Buscar

trabalho RH

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2
TRABALHO
DE 
TELECOMUNICAÇÕES
Resumo do Capítulo 2 do livro
MODULAÇÃO EM FREQUÊNCIA
 
Escola Técnica de Brasília – ETB
Curso: Técnico em Telecomunicações
Professor: Adriano
Turma: 2º O Telecom
Aluno: Enos Coelho, Rafael Jaime, Antônio, João 
RESUMO
CAPÍTULO 2
MODULAÇÃO EM FREQUÊNCIA – FM
	A modulação em freqüência foi desenvolvida originalmente para combater o ruído que ocorria com sinal, quando se utilizava da modulação em amplitude. Ao fazer a modulação em freqüência de uma portadora, a informação é enviada na portadora variando a sua freqüência com a amplitude se mantendo constante. Quando recebida, antes da demodulação, as variações de amplitude são eliminadas sem afetar a informação que existe nas variações de freqüência, eliminando, dessa forma, qualquer ruído.
A portadora não modulada é descrita como:
				
O sinal de áudio ou de modulação é descrito como:
				
A freqüência da portadora f varia em torno de uma frequência fe
				
A onda modulada em freqüência terá a seguinte descrição:
				
O desvio de freqüência é:
				
Onde a oscilação da portadora é igual a 2 x desvio de freqüência.
Índice de modulação é indicado por:
				
Onde Δf é o desvio de freqüência. 
	A FCC dos Estados Unidos requer que a modulação em freqüência seja utilizada como técnica de modulação para faixa entre 88MHz e 108MHz, que é conhecida como faixa de transmissão FM. É também obrigatória para parte de áudio da faixa de transmissão de sinais de televisão. O desvio máximo de freqüência estabelecido pela FCC é de 75MHz para estações de transmissão FM e de 25MHz para porção sonora de transmissão de televisão.
Modulação percentual é expressa em:											
Bandas laterais: duas freqüências laterais para cada freqüência de modulação.
	O número de freqüências laterais que contém uma significativa quantidade de potência, e portanto a largura de banda real do sinal FM, é dependente do índice de modulação da onda modulada Δf/fa.
Freqüência central e alocações da largura de banda:
				
	Adicionalmente a esta combinação de faixa larga e faixa de segurança (200kHz), são atribuídos apenas canais alternativos dentro de uma determinada área geográfica.	
	
	Razão de desvio é o índice de modulação de pior caso, onde o desvio máximo de freqüência permitido e a freqüência de áudio máxima permitida são utilizados.
				
									
FM de Faixa Estreita versus FM de Faixa Larga
			
	Muitas das vantagens obtidas com FM de faixa larga, como a redução de ruído, não são disponíveis em FM de faixa estreita, porém, seu uso ainda é mais vantajoso que a modulação em amplitude. Um motivo é que com FM de faixa estreita ( bem como com FM de faixa larga) a potência contida na freqüência da portadora diminui com o aumento da modulação de modo a termos a situação desejável de colocar a potência onde se encontra a informação.
	No Receptor e transmissor de FM, além do circuito de demodulação ser diferente, possui ainda um bloco denominado limitador e um denominado rede Dê-ênfase no receptor FM.
	O limitador tem como função, cortar todas as variações em amplitude que possam existir no sinal quando atinge esta parte do sistema. Este corte remove qualquer ruído AM que possa ter se tornado parte do sinal.
	A rede Dê-ênfase que aparece no diagrama em bloco dos receptores FM é apenas metade de um sistema que consiste de uma rede Pré-ênfase e Dê-ênfase. A Pré-ênfase faz com que o conteúdo da informação em alta-freqüência do sinal de áudio no transmissor seja amplificado mais do que a informação em baixa freqüência e a Dê-ênfase compensa isto reduzindo o ganho do sinal de áudio de alta-freqüência.
	O excitador é aquela do transmissor FM onde ocorre a modulação. Existem dois tipos de técnicas para a geração de um sinal FM chamadas de método direto e método indireto.
Modulador de Reatância e Transistor
				
	
Modulador a Válvula de Reatância
		
	
No modulador a diodo varactor, a capacitância do diodo varactor varia com a sua polarização, que é determinada por Vcc e o sinal de entrada de áudio.
	
	A descrição modulada de um sinal de freqüência é:
			
	A freqüência é:
				
	Qualquer meio que multiplique a freqüência do sinal FM por S produzirá um sinal novo com um desvio de freqüência se S Δ f.
			
			
Assim,
			
com uma nova freqüência central de Sfp antigo
	Algumas vezes torna-se necessária ser capaz de ajustar a freqüência do sinal modulado sem afetar o desvio de freqüência. Isto pode ser conseguido misturando ou fazendo a heterodinização.
	A diferença entre heterodinização e multiplicação é que, no primeiro, o ângulo senoidal é somado ou subtraídode, ao passo que um multiplicador faz a multiplicação do ângulo senoidal por algum fator.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais