediatas da disseminação das ideias de Lutero em toda a Europa foi:
	
 a criação da lista de livros proibidos (Index).
 a reafirmação da supremacia papal.
 o fortalecimento da atuação do Tribunal de Inquisição.
	 o retorno da interpretação das escrituras sagradas.
 Certo a perda de fiéis por parte da Igreja Católica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais