Buscar

Santo Tomas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Santo Tomás de Aquino
Nascido no ano de 1225 e veio a falecer 7 de março de 1274, Tomás nasceu em Roccasecca, no condado de Aquino do Reino da Sicília (atualmente na região do Lácio, na Itália) De acordo com alguns autores, nasceu no castelo de seu pai, Landulfo de Aquino, que não pertencia ao ramo mais poderoso de sua família e era apenas um Miles ("cavaleiro"). Já a mãe de Tomás, Teodora, era do ramo dos Rossi da família napolitana dos Caracciolo. Enquanto o resto da família se dedicou à carreira militar, seus pais pretendiam que Tomás seguisse o exemplo do irmão de Landulfo, Sinibaldo, que era abade do mosteiro beneditino de Monte Cassino, uma carreira perfeitamente normal para o filho mais jovem de uma família nobre, Tomas foi um frade da ordem dos pregadores (é uma ordem religiosa católica que tem como objetivo a pregação da palavra e mensagem de Jesus Cristo e a conversão ao cristianismo).
Filosofia
Tomás era um teólogo e filósofo escolástico Porém, ele jamais se considerou filósofo e os criticava por acreditar que eram pagãos que estavam sempre "aquém da verdadeira e correta sabedoria encontrada na revelação cristã" Mesmo assim, ele tinha muito respeito por Aristóteles, tanto que, na "Suma", geralmente cita-o simplesmente como "o Filósofo". Boa parte desta obra trata de tópicos filosóficos e, neste sentido, pode ser considerada filosófica. O fato é que o pensamento de Tomás exerceu uma enorme influência sobre a teologia cristã subsequente, especialmente a da Igreja Católica, mas também para toda a filosofia ocidental em geral.
Segundo a filosofia de Tomás de Aquino, o homem não vive por acaso, a vida humana tem um propósito que é a felicidade, porém o homem precisa conhecer os meios adequados para a sua posse. A felicidade para ele parte do principio de que as riquezas materiais seriam a falsa noção da felicidade, pois a riqueza não tem consciência existencial em si mesma, e a razão de ser está em fora dela mesma. O estado da felicidade parte do estado de espírito em que o homem se encontra. O indivíduo tem que conhecer seu eu interior antes de partir em busca dos meios adequados para a possa da mesma. Contudo, deve-se considerar que o estado da felicidade não é eterno, uma vez que encontrada, nada impede de perdê-la, para assim então iniciar-se uma nova busca até o fim da vida humana. Em todo o momento o homem busca a felicidade, e muitos ligam a felicidade na posse de bem materiais, tendo em vista que a ideia de felicidade vai muito, além disso. Ela é o guia necessário para a vida (alma) do homem. Na vida corriqueira, com o estresse do dia a dia, o homem acaba abrindo mãos dos pequenos detalhes que causaria possivelmente a felicidade, em busca da materialização para supri-la.
Teologia
O mais famoso contributo de Tomás de Aquino para a filosofia da religião são as Cinco Vias ou provas da existência de Deus a que se refere na sua Summa Teológica. O movimento no mundo argumenta Tomás de Aquino, só é explicável se existir um primeiro motor imóvel; a série de causas eficientes no mundo deve conduzir a uma causa sem causa; os seres contingentes e corruptíveis devem depender de um ser necessário independente e incorruptível; os diversos graus de realidade e bondade do mundo devem ser aproximações a um máximo de realidade e bondade subsistente; a teleologia normal de agentes não conscientes no universo implica a existência de um Orientador universal inteligente.
Cinco vias que provam a existência de Deus em Santo Tomás de Aquino.
Primeiro motor imóvel: esta primeira via supõe a existência do movimento no universo. Porém, um ser não move a si mesmo, só podendo, então, mover outro ou por outro ser movido. Assim, se retroagirmos ao infinito, não explicou o movimento se não encontrarmos um primeiro motor que move todos os outros;
Primeira causa eficiente: a segunda via diz respeito ao efeito que este motor imóvel acarreta: a percepção da ordenação das coisas em causas e efeitos permite averiguar que não há efeito sem causa. Dessa forma, igualmente retrocedendo ao infinito, não poderíamos senão chegar a uma causa eficiente que dá início ao movimento das coisas.
Ser Necessário e os seres possíveis: a terceira via compara os seres que podem ser e não ser. A possibilidade destes seres implica que alguma vez este ser não foi e passou a ser e ainda vem a não ser novamente. Mas do nada, nada vem e, por isso, estes seres possíveis dependem de um ser necessário para fundamentar suas existências. 
Graus de Perfeição: a quarta via trata dos graus de perfeição, em que comparações são constatadas a partir de um máximo (ótimo) que na verdade contém o verdadeiro ser (o mais ou menos só se diz em referência a um máximo)
Governo Supremo: a quinta via fala da questão da ordem e finalidade que a suprema inteligência governa todas as coisas (já que no mundo há ordem!), dispondo-as de forma organizada racionalmente, o que evidencia a intenção da existência de cada ser.
Obras
Tomás de Aquino foi grande estudioso e ávido escritor nas áreas da filosofia, metafísica, física, teologia, ética e política. Algumas de suas obras:
Preces
Sermões
Suma Contra os Gentios
Suma Teológica
Exposição sobre o Credo
O Ente e a Essência (1248-1252)
Compêndio de Teologia (1258-1259)
Comentários ao Evangelho de São João
Comentários da Epístola de São Paulo
Comentário às Sentenças. 
Canonização
Quando o advogado do diabo de seu processo de canonização argumentou que não havia milagres em seu nome, um dos cardeais respondeu: Tantos milagres quanto artigos, uma referência à quantidade de artigos, Cinquenta anos depois de sua morte, em 18 de julho de 1323, João XII, papa em Avinhão, declarou Tomás de Aquino santo.
Criação
Como católico, Aquino acreditava que Deus é o "criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis"; como Aristóteles, defendia que a vida poderia se formar a partir de matéria não viva ou de plantas, uma forma de abiogênese conhecida como "geração espontânea":
Frases
Pois é muito mais grave corromper a fé, da qual vem a vida da alma, que falsificar dinheiro, pelo qual a vida temporal é sustentada. 
 Santo Tomás de Aquino
“Enquanto o amor humano tende a apossar-se do bem que encontra no seu objeto, o amor divino cria o bem na criatura amada”.
Santo Tomás de Aquino
Quem diz verdades perde amizades.
Santo Tomás de Aquino
“Toma cuidado com o homem de um só livro”
Santo Tomás de Aquino 
Um homem é chamado paciente não porque foge do mal, mas porque aguenta um mal presente de forma honrosa; isto é, sem ficar indevidamente triste por isso.
Santo Tomás de Aquino 
A lei humana não deve controlar a intimidade do homem.
Santo Tomás de Aquino 
Orações Santo Tomas de Aquino 
 PRIMEIRA ORAÇÃO
Infalível Criador,
Que, dos tesouros da Vossa sabedoria,
Tirastes as hierarquias dos anjos,
Colocando-as com ordem admirável no céu;
Vós, que distribuístes o universo com encantadora harmonia;
Vós, que sois a verdadeira fonte da luz
E o princípio supremo da sabedoria,
Difundi sobre as trevas da minha mente o raio do esplendor,
Removendo as duplas trevas nas quais nasci:
o pecado e a ignorância.
Vós, que tornastes fecunda a língua das crianças,
Tornai eruditas a minha língua
E espalhai sobre os meus lábios a vossa bênção.
Concedei-me a agudeza de entender,
A capacidade de reter,
A sutileza de relevar,
A facilidade de aprender,
A graça abundante de falar e de escrever.
Ensinai-me a começar,
Regei-me no continuar e no perseverar até o término.
Vós, que sois verdadeiro Deus e verdadeiro homem,
Que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.
Amém.
SEGUNDA ORAÇÃO
Criador Inefável,
Vós que sois a fonte verdadeira da luz e da ciência,
derramai sobre as trevas da minha inteligência um raio da vossa claridade.
Dai-me inteligência para compreender,
Memória para reter,
Facilidade para aprender,
Sutileza para interpretar
E graça abundante para falar.
Meu Deus semeie em mim
a semente da vossa bondade.
Fazei-me pobre sem ser miserável,
Humilde sem fingimento,
Alegre sem superficialidade,
Sincero sem hipocrisia;
Que faça o bem sem presunção,
Que corrija o próximo sem arrogância,
Que admita a sua correção sem soberba;
Que a minha palavra e a minha vida sejam coerentes.
Concedei-me, Verdade das verdades,
Inteligência para conhecer-Vos,
Diligência para Vos procurar,
Sabedoria para Vos encontrar,
Uma boa conduta para Vos agradar,
Confiança para esperar em Vós,
Constância para fazer a Vossa vontade.
Orientai meu Deus, a minha vida;
Concedei-me saber o que me pedis
E ajudai-me a realizá-lo
Para o meu próprio bem
E de todos os meus irmãos.
Amém.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes