Buscar

TEORIA HUMANISTA FENOMENOLOGICO EXISTENCIAL QUESTÕES G1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TEORIA HUMANISTA FENOMENOLOGICO EXISTENCIAL - QUESTÕES
CONCEITUE FENOMENOLOGIA.
Fenomenologia é o estudo de um conjunto de fenômenos e como se manifestam, seja através do tempo ou do espaço. É uma matéria que consiste em estudar a essência das coisas e como são percebidas no mundo.
EXPLIQUE A RELAÇÃO CONSCIENCIA OBJETO SEGUNDO HUSSERL.
Para Husserl, a hylé seria a “matéria subjetiva” que compõe uma percepção qualquer. A consciência de um objeto qualquer se daria sobre “dados hiléticos” que seriam “dados constituídos pelos conteúdos sensíveis, que compreendem, além das sensações denominadas externas, também os sentimentos, impulsos, etc.” (ABBAGNANO, 2000, p. 499) .
HUSSERL DIZ QUE PERCEBER UMA COISA É VÊ-LA, TOCA-LA, CHEIRA-LA,OUVI-LA; OU SEJA, SENTIR DE DIFERENTES MANEIRAS, SEGUNDO HOLANDA É PARTICIPAÇÃO, ENVOLVIMENTO.
EXPLIQUE A “INTENCIONALIDADE” SEGUNDO A FENOMENOLOGIA.
Atribuição de sentido do fenômeno, onde a consciência e o objeto, o sujeito e o mundo estão unificados. Quando esta fusão ocorre, a totalidade é apreendida e a decisão torna-se um processo consciente e libertador. O sujeito pensante e o objeto pensado tornam-se uno. A intencionalidade só surge após a compreensão da realidade, obtida, por sua vez, pela redução fenomenológica.
EXPLIQUE A REDUÇÃO FENOMENOLOGIA .
Recurso para se chegar ao fenômeno em sua essência, considerando a sua totalidade e visando, deste modo, a incorporação de uma atitude crítica perante o cotidiano. A concordância entre a intuição, que ocorre na imediatez da vivência, e a significação se faz essencial para a aproximação da realidade observada. A busca pela essência do sintoma permite a recapitulação da realidade total, pois somente ela consente o conhecimento dos fatos.
SEGUNDO HOLANDA; “AO INVÉS DE FATOS TEMOS FENOMENOS “. EXPLIQUE A FRASE. 
O existencialismo tem o homem como ponto de partida nos processos de reflexão e a fenomenologia, a consciência do ser sobre algo, a investigação da experiência consciente: o fenômeno.
CONCEITUE EXISTENCIALISMO.
Existencialismo é uma corrente filosófica e literária que destaca a liberdade individual, a responsabilidade e a subjetividade. 
EXPLIQUE OS TEORICOS KIERKEGAARD E SARTRE. SEGUNDO O EXISTENCIALISMO.
KIERKEGAARD: CONSIDERADO O PAI DO EXISTENCIALISMO PARA ELE TODO O CONHECIMENTO DEVE LIGAR-SE AO EXISTENCIAL.
A SUBJETIVIDADE, E ASSIM A VERDADE ESTÁ NO PRÓPRIO EXISTIR, NO EU.
ESTÁGIO ESTÉTICO: VOLTADO AO PRAZER.
ESTÁGIO ÉTICO: CONCILIA RAZÃO/PAIXÃO.
ESTÁGIO ESPIRITUAL: DEUS ÚNICA FONTE. 
O existencialismo afirma o primado da existência sobre a essência, segundo a célebre definição de Sartre: "A existência precede a essência."
QUAIS SÃO AS IDEIAS DE BINSWANGER E BOSS NO EXISTENCIALISMO.
A Daseinsanalyse de Binswanger instituiu um corte na tradição médica e psiquiátrica da psicopatologia.
Binswanger (1971c) adverte que, se por um lado uma fenomenologia psicopatológica não pode buscar as essências, por outro é importante que não se cometa o engano de realizar uma psicopatologia meramente descritiva ou subjetiva. Uma fenomenologia psicopatológica busca o sentido, a significação da palavra, a experiência vivida.
Descontente com os fundamentos da psiquiatria tradicional e, de início, estimulado pelos trabalhos de Binswanger, Boss se voltou para o pensamento de Heidegger, desenvolvendo todo o seu trabalho, ao longo dos anos que se seguiram, em torno da sua Analítica do Dasein. Acreditava que a psicopatologia muito se enriqueceria por um pensamento que não permitia a colocação da distinção cartesiana sujeito-objeto e que, por outro lado, aproximava a medicina da psicologia.
CONCEITUE HUMANISMO.
Essa força inerente a todo ser humano é muitas vezes, no entanto, impedida por fatores externos de se desenvolver plenamente. A psicologia humanista busca, assim, uma humanização da psique, considerando o homem como um processo em construção, detentor de liberdade e poder de escolha.
QUAIS OS PONTOS EM COMUM E DIVERGENCIA ENTRE O HUMANISMO E O EXISTENCIALISMO.
O HUMANISMO E O EXISTENCIALISMO LEVAM PONTOS EM COMUM NA VISÃO DE HOMEM AMBAS O RECONHECEM COMO FONTE E CENTRO DE VALORES, NO ENTANTO, POSSUEM DIVERGÊNCIAS QUANDO O EXISTENCIALISMO AFIRMA QUE CABE AO HOMEM CRIAR “POSSIBILIDADES” E OS HUMANISTAS FALAM QUE O PAPEÇ DO HOMEM É DESCOBRIR “POTENCIALIDADES”. 
COMO O HUMANISMO RECONHECE O HOMEM.
O HOMEM SE RECONHECE COMO UM SER EM CONSTRUÇÃO EM CONSTANTE MUDANÇA, CRESCIMENTO E ATUALIZAÇÃO.
QUAL A MAIOR CONTRIBUIÇÃO QUE O HUMANISMO TROUXE PARA A PSICOLOGIA SEGUNDO AMATUZZI.
O HUMANISMO TROUXE PARA A PSICOLOGIA UMA IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO: “ATITUDE CONCRETA A FAVOR DO HOMEM”.
QUAL O PRINCIPAL VALOR HUMANISTA?
O PRINCIPAL VALOR HUMANISTA É, PORTANTO, O ENFOQUE NA RELAÇÃO: “ A EXISTENCIA HUMANA SE REALIZA EM UM CONTEXTO INTERPESSOAL”.

Outros materiais