Buscar

pisco institucional exercicios

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ual o significado e função da explicitação de conflitos no enquadramento proposto por Bleger para a atuação da Psicologia institucionalinstituições apresentam entre seus fenômenos grupais o conflito. A Psicologia Institucional de Bleger apresenta como principio para solucioná-los algo que não é simplesmente que sejam evitados, pois isso nem sempre é possível. Bleger não reconhece a repressão como maneira de superar o conflito, pois dessa maneira ele apenas será ignorado e produzindo seus efeitos. O confronto também é dispensado como postura da psicologia institucional. A atitude de explicitação de conflitos é apresentada como elemento de enquadramento para o trabalho do Psicólogo institucional. Essa atitude valoriza que o conflito seja apresentado e analisado em seus diferentes aspectos com vistas a solução. com esse enquadramento a Psicologia Institucional se apresenta como receptadora dos conflito na busca de soluções.
	
	
POR QUE CABE, SEGUNDO BLEGER, AOS MEMBROS DA INSTITUIÇÃO SEJA ELA ESCOLA, EMPRESA, AS SOLUÇÕES E DECISÕES APONTADAS PELO PSICÓLOGO CONSULTOR AO FAZER O DIAGNÓSTICO?
Resposta:	PORQUE ELES É QUE ESTÃO DIA A DIA CONVIVENDO COM A INSTITUIÇÃO E SERÁ PRODUTIVO ELES PRÓPRIOS BUSCAREM ALTERNATIVAS PARA RESOLVER SEUS PRÓPRIOS PROBLEMAS E NÃO ALGUÉM DE FORA. UMA VEZ DIAGNOSTICADO O PROBLEMA FICARÁ MAIS FÁCIL DE VISLUMBRAREM UMA SOLUÇÃO, POIS O MOMENTO MAIS DIFÍCIL É PERCEBER O QUE ESTÁ ACONTECENDO JÁ QUE POR SEREM MEMBROS DA INSTITUIÇÃO NÃO SÃO NEUTROS.
QUAL A IMPORTÂNCIA PARA BLEGER DO PSICÓLOGO SER UM CONSULTOR E NÃO FUNCIONÁRIO DA INSTITUIÇÃO PARA AJUDÁ-LA?
Resposta:	O PSICÓLOGO SENDO CONSULTOR TERÁ A POSSIBILIDADE DE SER NEUTRO E IMPARCIAL AO DIAGNOSTICAR A INSTITUIÇÃO.
PARA BLEGER A FUNÇÃO DO PSICÓLOGO NUMA INSTITUIÇÃO É TRABALHAR COM A PSICO-HIGIENE. A QUE SE REFERE? COMENTE SOBRE UMA DAS ESTRATÉGIAS PARA FAZER ESSE TRABALHO.
Resposta:	PROMOVER A SAÚDE E O BEM -ESTAR DOS INTEGRANTES DA INSTITUIÇÃO. UMA ESTRATÉGIA INTERESSANTE É O GRUPO DE SALA DE ESPERA ONDE PODE PARTICIPAR UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR (PSCÓLOGO, MÉDICO, ENFERMEIRO, ETC) E OS PACIENTES E ACOMPANHANTES QUE ESTEJAM NO MOMENTO COM ELES AGUARDANDO PARA A CONSULTA. A PARTICIPAÇÃO É VOLUNTÁRIA E TRAZ EFEITOS BENÉFICOS TAIS COMO DIMINUIR A ANSIEDADE, AUMENTO DE VÍNCULO COM OS PROFISSIONAIS ENTRE OUTROS.
Aula 2
O QUE É ANÁLISE INSTITUCIONAL PARA LAPASSADE?
Resposta:	É UM MÉTODO DE ANÁLISE OU DE INTERVENÇÃO DAS CONTRADIÇÕES DA REALIDADE SOCIAL QUE EXISTEM NAS ORGANIZAÇÕES. REVELA O LADO OCULTO DOS GRUPOS. CONSIDERA A ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL EM TRÊS NÍVEIS: DO GRUPO QUE É A BASE DA VIDA COTIDIANA, A DA ORGANIZAÇÃO QUE CONTÉM AS REGRAS, REGULAMENTOS E DA INSTITUIÇÃO QUE REPRESENTA O ESTADO , PAÍS COM TUDO QUE ESTÁ INSTITUÍDO (LEIS, REGRAS).
LAPASSADE DIFERENTE DE BLEGER CONSIDERA A INSTITUIÇÃO COMO O ESTADO, O PAÍS ONDE HÁ AS LEIS, NORMAS JURÍDICAS E POLÍTICAS QUE REGEM TUDO. QUAL DIFERENÇA ENTRE INSTITUIDO E INSTITUINTE?
Resposta:	INSTITUIDO - É TUDO AQUILO QUE O ESTADO DITA, OU UMA INSTITUIÇÃO TEM O PODER, LEIS DEVEM SER CUMPRIDAS. INSTITUINTE- AQUELE OU AQUILO QUE VAI CONTRA AO QUE É INSTITUÍDO. QUAL A DIFERENÇA DA PSICOLOGIA INSTITUCIONAL DE BLEGER E ANÁLISE INSTITUCIONAL DE LAPASSADE?
Resposta:	BLEGER SUGERE UM PSICÓLOGO CONSULTOR QUE POR NÃO TRABALHAR NA INSTITUIÇÃO É NEUTRO E IMPARCIAL AO FAZER UM DIAGNÓSTICO E LAPASSADE DIZ QUE A ORGANIZAÇÃO QUE FAZ AUTO-GESTÃO NÃO PRECISA DE NINGUÉM DE FORA.
	COMENTE E DÊ EXEMPLO DE UMA INSTITUIÇÃO PEDAGÓGICA INTERNA E UMA EXTERNA SEGUNDO LAPASSADE.
Resposta:	INTERNA: AS INSTITUIÇÕES PEDAGÓGICAS INTERNAS SÃO A DIMENSÃO ESTRUTURAL E REGULADA DAS TROCAS PEDAGÓGICAS (COM OS SEUS LIMITES- POR EXEMPLO, A HORA DE ENTRADA E SAÍDA DE CLASSE É UM ELEMENTO EXTERNO À CLASSE, REGULADO PELO GRUPO ESCOLAR)E CONJUNTO DE TÉCNICAS QUE SE PODE UTILIZAR NA SALA DE AULA COMO TRABALHO EM EQUIPE, ETC EXTERNA: AS DIMENSÕES PEDAGÓGICAS EXTERNAS SÃO AS ESTRUTURAS QUE PODEM SER UTILIZADAS FORA DA SALA DE AULA (COMO OS INSPETORES, DIRETOR, OS REGULAMENTOS)
O QUE É BUROCRACIA PARA LAPASSADE E O QUE É PRECISO REPROVAR NELA?
Resposta:	É UMA RELAÇÃO DE PODER QUE ULTRAPASSA TODA E QUALQUER RELAÇÃO, DE MODO QUE QUEM O DETÉM, PODE UTILIZÁ-LA PARA PERPETUÁ-LO. É PRECISO REPROVAR NELA A ALIENAÇÃO DOS INDIVÍDUOS, RETIRANDO-LHES O PODER DE DECISÃO.
Aula 3
1-O que seria um trabalho microssocial de instituição? 2-Como assim o desvio escolar sob o ponto de vista institucional? 3 -Teria como me explicar essa parte do texto "Forma definidas em relação à instituição estabelecida e ao comportamento dos transgressores em relação às normas de comportamento esperadas da igreja. Nesta análise começa-se por descrever uma ordem instituída e coercitiva à qual se opõem, às vezes, movimentos ditos instituintes que tentam derrubá-la para substituí-la por uma nova ordem." 4-Segundo Lapassade, há, então, uma convergência das microssociologias em torno de uma concepção construtivista de uma ordem social que se institui. O que seria uma convergência das microssociologias?
Resposta:	1-	Efetuar um trabalho microssocial de instituição significa avaliar o comportamento dos indivíduos e o quanto essas relações interferem no funcionamento da instituição. Aqui no caso, esse trabalho microssocial se refere à instituição escola e como o desvio escolar ocorre em função da relação professor-aluno. 2-	O desvio escolar sob o ponto de vista institucional deve ser compreendido como um sintoma social, como um sinal de que algo está errado no contexto social. Entretanto, o desvio é atribuído somente ao indivíduo que apresenta um comportamento que não foi estabelecido, por fugir de um padrão, ele é tido como o problemático. No que se refere à escola, é mais fácil responsabilizar o aluno, como sendo aquele que tem problemas, dificuldades, desvios de comportamento, do que o sistema educacional admitir que seu modelo está falido, que na verdade o fracasso na aprendizagem, não é do alunos, mas do modelo de educação vigente. 3-	O texto quer mostrar como são as relações entre instituído e instituinte presentes na dinâmica de todas as instituições. Para que uma instituição possa funcionar é preciso estabelecer normas e regras para regê-la e assim padronizar os comportamentos. O que fica estabelecido é o instituído. Quando o que foi estabelecido passa a não atender mais as demandas dos indivíduos, faz-se necessário mudar o que já existe, para criar outras possibilidades, mudanças na instituição, esse movimento é o instituinte. 4- Esse texto do Lapassade mostra que a ordem social estabelecida é coercitiva e arbitrária e que o desvio seria a consequência da desorganização social e do caráter patológico da sociedade, mas, ao mesmo tempo, ela(sociedade) descreve esse desvio como sendo resultado de uma construção interativa e localizada. No caso aqui, na relação professor-aluno. O comportamento, a interação deles resultaria numa convergência microssocial, ou seja, dessa relação ocorre a construção social do desvio.
QUAL O PERIGO DE ROTULAR OS ALUNOS COM DESVIOS ESCOLARES OU UM COLABORADOR NUMA EMPRESA?
Resposta:	ELES ATUAREM PARA CORRESPONDEREM AO RÓTULO QUE LHES FOI ATRIBUÍDO OU AS PESSOAS AO SEU REDOR OS VEREM COM AQUELE RÓTULO ATRIBUÍDO RELACIONANDO-SE A PARTIR DO MESMO, HAVENDO ENTÃO DISTORÇÃO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS. POR EXEMPLO NUMA ESCOLA AO RECEBER UM ALUNO DE OUTRA CLASSE QUE DIZEM QUE É PROBLEMÁTICO ASSIM COMO UM COLABORADOR VINDO DE OUTRO SETOR TAMBÉM COM ESSE MESMO RÓTULO LEVARÁ AS PESSOAS A VER E LIDAR COM ELES ASSIM.
Aula 4
QUAL A SEMELHANÇA SEGUNDO LAPASSADE DO DESVIO, RÓTULO E O QUE ACONTECE NA SOCIEDADE?
Resposta:	QUANDO O DESVIO OU RÓTULO ACONTECE NUMA INSTITUIÇÃO É CONSTITUÍDA UMA CLASSE SOCIAL COM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS, UM ESTIGMA DA MESMA FORMA COMO OCORRE NA SOCIEDADE, OU SEJA TEMOS GRUPOS DE PESSOAS QUE SÃO ROTULADAS E MUITAS VEZES POR ISSO POSTAS À MARGEM DA SOCIEDADE, ASSIM COMO OS LOUCOS, MORADORES DE RUA E OUTROS QUE MESMO NÃO SENDO MARGINALIZADOS DESSA FORMA SOCIAL SÃO DE OUTRA FORMA TAMBÉM
COMO QUANDO OS CHAMAM DE PROBLEMÁTICO OU HIPERATIVO. DE NENHUMA FORMA O DESVIO É BOM E SÓ ATRAPALHA INClUSIVE NOS RELACIONAMENTOS E POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO, VEMOS PESSOA NUM QUADRADO.
 QUAL OS DOIS SENTIDOS QUE A ANÁLISE INTERACIONISTA DEFINE A INSTITUIÇÃO?
Resposta:	COMO SISTEMA DE NORMAS ESTABELECIDAS QUANDO É ORIGEM DE CERTOS DESVIOS ESCOLARES E DE TRABALHO DE INSTITUIÇÃO QUANDO OS DESVIOS SÃO RESULTADO DA INTERAÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS. 
Aula 5
QUAIS AS INSTITUIÇÕES QUE FUNCIONAM COMO CATALISADORES SEGUNDO MARTIN - BARÓ? POR QUE SÃO CONSIDERADAS CATALISADORES?
Resposta:	A FAMÍLIA, A ESCOLA E A MORAL. ELAS SÃO CATALISADORES OU SEJA, ACELERAM A TRANSMISSÃO DA IDEOLOGIA SOCIAL PARA AS PESSOAS E ESTAS A INCORPORAM PSIQUICAMENTE, EM FORMA DE ATITUDES, COMO UM CONJUNTO PSICOLÓGICO DE CRENÇAS SOBRE O MUNDO. 
	QUANDO DIZEMOS QUE A ESCOLA TEM O PAPEL DE TRANSMISSÃO DA IDEOLOGIA DOMINANTE, ESTAMOS DIZENDO QUE O SEU PAPEL É O QUE ?
Resposta:	FORMAR CIDADÃOS COM OS PRINCÍPIOS DAQUELA SOCIEDADE, OU SEJA TODA ISNTITUIÇÃO, INCLUSIVE A ESCOLA PASSA O MODELO DO SOCIAL EM QUE ESTÁ INSERIDA, A FIM DE SER PARCEIRA À SOCIEDADE. É ATRAVÉS DAS INSTITUIÇÕES QUE GARANTIMOS A PERPETUAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE UMA SOCIEDADE. 
O QUE OS EDUCADORES PODEM FAZER PARA NÃO SEREM APENAS OS INSTRUMENTOS DE TRANSMISSÃO DA IDEOLOGIA DOMINANTE?
Resposta:	TER AÇÕES QUE LEVEM AO QUESTIONAMENTO E GEREM IDEIAS TRANSFORMADORAS. PROPONDO PRÁTICAS EM SALA DE AULA QUE POSSIBILITEM AOS EDUCANDOS REFLETIREM, QUESTIONAREM A IDEOLOGIA SOCIAL E PODER PROPOR MUDANÇAS E SE MODIFICAREM CONTRIBUINDO COM UMA SOCIEDADE MELHOR.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais