Buscar

Fotossíntese: Processo de Conversão de Energia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fotossíntese 
 Fotossíntese, termo que significa “síntese utilizando a luz”, é geralmente definida como o processo em que a energia solar é capturada e transformada em energia química. Por meio dela, muitos organismos autotróficos conseguem sintetizar material orgânico, ou seja, produzir seu próprio alimento ela ocorre no interior dos cloroplastos. 
 A fotossíntese ocorre em duas grandes etapas, que envolvem várias reações químicas: a primeira é a fase clara (também chamada de fotoquímica) e a segunda é a fase escura (também conhecida como fase química).
 
Fase clara ou fotoquímica
 Esta fase ocorre na membrana dos tilacóides e dela participam um complexo de pigmentos existente nos grana, aceptores de elétrons, moléculas de água e a luz. Como resultado desta fase temos a produção de oxigênio, ATP (a partir de ADP + Pi) e também a formação de uma substância chamada NADPH2. Tanto o ATP quanto o NADPH2; serão utilizadas na fase escura.
 Na fase clara, a luz penetra nos cloroplastos e atinge o complexo de pigmentos, ao mesmo tempo em que provoca alterações nas moléculas de água. 
Fase escura (química)
 Na fase "escura", o dióxido de carbono é reduzido a glicose, processo endotérmico, em um processo chamado de Ciclo de Calvin-Benson . O agente redutor é o NADPH que transfere elétrons para o ciclo enquanto que o ATP fornece energia para o processo. A glicose é o produto do ciclo de Calvin.
O CO2 é consumido na fase escura, no estroma do cloroplasto, na qual é produzida a glicose. A água é quebrada na fase clara (fotólise da água, na fotofosforilação acíclica), o que leva a produção de O2  e os hidrogênios são captados pelo NADP, que é convertido em NADPH, reagente  da fase escura. Mas em resumo, a fase clara fornece ATP e NADPH para a fase escura formar glicose:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais