Buscar

Porque tudo custa tão caro no Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Porque tudo custa tão caro no Brasil 
Nomes: Alessane , Glaucia
Turma:305-2º semestre 2013-Economia política e Serviço Social
Professor: Mateus Sangoi Frozza
1) a multiplicação do crédito.
2) o custo Brasil.
3) o manicômio tributário.
4) o lucro Brasil.
Subtítulos abordados na reportagem :
Algumas imagens, como por exemplo:iphone,hambúrguer e cerveja.
Outrosexemplos : a chave , a camisa
A economia tem uma lógica peculiar: os bancos começam a financiar mais quando o mercado imobiliário esquenta. O banqueiro se sente protegido. Se o tomador do financiamento der calote, o banco vende o apartamento depois por um valor bem maior do que pagou. Era o milagre da multiplicação do crédito.
1) A multiplicação do crédito:
Os empresários e o governo gastam pouco para melhorar seus meios de produção, não investem o que poderiam em máquinas mais modernas e novas fábricas(como usinas de placas de concreto)
A falta de investimento é a explicação por trás do “custo Brasil”- o fato de que produzir aqui é mais caro e penoso do que em países desenvolvidos. Exemplo: ferrovia.
 2) O custo Brasil :
Em 1821,Dom Pedro,recém nomeado príncipe regente,viu-se em uma enrascada. O Brasil estava quebrado. Para tentar reverter o quadro, uma de suas primeiras medidas foi abolir o imposto do sal e da navegação de cabotagem, que encareciam a produção de charque, um dos principais itens da economia de então. É o excesso de impostos já era um entrave.
3) O manicômio tributário: 
Brasileiro, você sabe, paga muito imposto. Somos o 75º país em PIB por habitante. Mas temos 14º carga tributária mais alta 36,2% em relação ao PIB.
4) O lucro Brasil: a margem de lucro do Brasil é maior do que no México. E em tese deveria ser menor: o Brasil é o quarto maior mercado consumidor de carros no mundo, atrás apenas de China, EUA e Japão. É mais fácil ganhar na escala(vendendo mais a um preço menor) do que no México. Nosso mercado dá quatro vezes o deles. Mas não. Aqui é mais caro, mesmo tirando os impostos e o custo Brasil da jogada.
No Brasil tudo custa muito caro em relação a alguns países, como o México. A culpa não é só dos impostos, a culpa é do governo, é da indústria, e nossa também.
 Conclusão :
Revista Superinteressante, Edição 317, Abril de 2013, Ed. Abril.
 
 Referência :

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes