Buscar

RESUMO texto cinco notas a proposito da questão social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO
 “CINCO NOTAS A PROPÓSITO DA QUESTÃO SOCIAL”
Autor: José Paulo Netto- p. 41 até p.49
Alessane Viana Segala- Fundamentos 3 
Professora: Andressa Bernadon
 *Na agenda contemporânea do Serviço Social brasileiro, a “questão social” é o ponto saliente.
 * Assim, a atualidade da “questão social” se põe tanto para os assistentes sociais de campo quanto para aqueles que se ocupam, especialmente na academia, com a formação das novas gerações profissionais e com a investigação da realidade social.
A expressão “questão social” surge para dar conta do fenômeno mais evidente da historia da Europa Ocidental que experimentava os impactos da primeira onda industrializante, iniciada na Inglaterra no último quartel do século XVIII: tratava-se do fenômeno do pauperismo. Com efeito, a pauperização (nesse caso, absoluta) massiva da população trabalhadora constituiu o aspecto mais imediato da instauração do capitalismo em seu estágio industrial concorrencial e não por acaso engendrou uma copiosa documentação.
A designação desse pauperismo pela expressão “questão social” relaciona-se diretamente aos seus desdobramentos sócio políticos. Foi a partir da perspectiva efetiva de uma eversão da ordem burguesa que o pauperismo designou-se como “questão social”.
A partir da segunda metade do século XIX, a expressão “questão social” deixa de ser usada indistintamente por críticos sociais de diferenciados lugares do espectro ideo-politico ela desliza lenta, mas nitidamente, para o vocabulário próprio do pensamento conservador.
Entre os pensadores laicos, as manifestações imediatas da “questão social” (forte desigualdade, desemprego, fome, doenças, penúria, desamparo frente a conjunturas econômicas adversas etc.) são vistas como o desdobramento, na sociedade moderna (leia-se burguesa), de características inelimináveis de toda e qualquer ordem social, que podem, no máximo, ser objeto de uma intervenção politica limitada (preferencialmente com suporte “científico”), capaz de amenizá-las e reduzi-las através de um ideário reformista (aqui, exemplo mais típico é oferecido por Durkheim e sua escola sociológica).
As expressões ideais do campo burguês são:
 *culturais teóricas e ideológicas
O conhecimento rigoroso do “processo de produção do capital” Marx pode esclarecer com precisão a dinâmica da “questão social”, consistente em um complexo problemático muito amplo, irredutível à sua manifestação imediata do pauperismo. A análise marxiana fundada no caráter explorador do regime do capital permite, muito especialmente, situar com radicalidade histórica a “questão social”, isto é, distingui-la das expressões sociais derivadas da escassez nas sociedades que precederam a ordem burguesa.
A “questão social”, nesta perspectiva teórica analítica, não tem a ver com o desdobramento de problemas sociais que a ordem burguesa herdou ou com traços invariáveis da sociedade humana; tem a ver exclusivamente, com a sociabilidade erguida sob comando do capital.
Na sequência da Segunda Guerra Mundial, e no processo de reconstrução econômica e social que então teve curso, especialmente na Europa Ocidental, o capitalismo experimentou o que alguns economistas franceses denominaram de “as três décadas gloriosas” da reconstrução à transição dos anos sessenta aos setenta, mesmo sem erradicar as suas crises periódicas, o regime do capital viveu uma larga conjuntura de crescimento econômico.
A conjunção “globalização” mais “neoliberalismo” veio para demonstrar aos ingênuos que o capital não tem nenhum “compromisso social” o seu esforço para romper com qualquer regulação política, extra- mercado, tem sido coroado de êxito.
Achei o texto meio complicado, mas percebi que fala bastante sobre questão social e também tem um pouco dos conteúdos dos textos trabalhados na aula de fundamentos 3 .

Outros materiais