Buscar

CASO CONCRETO AULAS 01 E 02.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO ADMINISTRATIVO I 
Título SEMANA 1 :
Caso Concreto: 
É correto afirmar que o Direito Administrativo é fruto de construções jurisprudenciais? Discorra a respeito, identificando na Constituição de 1988 os artigos que refletem o pensamento dos principais articuladores da Revolução Francesa de 1789. 
R: De fato, pode se afirmar que o direito administrativo é largamente jurisprudencial, eis que não é pautado em codificação, mas em leis esparsas, princípios e demais fontes do direito. As decisões uniformes e reiteradas orientam e criam precedentes que favorece a administração pública em sua atuação. 
Jean Jacques Rousseau e Montesquieu foram os principais articuladores da Revolução Francesa. O primeiro consagrou a ideia do Estado Democrático de Direito refletido no artigo 1º, parágrafo único da Constituição Federal, que deixa claro que todo tem direito a cidadania e dignidade.
 E Montesquieu deu origem a Tripartição da função do Estado, que garantiu o equilíbrio entre os poderes de forma que cada um pudesse exercer o que lhe fora estabelecido. (Artigo 2º da Constituição da República Federativa do Brasil). 
Cristiane Spinassé.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais