Buscar

AV PARCIAL SAUDE DA MULHER.1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 17/09/2017 22:48:29 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201551744526)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com a fisiologia da micção responda verdadeiro (V) ou falso (F)
		
	 
	A frequência urinária de um indivíduo deve variar de 3 a 7 vezes por dia e no máximo uma vez por noite.
	 
	A micção ocorre em três etapas: enchimento, relaxamento e contração.
	 
	A capacidade vesical funcional máxima é de 500 a 600ml. Num diário miccional de 24 horas essa medida é dada pelo maior volume urinado, que geralmente corresponde a primeira micção do dia.
	 
	O nervo hipogástrico é responsável pelo relaxamento da musculatura detrusora e uretral durante da fase de enchimento.
	 
	Durante a fase de esvaziamento vesical os nervos hipogástrico e pélvico estão atuando estimulando o relaxamento da musculatura detrusora e contração da musculatura do assoalho pélvico.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201551330996)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para que a gestação transcorra adequadamente, é importante que ocorram alterações anatômicas, bioquímicas e funcionais. Sobre o sistema endócrino da gestante, pode-se afirmar:
		
	
	O estrogênio, em conjunto com a HCG (gonadotrofina coriônica humana), atua nos ductos mamários preparando-os para a lactação.
	 
	A sobrevivência do corpo lúteo depende totalmente do hormônio HCG (gonadotrofina coriônica humana).
	
	São hormônios característicos da gravidez: progesterona, aldosterona e HCG (gonadotrofina coriônica humana).
	
	O HCG é um órgão que existe apenas durante a gravidez.
	
	A relaxina promove a retração das fibras de colágeno do colo uterino e dos ligamentos pélvicos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201551258878)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Gestante A.G.S., 19 anos, G1P0A0, comparece a consulta de rotina no ambulatório de obstetrícia no dia 30/07/11, apresentando data da última menstruação (DUM 29/04/11). Qual a data provável de parto (DPP) e Idade Gestacional, respectivamente, desta paciente?
		
	
	12/02/12; 15 semanas
	 
	06/02/12; 13 semanas
	
	06/01/12; 11 semanas
	
	12/01/12; 12 semanas
	
	12/12/12; 10 semanas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201551833178)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Resolução número 401 de 18 de agosto de 2011 do COFFITO resolve sobre a disciplina e especialidade profissional de Fisioterapia da Saúde da Mulher. Segundo o COFFITO, para o exercício da Especialidade Profissional em Fisioterapia na Saúde da Mulher é necessário o domínio de Grandes Áreas de Competência. A atuação do Fisioterapeuta Especialista em Saúde da Mulher se caracteriza pelo exercício profissional em todos os níveis de atenção à saúde, em todas as fases do desenvolvimento ontogênico, com ações de prevenção, promoção, proteção, educação, intervenção, recuperação e reabilitação da cliente/paciente/usuária. Reflita e indique quais dos seguintes ambientes listados a seguir correspondem à atuação do Fisioterapeuta Especialista Profissional em Fisioterapia na Saúde da Mulher: I Hospitalar; II Ambulatorial (clínicas, consultórios, centros, unidade ou núcleos de saúde); III Domiciliar e Home Care; IV Públicos; V Filantrópicos; VI Militares; VII Privados; VIII Terceiro Setor.
		
	
	Apenas os itens impares são corretos.
	
	Apenas os itens pares são corretos.
	 
	Todos são verdadeiros.
	
	Apenas os itens I, II, III e IV são corretos.
	
	Todos são falsos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201551330513)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A avaliação fisioterápica é fundamental para que possa ser traçado um correto plano terapêutico para o atendimento da gestante. Analise as afirmativas abaixo e indique as verdadeiras com V e as falsas com F.
		
	 
	Como a gestante enfrenta dificuldade no retorno venoso, com surgimento de varizes e edema nos membros inferiores, o fisioterapeuta deverá orientar sobre o uso das meias de compressão, realização de drenagem linfática manual e exercícios aeróbicos leves.
	 
	Praticamente todas as gestantes apresentam o seguinte padrão postural: alargamento da base de sustentação, hiperlordose lombar, hipercifose torácica, hiperlordose cervical, anteriorização da cabeça e rotação interna de ombros. O fisioterapeuta poderá intervir moderadamente na correção deste padrão, pois são compensações transitórias e pode haver luxação articular devido à frouxidão ligamentar causada pela relaxina.
	 
	A história clínica e investigação da localização da dor são fundamentais para que o fisioterapeuta possa diferenciar se há dor lombar, na cintura pélvica ou ambas. De todo modo, o diagnóstico funcional é que irá nortear qual a conduta a ser tomada pelo fisioterapeuta.
	 
	O aumento da motilidade da musculatura lisa e a compressão mecânica que o útero promove no intestino podem causar constipação intestinal. Cabe ao fisioterapeuta orientar sobre exercícios como a posição de quatro apoios associada à contração abdominal durante a expiração (desde que não haja risco para a gestante).
	 
	É possível que ocorra incontinência urinária (IU) durante a gestação, sendo o tipo mais comum a IU de esforço. Para que seja prevenido e tratado este problema, o fisioterapeuta deverá orientar a gestante a realizar contrações dos músculos do assoalho pélvico associadas à manobra de Valsalva e apnéia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes