Buscar

Estimativa de energia e avaliação nutricional de criança

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atendimento nutricional: Crianças
Fonte: SISVAN
Usar tabelas como parâmetro de avaliação as tabelas do NCHS;
(ex.:)
Classificação do EN de crianças de 5 anos a 10 anos
Para aferir peso, utilizar balança pediátrica, caso não esteja disponível, em último caso, pesar o responsável pela criança, em seguida o responsável com a criança no colo (com roupas leves) e descontar o peso. 
Ao aferir o peso com a balança pediátrica, as crianças maiores de 2 anos devem ser pesadas descalças e com roupas bem leves. Idealmente, devem usar apenas calcinha, short ou cueca, na presença da mãe ou do responsável. A fralda molhada representa até 20% do peso real da criança.
Ao aferir a altura, utilizar fita métrica ou infântometro. Deve-se retirar os sapatos da criança, assim como toucas, fivelas ou enfeites de cabelo que possam interferir na tomada da medida.
Para tal, é necessário deitar a criança no centro do infantômetro, descalça e com a cabeça livre de adereços. Com a ajuda da mãe/responsável colocar a cabeça apoiada firmemente contra a parte fixa do equipamento, com o pescoço reto e o queixo afastado do peito; os ombros, nádegas e calcanhares totalmente em contato com a superfície de apoio do infantômetro e os braços estendidos ao longo do corpo, em seguida é necessário pressionar, cuidadosamente, os joelhos da criança para baixo, com uma das mãos, de modo que eles fiquem estendidos. 
Recomendações para necessidades energéticas:
EER para crianças (0 a 35 meses)
0-3 meses (89 x peso corporal Kg – 100) + 175 (Kcal de energia de depósito) 
4-6 meses (89 x peso corporal Kg – 100) + 56 (Kcal de energia de depósito) 
7-12 meses (89 x peso corporal Kg) – 100) + 22 (Kcal de energia de depósito) 
13-35 meses (89 x peso corporal Kg) – 100 + 20 (Kcal de energia de depósito)
EER para crianças e adolescentes (3 a 18 anos)
Sexo masculino 
EER = 88,5 – 61,9 x idade + NAF x (26,7 x peso + 903 x altura) + energia de depósito* 
Sexo feminino 
EER = 135,3 – 30,8 x idade + NAF x (10,0 x peso + 934 x altura + energia de depósito* 
* Para a faixa etária de 3 a 8 anos: 20 Kcal de depósito 
* Para a faixa etária de 9 a 18 anos: 25 Kcal de depósito 
	Atividades
	Coeficientes de NAF
	
	Masculino
	Feminino
	Sedentária
	1
	1
	Leve
	1,13
	1,16
	Moderada
	1,26
	1,31
	Intensa
	1,42
	1,52
Avaliação de recém-nascido (RN)
PREMATURA: de 150 a 200 kcal/Kg de peso atual – avaliar as condições – Usar idade corrigida* até os dois anos para realização da avaliação nutricional 
- O comprimento até os 3 anos e 6 meses, ainda assim pode persistir uma diferença de 1 a 2 cm em relação a população geral. 
Idade corrigida* (IC)= idade cronológica (em semanas) - (40 - idade gestacional)
_______________________________________________________________
Crianças de 0 a 6 meses 
Em aleitamento materno Checar a técnica de amamentação se está correta (pedir à mãe que oferte o peito a criança; avaliar a mama); Verificar a irritabilidade da criança; Frequência de mamadas; Nº de fraldas molhadas (8 a 10 fraldas/dia); orientar sobre o aleitamento materno exclusivo até 6 mês e em livre demanda. 
Em aleitamento artificial: 
- Observar a duração do aleitamento materno; - Ver a possibilidade de promover; Verificar o tipo de leite usado, além do nº de mamadeiras, volume das mamadeiras, a composição em medidas caseiras e a diluição, técnica de preparo e o tipo de CHO (complexo ou simples); Instruir a mãe quanto ao preparo e reconstituição do leite; Verificar as condições de higiene; Observar o consumo de outros alimentos (tipo, início da introdução, consistência). 
_______________________________________________________________
Introdução alimentar
A alimentação complementar, tanto para criança amamentada ao seio quanto para aquela que utiliza fórmula infantil, deve ser introduzida a partir dos seis meses de idade, gradualmente, para suprir novas necessidades da criança. Deve-se observar a maturidade neurológica da criança para introduzir outros alimentos, como sustentação do tronco e deglutição adequada. O leite materno deve ser mantido até os dois anos. A introdução da alimentação complementar deve ser da seguinte maneira (OMS):
 • Até 6 meses - leite materno exclusivo 
• 6 meses completos - papa de frutas e 1ª refeição (almoço) 
7º ao 8º mês - 2ª refeição (jantar) 
• 9º ao 11º mês - gradativamente, passar para refeição da família adaptando a consistência
• 12º mês - alimentação da família (orientar práticas saudáveis)
10 passos para uma alimentação saudável (OMS)
1. Dar somente leite materno até os seis meses de idade, sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos. 
2. A partir de seis meses, introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais. 
3. Após os seis meses, oferecer alimentação complementar (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes), três vezes ao dia, se a criança receber leite materno, e cinco vezes ao dia, se estiver desmamada. 
4. A alimentação complementar deverá ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança. 
5. A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida com colher; começar com consistência pastosa (papas, purês) e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar à alimentação da família. 6. Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é, também, uma alimentação colorida. 
7. Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições. 
8. Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação. 
9. Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o seu armazenamento e conservação adequados. 
10. Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo a sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.
Orientações de preparo das refeições (OMS):
Deve-se cozinhar todos os alimentos, principalmente as carnes, somente em água. Após tudo cozido e amassado (utilizar garfo), colocar no prato e acrescentar uma colher (de chá) de óleo de soja ou canola ou azeite e oferecer para a criança. A carne (70 a 120 g/dia), para duas refeições, não deve ser triturada, apenas picada ou desfiada. Não utilizar sal; pode-se utilizar cebola de cabeça, salsa, alho e cebolinha para temperar a refeição. O ovo inteiro (clara e gema) pode ser introduzido, sempre muito bem cozido, a partir do sexto mês. As leguminosas e hortaliças/verduras serão introduzidas no 7º mês. Não é recomendado utilizar beterraba e espinafre todos os dias, pois além de baixa biodisponibilidade de ferro, interferem na absorção de cálcio e ferro dos outros alimentos. Alguns alimentos com glúten devem ser introduzidos até o 9º mês de idade, portanto, iniciar após o 7º mês uma porção de macarrão por semana. É importante lembrar sempre de usar alimentos da safra devido à maior facilidade de aquisição dos mesmos. As frutas devem ser oferecidas em forma de papas (amassadas ou raspadas) duas vezes ao dia (nos intervalos), e se em forma de suco não ultrapassar 100ml/dia (não usar açúcar ou água). Oferecer água após o 6º mês nos intervalos das refeições. A partir de um ano de idade, quando já se utiliza alimentos da família, não deve ser acrescentado sal no prato, apenas o que é utilizado para toda a família; evitar excessos. Além disso, não devem ser introduzidos açúcares simples até o final do segundo ano.
Exemplo:
_______________________________________________________________
Ingestão Hídrica 
Anamnese infantil
Data da consulta:		/ /			nº do cartão SUS:			
Nome: _______________________________ Idade:	Sexo: F ( ) M ( )
Nome do responsável:____________________________________________
	Idade
	Peso 
	Estatura
	P/I 
	P/E
	IMC/E
	IMC/I
	Perímetro cefálico
Classificação
	
	
	
	
	
	
	
Risco Nutricional: Leve ( ) Moderado ( ) Alto
HF: DM ( ) Hipercolesterolemia ( ) HAS ( ) Hipertrigliceridemia outras ( ) _______________________________________________________________
HMA: DM ( ) Hipercolesterolemia ( ) HAS ( ) Hipertrigliceridemia outras ( ) _______________________________________________________________
Utiliza algum tipo de medicamento? Quais? ________________________________________________________________
Seu filho (a) apresenta alergia a algum tipo de alimento? ________________________________________________________________
Seu filho (a) tem alguma aversão ou intolerância alimentar?________________________________________________________Função Gástrica: ( ) Normal ( ) Azia ( )Desconforto Abdominal ( )Outros _______________________________________________________________
Hábito Intestinal: ( )Normal ( ) Constipado ( ) Diarréia 
Quantas vezes vai ao banheiro/dia ____________________________________
Pratica algum exercício físico? qual a duração e frequência do mesmo? ________________________________________________________________
Classificação da atividade física: Leve ( ) Moderada ( ) Intensa ( )
Comportamento alimentar:
Tipo de alimentação: AME ( ) Fórmula láctea ( ) Alimentação complementar + AM ( ) Alimentação normal ( ) Enteral
Como você classificaria a qualidade da alimentação do seu filho (a)? ( ) Excelente ( ) Boa ( ) Regular ( ) Ruim
O seu filho faz as refeições assistindo a TV? Sim ( ) Não ( )
Qual a quantidade de água que a criança ingere? ________________________
A criança costuma consumir salgadinhos, doces, biscoitos recheados, sucos artificiais e refrigerantes? Com qual frequência? ________________________________________________________________
Recordatório 24h ( ) Alimentação Habitual ( )

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais