Buscar

Feminilidade e Feminismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FEMINILIDADE E FEMINISMO
Quando debatemos Feminismo e o combate a Ditadura de Beleza, abre um grande leque para discussões como: gordofobia, representatividade, racismo, colorismo nas mídias, patriarcado, etc. Vivemos em uma sociedade patriarcal onde a construção dos estereótipos de gêneros são impostos desde a infância, onde um furo na orelha pode selar seu destisno de tal forma que ao passar dos anos as meninas terão que conviver com as diferentes tonalidades da cor rosa ate o ponto de indagar e escolher. 
Padrões de Beleza é um tema controverso, logo que esses padrões são imposto á sociedade pelas mídias, resultante de um sistema capitalista que nos bombardeiam com tantas informações influenciando ambos os gêneros, resultado na busca pelos corpos ideais, na moda, cabelos e pele perfeita, vendida pelas propagandas e anúncios publicitários, onde os consumidores submetem a processos e tratamentos que prejudicam sua saúde, como uso de anabolizante, anorexia e bulimia e o embranquecimento de pele para se encaixar no padrão de beleza Europeu.
Ao longo de sua história a mulher lutou e obteve o direito ao voto, opinar, igualdade de trabalho(uma batalha contínua) e a inserção nas universidades. Entretanto no século 21, vivemos em uma indústria do consumo, que ajudamos a construir, fazendo mulheres escravas de um padrão inatingível de beleza.
Não é segredo que a mídia tradicional esteja obcecada com o aspecto feminino pois o corpo feminino vende tudo, desde creme de pele até bebidas alcoólicas mas esta imagem de corpo perfeito, esta espetacularização da moda, tem trazido consequências drásticas à nossa sociedade, tornando difícil discutir questões de aparência pessoal, de fato, qualquer questão de “escolha pessoal”, dentro desse recorte. O feminismo vem afirmar o direito da mulher à autonomia do corpo e à autodeterminação sexual.
O feminismo traz ao holofote o questionamento sobre padrões hegemônicos de feminilidade, construções sociais e reflexões sobre a liberdade de escolha, compreendendo que a luta por igualdade é uma batalha de todas, mas, enquanto mulheres brancas lutam pelo direito de saírem sem maquiagem sem serem julgada, mulheres negras ainda estão lutando pelo direito de serem vistas pelas marcas de cosméticos. 
O "dilema da beleza" não é uma indagação banal. Não apenas a pressões que as mulheres sofrem para se tornarem mais "bonitas" levando a cometer atos que prejudiquem a saúde, como também questão da objetivação sexual. Sujeita-se ao uso de espartilhos, transtornos alimentares, reações alérgicas aos produtos de beleza, os perigos envolvidos nas cirurgias e o uso imoderado de medicamentos para acelerar os resultados da dieta.
Apesar dos direitos conquistados pelo movimento feminista, a utopia de um padrão consumista de beleza feminina - que só pode ser alcançado através do consumo de produtos – transpõe muitos aspectos da cultura popular. Questões como, qual será a tendência da próxima estação, anunciada na Vogue, faz uma parte constante de nossas vidas. Estudos e análises adicionais são necessárias para conscientizar os homens e as mulheres sobre as forças em jogo.
 Luã Queiros.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais