Buscar

resumo oração aos moços

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Oração aos Moços
A obra trata-se de uma carta que tem como tema principal a ética profissional. Nela se vê uma espécie de pedido insistente e humilde extremamente bem arquitetado.
No inicio, o autor explica o fato de não poder estar presente no momento da cerimônia, por conta de sua saúde debilitada, foi cuidadoso em explicar, não se esforçou na demonstração de sua ausência, mas mostrou toda sua força em assegurar que naquela sessão estaria presente.
Rui barbosa enviou um discurso, equilibrando energia. No discurso ele fornece aos jovens vários conselhos e diretrizes. Discutindo valores, posturas, princípios e torna ainda mais atual quando aborda a ética e a conclamou pela justa aplicação da lei.
O autor em relação à esperança depositada por ele naqueles moços, iniciantes na carreira jurídica, a continuarem o trabalho o qual ele estaria prestes a cessar, chega até a propor um estreitamento de laços entre ele e os apadrinhados. Fala do coração como  algo não tão trivial e carnal, mas como um órgão fundamental para se enxergar com os olhos da alma. Apela aos moços para que mantenham seus corações limpo.
O autor reitera a necessidade de se pautar a carreira por vias sempre éticas mediante uma postura cívica, depositando, assim, mais uma vez, sua esperança entusiasta na bancada acadêmica que colara grau naquele dia.
O autor faz então, uma exposição em relação ao trabalho prestado por ele à nação, ao meio século de carreira. Sente-se consolado em ter dado ao seu país tudo aquilo que poderia estar ao seu alcance.
   Alertou que o tempo corre em desfavor de todos, notadamente para os mais jovens, pois não acreditam que a vida é curta, ao passo que os mais experientes possuem a certeza de tal assertiva.
O autor descreve as dificuldades ao longo da carreira de um bacharel de Direito, mostrando-nos que para alcançar o êxito e o sucesso nesta profissão é necessário dedicação integral de tempo e esforço extremo. Deixa claro que a busca pela realização de um sonho não é uma utopia, desde que se tenha dedicação, vontade e persistência.

Outros materiais