Buscar

PROINTER PARTE II POSTAR 30 05 17

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROJETO INTERDISCIPLINAR
APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE 
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
PROINTER I
GUARULHOS
2017
MARLENE DE CICCO NASCIMENTO - R.A. 1263471396
CLODOALDO MARIANO – R.A. 0858630849
PROINTER I
PROJETO INTERDISCIPLINAR, APLICADO AO 
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
 LOGÍSTICA, PROINTER I, disciplinas Técnicas
de Negociação, Comportamento Organizacional, 
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Empreendedorismo, Ética e Relações 
Humanas no Trabalho, solicitado pelo 
Tutor Presencial Rodrigo Pires Lopes e 
Tutor On-line Henrique Guerra Pereira Meira.
GUARULHOS
2017
1. INTROTUÇÃO
No Brasil 98% das empresas existentes são as chamadas “micro e pequenas empresas”, Segundo DORNELAS (2001), representando 21% do produto interno bruto (PIB) nacional e nada menos do que 52 % dos trabalhadores de carteira assinada do país estão empregado nelas. Os números surpreendem e mostram a força que pequenos negócios desempenham no cenário brasileiro.
O objetivo do nosso estudo é pesquisar, analisar e conhecer uma das pequenas empresas instalada em nossa Cidade Guarulhos, a DAVEX LOG SOLUÇÕES DE TRANSPORTE, representada por seu fundador Damião Silva Júnior.
A a análise e dados de um pequeno negócio, bem como suas ações de melhoria continua em busca de conquistar espaço no mercado competitivo, tendo em vista o crescimento e ampliação do negócio.
O estudo em questão sera baseado na entrevista a seguir.
2. ETAPA I – PESQUISA DE CAMPO
2.1 ENTREVISTA
Nome da Empresa: DAVEX LOG LTDA
Endereço: Rua Brigadeiro Lima e Silva, 708
Cidade: Guarulhos 
Estado: São Paulo
Ramo de Atividades: Transportadora Produtos e/ou serviços: Transporte 
Data de Inicio das atividades: 2014 
Entrevistado: Damião Silva Júnior
1 - Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?
R: O desemprego, e com 3 filhos na idade escolar para sustentar, acabei me lançando em um novo desafio.
2 - Existem outros empreendedores em sua família?
R: Não, até o momento, porém, pretendo ensinar esse caminho aos meus herdeiros.
3 - Sua idéia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?
R: Não, conforme mencionei, foi em meio a uma crise de desemprego, eu tinha 2 opções me prostar ou ir avante, então, optei pelo empreendedorismo e não me arrependo.
4 - Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
R: Superior em Administração. Foi extremamente importante, uma vez que muito do que eu aprendi, aplico hoje em meu dia a dia como empreendedor.
5 - Porque muitos Profissionais têm medo de se arriscar em um empreendimento?
R: Por medo de errar, por medo de desafios, por não querer sair da zona de conforto, insegurança.
6 - Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?
R: Sendo uma grande Transportadora, reconhecida no mercado, estou trabalhando para isso.
7 - De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?
R: Em tudo, pois, precisamos desses dois fatores para ter um bom ambiente de trabalho e respeito de uns para com os outros é primordial.
8 - Como você encontrou a oportunidade de empreender?
R: Com o meu conhecimento, e verdadeiros amigos que tinha adquirido na empresa onde trabalhava.
9 - Como você avaliou esta oportunidade?
R: Única, um risco que mudaria minha vida.
10 - Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique.
R: Não tinha nenhum plano de negócios, até que comecei arrumando consultoria para empresas, e ganhava comissão encima disso. Não tinha a menor pretensão de abrir uma Transportadora, mas, a necessidade e a vontade de conquistar novos desafios e aprimorar os meus conhecimentos, me levaram a entrar de cabeça no planejamento de montar meu próprio negócio.
11 - Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?
R: Era gerente operacional / comercial de uma transportadora.
12 - Quais são suas forças e fraquezas?
R: Como forças eu tenho a alegria e minha fé. Já como fraquezas, eu sou ansioso e estressado.
13 - Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio?
R: Não tive e nem tenho nenhum sócio até o presente momento, isso não quer dizer que nunca terei, porém, no momento eu toco o meu negócio “sozinho”, com a ajuda de pessoas qualificadas que trabalham comigo.
14 - O que significa ter ética nos negócios para você?
R: Respeito e educação são obrigações, cuidado, zelo e perícia são imprescindíveis.
15 - Quais os recursos econômicos/financeiros você precisou para iniciar o negócio?
R: Três caminhões e 5 motos.
16 - Onde e quando obteve estes recursos?
R: Recebi como pagamento da rescisão, da empresa anterior.
17 - Quando e como obteve o primeiro cliente?
R: Minha esposa aprendeu sozinha como participar de pregões e como tirar documentações. Assim participamos de um e ganhamos.
18 - Qual foi o momento mais crítico do negócio? Como foi superado?
R: Quando precisei investir na empresa e não tinha da onde tirar. Amigos emprestaram dinheiro
19 - Qual é o lado positivo e o negativo de se tornar um empreendedor?
R: Positivo - A satisfação de ter conseguido e ter um padrão de vida confortável.
Negativo - É a preocupação com tudo e com todos, porque depois que monta um negócio, você tem que pensar em você e em seus funcionário.
20 - A carreira como empreendedor afetou sua família de alguma forma?
R: Não, pelo contrário, nos unimos como uma equipe que tem dado certo e um ajuda o outro para o bem da empresa.
21 - Você faria tudo isso novamente? Porque?
R: Sim, por que tenho fé e força de vontade e sei que iria conseguir.
22 - Que conselhos você deixa para uma pessoa que deseja se tornar um empreendedor de sucesso?
R: Com força de vontade e desempenho, e não perder as esperanças que um dia vai dar certo. Colocando Deus em primeiro lugar em tudo e não deixando de satisfazer e atender bem aos clientes que, por sinal, são o grande motivo do nosso negócio.
2.2 OBSERVAÇÕES RELEVANTES SOBRE A ENTREVISTA
A importância da atividade empreendedora no Brasil vem ganhando impulso desde a década de 1990. O Brasil é considerado um dos países que possuí uma das mais altas taxas de empreendedorismo total (TEA) e a atividade empreendedora tem sido apontado como geradora de emprego e renda para o país.
De acordo com Dornelas (2008, p.1)
Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades.
Segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), há várias formas de motivar uma atividade empreendedora,pode ser pela necessidade ou pela oportunidade e fatores como o crescimento da economia e o mercado de trabalho podem ser determinantes na indicação dos motivos para se empreender. No caso da Davex Log, através da entrevista realizada, percebe-se que o desemprego foi o impulso para a independência profissional.
De acordo com Damião – Diretor Presidente da Davex Log, essa oportunidade junto com sua fé, experiência profissional e conhecimento, contribuíram para a formação da empresa. O sucesso do empreendimento foi garantido com muita dedicação, desempenho e amigos dispostos a ajudar.
3. ANÁLISE DE IDÉIAS SOBRE EMPREENDEDORISMO
Segundo Marcelo Nakagawa (2004), do Centro de Empreendedorismo Insper “nem sempre a oportunidade pode estar relacionada a dar resposta para o problema do maior número de pessoas, muitas vezes, fazer algo mais específico pode gerar sucesso, como por exemplo, criar butiques, pequenos negócios que não crescerão, mas vão oferecer um produto muito diferenciado para
um nicho bem específico de mercado. No caso da DAVEX, o empreendedor Damião não mediu esforços para atender e agradar a demanda servicos da area de entregas, sempre pensando positivo e grande, para que o negócio fosse expandido cada vez mais.
Outros não estão interessados na oportunidade mais lucrativa do mundo e há ainda os que não querem criar um negócio muito inovador, apenas um modelo tradicional que ofereça um produto de altíssima qualidade.
Por mais que você encontre a melhor oportunidade de negócio considerando os aspectos internos, se isso não estiver fortemente associado as suas paixões pessoais, as suas motivações intelectuais e a sua capacidade de realização, a idéia tende a não representar a melhor idéia para o seu perfil empreendedor. Várias boas oportunidades não dão certo, não em função da idéia em si, mas de quem estava empreendendo. Trabalhar muito por algo que não o inspire e motive não o levará muito longe.
As oportunidades de negócio estão à nossa volta, à espera de um empreendedor capaz de as identificar e de	as aproveitar.
Numa primeira fase todas as idéias são vagas, contudo através de uma análise cuidadosa o empreendedor consegue dar forma à idéia e desenvolvê-la.
No caso do senhor Damião Silva Junior, o que o motivou a ser um empreendedor foi o seu conhecimento, o desemprego, seus três filhos pequenos para sustentar e amigos verdadeiros que acreditaram e o incentivaram a transformar cada dificuldade em uma grande oportunidade, afinal, ser um empreendedor seria um risco que mudaria sua vida por completo. 
Este processo é continuo e cria assim um ciclo, uma vez que se tem a idéia visando a oportunidade, traça-se um plano de negócios e começa a fase de qualificar e obter recursos, por fim, com o empreendimento já estabelecido bastaria gerenciar o negócio, porém, para uma mente empreendedora este ciclo recomeça buscando inovações para o negócio e crescimento no mercado, a 
FIGURA 1 demonstra este ciclo começa e não termina no negócio estabelecido.
FIGURA 1: CICLO INFINITO DO EMPREENDEDOR
FONTE: Dos autores 2015
4. ANÁLISE SWOT
Análise Swot é uma técnica muito eficaz de mapeamento das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do empreendimento. [1: O nome, SWOT, é uma sigla que significa Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por essa razão, o exercício também é conhecimento como análise/matriz FOFA, em português.]
FIGURA 2: ANÁLISE SWOT
FONTE: Portal Administração (web)
A ferramenta possibilita a avaliação do grau de desempenho, indicadores que permitem conclusões pormenorizadas sobre a eficácia do aparato que personifica as atividades da organização, possibilitando o alinhamento dos resultados com os propósitos estratégicos. Muitos negócios não alcançam a dimensão que poderiam ou simplesmente deixam de existir por falta de uma visão estratégica e realista do ambiente de atuação.
A realização da análise SWOT viabiliza ampliar essa perspectiva. Entre os benefícios de sua aplicação se evidenciam a melhoria no conhecimento sobre o negócio, uma vez que podem surgir característica ou competências até então despercebidas, e a possibilidade de refinar a compreensão sobre o mercado, elementos verdadeiramente úteis em termos de competitividade.
Assim, podemos concluir que forças e fraquezas correspondem ao aspecto interno da empresa, fatores que devem ser assimilados pela gestão. Já as oportunidades e ameaças estão relacionadas com o ambiente externo e, portanto, abrangem manifestações, exigências ou transformações fora de controle, cujo entendimento é essencial para o planejamento das estratégias. Temos, então, que os ajustes constantes impostos pelas pressões do mercado geram a necessidade de recorrer a recursos como a Análise SWOT, tanto para consolidar as iniciativas em andamento quanto para criar alternativas de melhoria. Neste contexto, conservar o pódio significa conjugar capacidades e adversidades, buscando distinguir e absorver o máximo que as possibilidades podem oferecer. De natureza seletiva e inexorável, a competitividade impõe que cada passo decorra da análise criteriosa das circunstâncias e de certa prudência nos procedimentos, no sentido de produzir conhecimentos e experiências antes de resultados em definitivo.
4.1 FORÇAS
Qualificação: A DAVEX LOG trabalha com o mais alto nível de seriedade e confiança, dentro todas as licenças e autorização na qual é necessário para atuar no ramo farmacêutico.
Segurança: Gerenciamento de risco próprio, resultando um dos menores índices de sinistralidade. Serviço de vigilância 24 hrs e estrutura de segurança predial.
Sustentabilidade: Preocupação com o meio ambiente, o consumo consciente de recursos naturais e comprometimento com projetos de reciclagem.
4.2 OPORTUNIDADES
Um mercado que não entra em Crise: Sabemos que o setor de medicamentos nunca está em crise, até mesmo porque as pessoas utilizam remédios contínuos ou não ao longo da vida, então, podemos dizer que, o transporte de medicamentos nunca ficará escasso, pois, há sempre uma demanda a ser entregue aos clientes.
4.3 FRAQUEZAS 
Marketing da empresa: A fraqueza da empresa está nas propagandas, pois, no momento há apenas banners em veículos e panfletos internos.
4.4 AMEAÇAS 
Concorrentes: A maior ameaça são os concorrentes.
 Verba pública: Boa parte do faturamento vem das verbas públicas. Quando a verba não é repassada para os órgãos responsáveis pelo pagamento das licitações, atrapalham o faturamento da empresa.
 Leis: Desfavoráveis, como por exemplo, a que restringe o trafego de caminhões em horário de pico tem sido uma grande ameaça, impossibilitando maior rapidez, podendo atrasar algumas entregas e os locais restritos da Cidade de São Paulo, onde não se pode mais circular com veículos acima de 1 Tonelada (Ex: Brás, Pari, Centro de SP). 
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A PESQUISA DE CAMPO
Diante do relato exposto neste trabalho, constatamos que a criação da DAVEX LOG como empreendimento na área de transportes com foco em carga farmacêutica foi feita de forma organizada, tendo desde o começo pessoas negociando fretes para os iniciais três caminhões de forma efetiva.
O mercado de transporte de produtos farmacêuticos é bastante especifico e peculiar, exige licenças especiais junto à Agencia Nacional de vigilância Sanitária (ANVISA), tornando assim a competitividade e concorrência bem menor.
No que tange a tecnologias, equipamentos e segurança, o conhecimento do senhor Damião fez com que a DAVEX LOG obtivesse vantagem, pois, devido ter experiência como empregado de transportadora no passado, hoje ele pode aprimorar estas áreas, apontando-as como diferencial para seu negócio. 
Percebemos que, ao mesmo em tempo que o prazo de entrega é um ponto forte da DAVEX, o fato de São Paulo ser uma cidade cheia de restrições a caminhões tem sido um desafio para o cumprimento do Lead Time.
A DAVEX LOG mostra-se uma empresa familiar e com vículos de amizades fortes, o que pode ser vantajoso, haja vista que, estreita os laços aumentando confiança e respeito, porém, também é um risco, uma vez que a familiaridade pode atrapalhar o profissionalismo.
Licitações são uma forma segura de se conquistar serviço, mas, é um perigo tê-las como única forma de negociação. 
Por fim, fica claro que o empreendimento tem potencial para tornar-se uma transportadora sólida e competitiva no mercado, formular um plano de negócios para seu crescimento é um desafio possível e necessário.
6. ETAPA ll – PLANO DE NEGÓCIOS
No mercado desde 2014, a DAVEX LOG posiciona-se no segmento de logística e transportes, com uma estratégia de negócios que visa a agregar de valores aos seus clientes, gerenciando parte ou todas as atividades da cadeia de suprimentos relacionadas à gestão de materiais e/ou sua distribuição, oferecendo com agilidade e segurança, serviços qualificados em conformidade e adequação às exigências
e necessidades do transporte, com preços competitivos e atendimento diferenciado.
A sua administração é baseada em uma uma visão moderna e com análise de perspectivas futuras, investimento em tecnologia de ponta e muito foco em supercar as expectativas dos clientes, com um bom preço, porém, sem perder a qualidade, o objetivo da DAVEX é suprir com competência todas as necessidades exigidas pelo mercado.
6.1 PRODUTOS E SERVIÇOS
Serviços:
Entregas urgentes realizadas no prazo máximo de 24 horas no modal aéreo e rodoviário na capital de SP;
Distribuição, completa ou fracionada em São Paulo e Interior;
Acompanhamento e controle do status das entregas, posicionando ao cliente na medida do possível em tempo real, sobre qualquer tipo de ocorrência e ou finalização das entregas;
Atendimento por profissionais específicos que gerenciam com exclusividade todo o processo;
Definição de procedimentos e fluxo de informação junto ao cliente;
Tratativa de devoluções e logística reversa.
Produtos:
Conferência de cargas através de coletores;
Conferência das etiquetas dos produtos através do sistema de leitura por código de barras, o que proporciona agilidade na entrada de dados, reduz erros de digitação, evita problema de trocas e inversões de volumes, permite maior velocidade no fluxo de mercadorias e garante a satisfação do cliente.
Rastreamento e Gerenciamento de risco para as cargas com maior valor agregado ou que necessitam de tal procedimento;
Relacionamento com o cliente (departamento de SAC).
Na Davex, realizamos um investimento, de um software integrado de gestão, especializado no segmento de transporte de cargas rodoviárias, que nos possibilita o gerenciamento de todos os processos. 
6.2 MERCADO E CONCORRENTES
Setor
O atual quadro que esta fixado no mercado de transportes brasileiro, tem apresentado muitas limitações em relação à expansão e ao crescimento economic do País, sendo de grande importância o setor de transportes, pois, sem esse sistema os produtos não chegariam aos seus consumidores finais e as indústrias também não teriam material-prima e nem condições de escoar a sua produção.
Tendências do setor
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), após levantamento elaborado em 2014, identificou que existe mais de 1 milhão de trabalhadores devidamente cadastrados como transportadores de carga no RNTC (Registro Nacional de Transportadores de Cargas). Através desta pesquisa, podemos identificar a importância do setor como força matriz do progresso nacional. 
Sabemos que ainda há muitas melhorias a serem realizadas, não só no que se refere a investimentos para ampliação do mercado, mas em infraestrutura e tecnologia, processos para reduzir o tempo de entrega de mercadorias e garantir o acompanhamento e o monitoramento de todas as etapas do transporte.
Perfil dos Clientes
O perfil dos consumidores são diversos, bastante heterogêneo, ou seja, são vários perfis diferentes, alguns apresentam maior urgência nas entregas por tartar-se de encomendas que exige maior agilidade e outros nem tanto, dessa forma são atendidos por empresas de grande, médio e pequeno porte, além de pessoas físicas que necessitem transportar bens pessoais (a chamada courier).
Principais competidores
Nossa localização é em Guarulhos, portanto, nossos principais competidores no mercado são empresas que já estão estabelecidas no mercado, como as empresas IBL Logística, Transportes Pajuçara, Transmagna , GAT Logística e diversas outras.
6.3 MARKETING E VENDAS
Analisando o mercado, é possível adaptar-se as suas constantes mudanças e identificar suas tendências, por meio de um Plano de Marketing os resultados a serem alcançados podem ser definidos, assim como as ações para se atingir a competitividade. 
É importante ressaltar que o treinamento do profissional de marketing tem que ser constante e objetivo, com isso em mente, o setor comercial da DAVEX terá como plano de Marketing e vendas as seguintes diretrizes:
Tele-vendas
Utilizar-se do Network dos profissionais envolvidos, buscando novos e antigos clientes através de ligações telefônicas.
Marketing digital:
Utilizar dos meios digitas de comunicação para a divulgação dos benefícios de se contratar a Davex Log, através de e-mail e outros programas/aplicativos de mensagem eletrônica.
Web site
Criar e manter atualizado um Web Site para a Davex, com detalhes dos serviços oferecidos e opções de interação do cliente com o transportador.
Controle de entregas
Oferecer opção de envio do comprovante via Web Site.
Cliente fidelidade
Disponibilizar aos parceiros vantagens como descontos, menor prazo de entrega, brindes, cortesias e outros para clientes assíduos;
Pós vendas
Criar um serviço de pós venda, aonde o cliente é contatado após o serviço concluído, neste contato o cliente poderá avaliar o service através de uma pesquisa de satisfação. O foco será a a garantia que em futuras negociações.
6.4 ANÁLISE E ESTRATÉGICA
Diante do que foi avaliado na “Análise Swot” e o que foi identificado em “Mercado e Competidores” e “Marketing e Vendas” , cabe agora uma reflexão sobre as futuras estratégias para o crescimento e consolidação da Davex no mercado de transportadoras.
Enfatizando que o mercado de transporte é muito competitivo e está repleto de empresas já consolidadas, então o que fazer para crescer?
Especializar-se é a resposta.
Como no inicio a Davex já tem focado suas atividades em licitações e transportes, a estratégia a ser seguida deverá focar nas atividades a seguir:
Providenciar treinamento para todos os colaboradores, apresentando e aplicando o plano de negócios definido;
Analisar a concorrência, preços e prazos;
Providenciar constante treinamento para as equipes de Marketing e Operacional;
Equipar os veículos e adesivá-los com o logotipo, nome, site e telefone da Davex Log e utilizar também do logotipo da ANVISA, destacando o foco neste mercado.
6.5 PLANO FINANCEIRO
O fluxo de caixa é um instrumento que possibilita o planejamento antecipado as ações necessárias e o modo de agir para alcançar seus objetivos e metas estratégicas, principalmente do controle dos recursos financeiros de uma empresa, o que o torna indispensável para um eficaz modelo de gestão financeira. 
Trata-se um instrumento essencial para que a empresa possa adquirir controle sobre o dinheiro disponível ou que tem a receber e aplicá-lo correta mente, promovendo, assim, redução das despesas financeiras e, consequentemente, maiores lucros. É de fundamental importância no controle dos recursos financeiros da empresa, na medida em que possibilita um planejamento mais eficaz para o próximo período, além de controlar o fluxo de entradas (recebimentos) e saídas (pagamentos).
Para Yoshitake e Hoji (1997), o fluxo de caixa é uma estratégia que os benefícios ao longo do tempo. Sua gestão visa fundamentalmente manter certo nível de liquidez imediata para fazer frente à incerteza associada ao fluxo de recebimento e pagamento.Com a implantação do fluxo de caixa, a empresa visa em curto prazo adquirir mais controle, agilidade e segurança em suas atividades financeiras.
Abaixo uma ilustração da planilha utilizada por Damião, atualmente quem controla o fluxo de entradas e saídas da Davex.
Foi implantado também a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), que serve para informar os resultados da empresa (lucro ou prejuízo) em um determinado período. Com base no fluxo de caixa elaboramos mensalmente da DRE da DAVEX, com isso podemos saber o seu desempenho economico. Também é essencial no desenvolvimento da gestão financeira da empresa, pois através dele pode-se verificar se a empresa teve lucro ou prejuízo e, com isso, planejar as decisões a serem tomadas no próximo período. 
O DRE apresentado refere-se ao ano de 2015. Através dele, verifica-se que a empresa teve um valor de receitas média ficou acima que os gastos ocasionados neste período. Portanto, a
empresa obteve lucro em torno de R$590 mil reais.
Concluímos com a observação que nos leva a enxergar a DAVEX LOG como uma future grande empresa, pois, além dos futuros investimentos, o seu fundador Damião possui uma grande visão de empreendedor e inovador, sempre em busca de atualizar sua empresa em relação ao mercado e com muita garra sempre atrás de novos negócios e relacionamentos.
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
AZEVEDO, Carlos E.; HENRIQUE, Raquel de O. Desafio Profissional de técnicas de Negociaçã e Comportamento Organizacional. [Online]. Valinhos, 2014, p.
01-10. Disponível em: <www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em Mar. 2017
DORNELAS, José D.: Empreendedorismo transformando idéias em negócios. –
4. Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos – Apresentação ABNT. Disponível em:< 
www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html
>. Acesso em Mar. 2017.
8. REFERÊNCIAS SITOGRAFICAS
ENSINO PORTAL.: Disponivel em: 
http://www.ensino.eb.br/cpeceme/docs/informativos/Brasil-FormaEReformaDoEstado/ANALISE_DO_SETOR_TRANSPORTES.pdf>.
 Acesso em Mar. 2017
MOKUSEN, Disponível em: < https://mokusen.wordpress.com/tag/swot/ >. Acesso 
em Mar. 2017
NAKAGAWA, Marcelo N.: Disponível em: 
http://canaldoempreendedor.com.br/empreendedorismo-categorias/como-analisar- uma-oportunidade-de-negocio/ >. Acesso em Mar. 2017
Disponível em: www.querarriscarmais.com >.Acesso em Mar. 2017
Disponível em: www.portal-administracao.com/2014/01/analise-swot-conceito-e-aplicacao.html >.Acesso em Mar. 2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais