Buscar

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO aula01 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 
CCT0257_A1_201707054827_V2
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: MARCELLO ICARO DA SILVA LIMA 
	Matrícula: 201707054827
	Disciplina: CCT0257 - FUND.DE SIST.DE INF.  
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Em relação a Teoria dos Sistemas, marque a opção INCORRETA: 
		
	
	
	
	
	Os subsistemas são partes de um sistema maior que podem ser formados por outros subsistemas (hierarquia de níveis). 
	
	
	Sistema interage com o seu ambiente. As empresas e os sistemas de informação são sistemas abertos, pois sofrem influências (positivas ou negativas) de seu ambiente (clientes, fornecedores, entidades governamentais e etc.) e influenciam o meio ambiente com suas ações. 
	
	
	A Tecnologia da Informação (TI) pode ser entendida como o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação, ou seja, o  conjunto de recursos não humanos que desempenha uma ou mais tarefas de processamento das informações do SI tal como coletar, transmitir, armazenar, recuperar, manipular e exibir dados. 
	
	
	O sistema adaptável é capaz de sofrer mudanças (internas em seus componentes, nas entradas e/ou saídas) em resposta a mudanças no ambiente. Um sistema de informação deve ser o mais adaptável possível.
	
	
	Sistema simples possui muitos elementos altamente relacionados e interconectados. Um sistema de informação é altamente complexo, uma vez que as partes são complexas e com muitas interconexões.
	
	
		2.
		O seguinte elemento representa o monitoramento e avaliação do feedback, determinando se o sistema está atingindo o seu objetivo. 
		
	
	
	
	
	processamento
	
	
	saída
	
	
	entrada
	
	
	controle
	
	
	realimentação
	
	
		3.
		Controle e desempenho de sistemas: Um sistema necessita ser constantemente monitorado de forma a avaliar se o seu nível de desempenho se mantém estável ao longo do tempo e de suas inúmeras execuções. É correto, apenas, o que se afirma em: 
I Um sistema é dito eficaz se eventualmente atinge seus objetivos. 
II O desempenho de um sistema de informação é medido pela sua velocidade. 
III Um sistema é dito eficiente se é eficaz, ou seja, se atinge seus objetivos e o faz com o menor uso de recursos possíveis. Em se tratando de um sistema de informação, os recursos são tempo de processamento e uso de memória dentre outros. 
IV Em tese, um sistema deve manter de forma estável o seu nível de desempenho ou eficiência. 
		
	
	
	
	
	I, II e IV
	
	
	I e III
	
	
	II, III e IV
	
	
	I e II
	
	
	III e IV
	
	
		4.
		"São sucessões de fatos brutos, que não foram organizados, processados, relacionados, avaliados ou interpretados, representando apenas partes isoladas de eventos, situações ou ocorrências. Constituem as unidades básicas, a partir das quais as informações poderão ser elaboradas ou obtidas. " O parágrafo acima melhor define qual das opções abaixo: 
		
	
	
	
	
	Sistemas
	
	
	Conhecimento
	
	
	Dados
	
	
	Metadados
	
	
	Informação
	
	
		5.
		Um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que coletam, transformam e disseminam informações em uma organização é a definição de:
		
	
	
	
	
	sistema
	
	
	dado
	
	
	informação
	
	
	sistema de informação
	
	
	processamento
	
	
		6.
		Um conjunto de elementos inter-relacionados, cada qual desempenhando uma função, para, de forma integrada e coordenada, contribuir e garantir que o objetivo do sistema seja atingido é a definição de
		
	
	
	
	
	dado
	
	
	sistema de informação
	
	
	sistema
	
	
	informação
	
	
	processamento
	
	
		7.
		Classificação de Sistema - Os sistemas podem ser classificados conforme o ambiente, de diversas maneiras. Assinale "VERDADEIRO" ou "FALSO" para cada um dos conceitos básicos apresentados:
1. Adaptável - Não-adaptável  
2. Estável - Dinâmico   
3. Permanente - Temporário 
4. Aberto - Fechado  
5. Simples - Complexo
(   ) Aberto - Fechado => Interage com o seu ambiente / Não possui interação com o ambiente.
(   ) Simples - Complexo => Possuem alguns poucos  componentes / Possui muitos elementos altamente relacionados e interconectados. 
(   ) Adaptável - Não-adaptável => As mudanças no ambiente resultam em pouca ou nenhuma alteração no sistema / Sofre rápidas e constantes mudanças em decorrência de mudanças no ambiente.
(   ) Estável - Dinâmico => É capaz de sofrer mudanças em resposta a mudanças no ambiente / Não é capaz de mudar em resposta a mudanças do ambiente.
(   ) Permanente - Temporário => Existe por um período de tempo relativamente longo / Existe por um período de tempo relativamente curto.
 
		
	
	
	
	
	V, F, V, F, V
	
	
	F, F, F, V, V
	
	
	F, V, F, V, F
	
	
	F, F, V, V, F
	
	
	V, V, F, F, V
	
	
		8.
		Os componentes de um Sistema de Informação, segundo James A. O´Brian, são:
		
	
	
	
	
	Informação / Hardware / Software / Logística / Internet
	
	
	Tecnologia / Operações estratégicas / Vantagem competitiva / Internet
	
	
	Pessoas / Hardware / Software / Logística / Internet
	
	
	Tecnologia / Armazenamento de dados / Informação / Conhecimento / Internet
	
	
	Pessoas / Hardware / Software / Dados / Redes

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais