Buscar

conceitos Mercados Agropecuários

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ministério da Educação
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Dois Vizinhos
Mercados Agropecuários
Profº Juliana Radaelli
	
CONCEITOS – PROVA 1
Processo Produtivo: Consiste na combinação de fatores de produção (terra, trabalho, capital) e demais insumos, para resultar num bem ou serviço (produto).
Sistema Agroindustrial – “... o conjunto de atividades que concorrem para produção de produtos agroindustriais, desde a produção dos insumos até a chegada do produto final ao consumidor. [...]” (BATALHA, 2001, p. 30)
Complexo Agroindustrial – Um elo entre os setores da agricultura, indústria, comercio e serviços, estabelecendo um padrão moderno da agricultura que hoje é encontrada no campo. O complexo agroindustrial integra vários setores que vão da produção de alimentos, até a venda dos produtos, assim, produzindo os insumos que são adquiridos pelos produtores, recebendo a produção dos produtores, armazenando, processando e distribuindo no mercado.
Agronegócio – Soma total das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, das operações de produção nas unidades agrícolas, do armazenamento, do processo e da distribuição dos produtos e itens produzidos com base neles.
Comercialização – É um segmento da cadeia produtiva, envolvendo empresas que estão em contato com o cliente final dessa cadeia e o comercio de produtos finais, ou seja, forma na qual o cliente tem acesso a compra de produtos ou serviços.
Cadeia Produtiva – Sequência de operações que conduzem à produção de bens, cuja articulação é amplamente influenciada pelas possibilidades tecnológicas e definida pelas estratégias dos agentes.
Mercado – Área na qual compradores e vendedores tem as facilidades para negociar um com o outro e onde as forças de oferta e demanda atum de modo a determinar preços. O tamanho desta área é limitado pelo sistema de comunicação, transporte e características do produto.
Cluster – Grupo econômico constituído por empresas instaladas em determinada região, líderes em seus ramos, apoiado por outros que fornecem produtos e serviços, ambas sustentadas por organizações que oferecem profissionais qualificados, tecnologias de ponta, recursos financeiros, ambiente propício para negócio e infraestrutura física.
Firma – Ronald Coase publicou, em 1937, The nature of the firm: Uma firma, além de ser uma função de produção, onde existe uma relação mecânica entre os insumos, produtos e determinada tecnologia, existe também relações entre agentes. As relações são realizadas por meio de contratos, como os de trabalho ou parceria informal.
Arranjo Produtivo Local – de acordo com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio: São aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território - especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, integração, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais