Buscar

CLASSIFICAÇÕES DOUTRINARIAS DOS DELITOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faculdades Estácio da Amazônia
WELITA LOURENÇO MOURA
CLASSIFICAÇÕES DOUTRINÁRIAS DOS DELITOS
Prof.ª Denise Meneses Gomes
BOA VISTA-RR
01 de outubro de 2013
Classificações Doutrinárias dos Delitos
 1. Quanto à DURAÇÃO: 
a) instantâneos [a consumação ocorre num só momento: estupro]; 
b) Permanentes [a consumação prolonga-se no tempo por vontade do agente: Extorsão mediante sequestro]; 
c) instantâneos de efeitos permanentes [a consumação se dá em determinado instante, mas seus efeitos são irreversíveis: homicídio].
 2. Quanto ao MEIO DE EXECUÇÃO: 
a) comissivos [mediante uma ação]; 
b) Omissivos [executam-se mediante uma omissão] – subdividem-se em: 1. PRÓPRIOS [ou puros] simples abstenção, INDEPENDENTEMENTE DE UM RESULTADO POSTERIOR = omissão de socorro (CP, art. 135); 2. IMPRÓPRIOS [comissivos por omissão] uma omissão inicial DÁ CAUSA A UM RESULTADO posterior que o agente tinha o dever legal de evitar = a mãe, que tinha o dever jurídico de alimentar o filho, deixa de fazê-lo, provocando a morte da criança;
 3. Quanto ao RESULTADO: 
a) materiais [a lei descreve uma ação e um resultado, e exige a ocorrência deste para que o crime esteja consumado = estelionato, art. 171 do CP]; b) formais [a lei descreve uma ação e um resultado, mas não exige para consumação do delito a produção do resultado, este é mero exaurimento do delito = extorsão mediante sequestro, art. 159 do CP]; 
c) mera conduta [a lei descreve apenas uma conduta e, portanto, consuma-se no exato momento em que esta é praticada = violação de domicílio, art. 150 do CP].
 4. Quanto à EFETIVA LESÃO ao bem jurídico: 
a) crimes de DANO; 
b) crimes de PERIGO [Abstrato, Concreto, Individual e Comum] = subdividem-se em: 
1. PERIGO ABSTRATO [ou presumido, a lei descreve uma conduta e presume que o agente, ao realizá-la, expõe o bem jurídico a risco – há presunção absoluta – ex. Crime de Rixa, art. 137 do CP]; 
2. PERIGO CONCRETO [a acusação tem de provar que pessoa certa e determinada foi exposta a uma situação de risco em face da conduta do sujeito, ex. Crime de periclitação da vida e da saúde, art. 132 do CP]; 
3. PERIGO INDIVIDUAL [expõe a risco o interesse de uma só pessoa ou de grupo limitado de pessoas, ex. Perigo de contágio venéreo e seguintes 130 a 137]; 
4. PERIGO COMUM [ou coletivo, há um número indeterminado de pessoas, ex.: 250 a 259 do CP].
 5. QUANTO AO SUJEITO ATIVO: 
a) Crimes Comuns [podem ser praticados por qualquer pessoa];
b) Próprios [determinada categoria de pessoas, há uma certa característica do sujeito ativo]; 
c) e de mão própria [só pode ser executada por uma única pessoa e não admitem coautorias].
 6. CRIMES PRINCIPAIS [não dependem de qualquer outra infração para que se configurem, ex: homicídio, FURTO etc.] e Acessórios [pressupõe a ocorrência de um delito anterior, ex: RECEPTAÇÃO].
 7. CRIMES SIMPLES [protege-se um único bem jurídico, ex: homicídio] e Crimes Complexos [a norma penal tutela dois ou mais bens jurídicos, quando há fusão de dois ou mais tipos penais ou um tipo penal funciona como qualificadora de outro]
 8. CRIMES PROGRESSIVOS [o agente para alcançar um resultado mais grave, passa por um crime menos grave]. Progressão criminosa [o agente pratica, inicialmente, crime menos grave e, posteriormente, prossegue com o ataque sobre o bem jurídico, acabando por cometer crime mais grave, e este crime absorve o anterior].
 
 9. DELITOS PUTATIVOS [ou imaginário, o agente imagina que a conduta por ele praticada constitui crime, mas, em verdade, é um fato atípico].
 10. CRIME FALHA OU TENTATIVA PERFEITA [o agente percorre todo o iter criminis, mas não consegue consumar o crime por circunstâncias alheias à sua vontade].
 11. CRIME EXAURIDO [Nos crimes formais a lei descreve uma ação e o um resultado, mas dispensa a efetivação deste para que o crime se aperfeiçoe. Assim, os crimes formais se consumam no momento da ação. O crime, entretanto, estará exaurido se, após a ação, efetivamente ocorrer o resultado].
 12. CRIMES VAGOS [sujeito passivo entidades sem personalidade jurídica, ex: a família, a sociedade etc.].
 13. CRIMES SIMPLES [a lei descreve as elementares do crime em sua figura fundamental], Privilegiado [após a descrição do delito, a lei estabelece circunstâncias com o condão de reduzir a pena] e Qualificado [a lei acrescenta circunstâncias que alteram a própria pena em abstrato para patamar mais elevado] 
 ATENÇÃO! A QUALIFICADORA diferencia-se das CAUSAS DE AUMENTO de pena porque, nestas, o legislador faz uso de índices de soma (1/3, 1/2 etc.) ou de multiplicação a serem aplicados sobre a pena aplicada (a pena pode ser triplicada, duplicada etc.).
 14. CRIMES DE AÇÃO MÚTIPLA OU CONTEUDO VARIADO [a LEI DESCREVE VÁRIAS CONDUTAS (possui vários verbos) separadas pela conjunção alternativa “ou”. Assim, a prática de mais de uma conduta, em relação à mesma vítima, constitui crime único. Ex: tráfico ilícito de entorpecentes (art. 12 da Lei 6.368/76), participação em suicídio, art. 122 do CP].
 15. CRIMES DE AÇÃO LIVRE [pode ser praticado por QUALQUER MEIO DE EXECUÇÃO, a lei não exige comportamento específico, ex: homicídio] Crimes de ação vinculada [a lei descreve o meio de execução de forma pormenorizada, ex: crime de maus-tratos (art. 136)].
 16. CRIME EVENTUAL [pressupõe uma REITERAÇÃO DE ATOS (ex: CURANDEIRISMO, art. 284). A prática de um ato isolado constitui conduta atípica.]
 17. CRIMES CONEXOS [pressupõe a existência de pelo menos DUAS INFRAÇÕES penais, entre as quais EXISTIA UM VÍNCULO qualquer]
 18. CRIMES À DISTANCIA [EXECUÇÃO ocorre em UM PAÍS e o RESULTADO EM OUTRO] Crimes Plurilocais [a execução ocorre em uma localidade e o resultado em outra, dentro do mesmo país]. 
 19. CRIMES A PRAZO [ocorre quando a caracterização do crime ou de uma qualificadora depende do decurso de determinado tempo, ex: apropriação de COISA ACHADA. Somente se consuma após um lapso de tempo, no caso, de quinze dias].
 20. QUASE CRIME [dá-se nas hipóteses de CRIME IMPOSSÍVEL e de PARTICIPAÇÃO IMPUNÍVEL – acertamento e atos preparatórios quando o crime sequer chega a ser tentado].
 21. CRIME UNISSUBSISTENTE [a ação é composta por um só ato, NÃO admite TENTATIVA] e Crime Plurissubsistente [a ação é composta por vários atos. Aceita, portanto, tentativa].

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes