Buscar

caderno constitucional III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito Constitucional III
Prof. Bruno Amorim 
Apresentação 
Conteúdo programático 
A constituição de 1988 como um texto dirigente e compromissário.
O constitucionalismo liberal e sua evolução para o social (principio do mínimo existencial)
O neoconstitucionalismo
As principais óbices a efetivação dos direitos sociais ( principio da reserva possível)
Ordem Social Titulo VIII Cf/ 88
Direito a saúde, previdência e assistência social
Educação, cultura, desporto, ciência e tecnologia
Família , criança, adolescente e idosos
Meio ambiente e índios
Ordem econômica ( titulo VII) 
Tributação e orçamento
Bibliografia
SILVA, Jose Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. São Paulo: Malheiros. 
MORAES, Alexandre. Direito Constitucional. São Paulo . Atlas
LENZA, Pedro. Direito Constitucional. São Paulo. Saraiva
BARROSO, Luiz Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo. São Paulo. Saraiva 
Constitucionalismo, Declaração de Direitos e constituição.
Constitucionalismo: è um Fenômeno de limitações do poder estatal 
Marco promulgação da constituição escrita no período da revolução francesa final do sec. XII inicio do XVIII
Evolução histórica 
Constitucionalismo na antiguidade, identifica-se entre os hebreus timidamente , o surgimento do constitucionalismo, estabelecendo no estado teocrático limitações ao poder político ao a segurar os profetas a legitimidade para fiscalizar atos governamentais que extrapolassem os limites bíblicos. Surgindo no século V a.C as, cidade – estado gregas como importante exemplo de democracia constitucional .
 	Constitucionalismo na Idade media surge declaração de direitos com advento da Magna carta 1215 que representa o grande marco do constitucionalismo medieval, estabelecendo mesmo que formalmente a proteção a importantes direitos individuais.
Constitucionalismo na idade moderna surge os pactos que destacam-se o Petition of Rights, de 1628; o Habeas Corpus Act, de 1679; e forais ou carta de franquia a ultima voltado para a proteção dos direitos individuais que se diferenciam dos pactos por admitir participação dos súditos no governo local (elemento político). Ambos resguardam direitos individuais, porem trata-se de direitos direcionado a determinados homens, e não sob a perspectiva da universalidade.
 	Com constitucionalismo moderno nasce a Constituição durante a revolução francesa na idade moderna sec. XVII – XVIII/ consagrando –se os de direitos fundamentais, o que da origem aos direitos de 1ª geração como á liberdade negativa sec. XVII ao XVIII( liberdades individuais clássico – individual política) logo após surgi o constitucionalismo liberal originado os direitos de 2ª geração liberdades positivas surgindo o constitucionalismo social representado pelos direitos sócias e econômico. E em continuidade surgir os direitos de 3ª geração a partir de 1950 com o advento dos direitos coletivos e difusos (coletivos) isto é coletividade determinada de pessoas ( difuso), coletivo indeterminado de pessoas, dando vida ao constitucionalismo contemporâneo que se emoldura ao estado democrático de direito . 
 
Classificação das constituições.
Ortodoxa
 uma ideologia 
Heterodoxa
 
são aquelas que trat
am de varias ideologia modelo CF
/ 88
(elitica)
 ex: art
.
 1 , IV e V, 170 
Critérios
Quanto a ideologia 
 
G
arantia
 somente os da 1
ª
 geração
B
alanço
 não exclui 
o direto
 de 1
ª
 geração e
 se
 concilia como os de 2
ª
 geração
D
irigente
 
 inclui os de 
 1
ª geração 
e 2
ª
 geração e o fato de possuir mecanismo pela qual o estado se compromete com a sociedade a efetivação dos 
direitos fundamentais. modelo CF
/88
(ou compromissoria
)
 Quanto a finalidade
Estado de direito e aquele em que governantes e governados se submetem ao mesmo direito regido pela legalidade.
Estado liberal de direito é aquele fruto do constitucionalismo liberal direito conquistado são os direito de 1ª geração autônima privada, a vida , propriedade caráter individual e político. Igualdade formal conhecido como estado mínimo porque não intervém na ordem econômica ....
Estado social de direito ocorre com a profunda desigualdade social final do sec. XIX para XX , promovendo a igualdade material sendo direito de 2º geração como também os direitos econômicos. Postura de estado proativo prestador de serviço publico também conhecido como estado Maximo. Sofreu uma crise no final da década de 80 e inicio da década de 90 teve que ser esvaziado pelo seu inchaço. Nascendo o estado neo liberal de direito resgatando o liberalismo econômico e social
Estado Neo liberal de direito 
Estado democrático de direito previsto no art. 1º da CF/88 que convive com o estado social com estado Neo liberal. Porem a sua essência, esta no principio da democracia com voto,plebiscitos, ação popular etc.. e princípios do estado de direito como dito alhures. O cerne do estado democrático de direito e a garantia dos direitos fundamentais como objetivo principal. Com isso se engloba os direitos de 1 e 2 geração.
Importante: direito fundamental basilar do estado democrático de direito é a dignidade da pessoa humana Art. 1, III. Sendo considerado o mínimo existencial. 
NEOCONSTITUCIONALISMO
Contexto inicio da 2ª guerra mundial
Conceito: trata-se de um fenomeno historico filosofico e teorico que surgiu logo apos a segunda guerra mundial com o objetivo de reaporocimar o constitucionalismo com a demogracia e de resgatar valores fundamentais presentes na constituiçao.
Marcos
Historico 
2ª guerra mundial a alemanha 1949 (lei fundamental de Bomm) e na italia 1947 ( Italia ) consagra-se as duas constituiçoes.
Filosofico 
Surgue no contexto pos possitivismo isto é nao descarta nem o jusnaturalismo e nem o possitivismo mais sim busca consilia-los pois este 
Resgatou a etica e o principio da dignidade da pessoa humana se coloca no hipicentro, ou seja, o valor fundamental e central de nosso ordenamento juridico.
 
Teorico 
C1.forçanormativa da constituição
C2.expansão da jurisdição constitucional
C3. Nova interpretação constitucional

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais