Gestão de Contratos exercício de fixação 01
10 pág.

Gestão de Contratos exercício de fixação 01


DisciplinaGestão de Contratos1.441 materiais5.305 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Gestão de Contratos exercício de fixação 01
QUESTÃO 1
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Dos males que assolam o Poder Público, a improbidade administrativa é um dos piores conceitos a serem citados. Ela também é a justificativa para a grande variedade de controles sociais existentes no país, pois estes buscam fiscalizar a atividade do Poder Público. Com relação ao conceito de Improbidade Administrativa, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. São vários instrumentos legais que podem ser utilizados por, na prática, qualquer cidadão brasileiro e, inclusive, pessoas jurídicas.
b. É a punição mais leve e é utilizada nas infrações que menos impactam os serviços contratados ou que até mesmo não os impactem diretamente, mas que precisem ser cortadas em qualquer ocorrência.
c. É o exercício legal das atividades de gestão pública.
d. Está ligado ao conceito de corrupção administrativa, que enaltece o desvirtuamento do Poder Público dos fundamentos básicos, sendo que a moralidade e outros princípios, como a legalidade, a impessoalidade, a publicidade e a eficiência, garantem a ordem jurídica e o Estado Democrático de Direito. 
e. É um instrumento que representa a democracia direta por meio da participação política de qualquer cidadão em pleno gozo dos direitos políticos, não podendo este ser estrangeiro, pessoa jurídica ou brasileiro com direitos políticos suspensos ou perdidos.
Feedback
A resposta correta é: Está ligado ao conceito de corrupção administrativa, que enaltece o desvirtuamento do Poder Público dos fundamentos básicos, sendo que a moralidade e outros princípios, como a legalidade, a impessoalidade, a publicidade e a eficiência, garantem a ordem jurídica e o Estado Democrático de Direito..
QUESTÃO 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
As metodologias implantadas vêm sendo aplicadas e, desde então, resultou no aumento da qualidade e da quantidade dos trabalhos realizados pelo TCU, aumentando as possibilidades de se encontrarem falhas nos procedimentos realizados pela Administração Pública na aplicação dos recursos em favor da sociedade. Assim sendo, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação as áreas que recebem atenção específica do TCU nos seus trabalhos:
1- ( ) Educação e Saúde.
2- ( ) Receita e Infraestrutura.
3- ( ) Lazer e Esporte.
4- ( ) Meio Ambiente e Defesa.
5- ( ) Agricultura Familiar e Piscicultura.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, V, F, V, V.
b. F, F, V, F, V.
c. V, V, F, V, F. 
d. V, V, V, V, F.
e. V, F, V, F, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, F, V, F..
QUESTÃO 3
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
Há diversos atos legalmente constituídos e que são constantemente utilizados pelo Poder Público na consecução das suas atividades para a sociedade. Os atos administrativos são divididos em espécies distintas. Assim sendo, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação às espécies dos principais Atos Normativos:
1- ( ) Os normativos e os ordinários e os punitivos.
2- ( ) Os negociais e os enunciativos.
3- ( ) Os punitivos.
4- ( ) Os normativos, os ordinários e os comerciais.
5- ( ) Os normativos e os comerciais.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, V, F, V, V.
b. V, V, V, F, F.
c. F, F, V, F, V.
d. V, V, F, V, F. 
e. V, V, V, V, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, F, F..
QUESTÃO 4
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Quando foi elaborada, a Constituição Federal estabeleceu em seu artigo 37 os princípios da legalidade, o da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência. A Administração Pública sempre deve basear sua atuação nestes preceitos. Baseado no conteúdo estudado, relacione o segundo grupo de conceitos com os princípios da Administração, enumerados no primeiro grupo.
(1) Princípio da Impessoalidade.
(2) Princípio da Moralidade.
(3) Princípio da Publicidade.
(4) Princípio da Eficiência.
( ) Exige que a atividade administrativa seja exercida da forma mais conveniente possível para a coletividade, ou seja, buscando sempre perfeição dos atos, presteza e rendimento funcional.
( ) Define o termo como um conjunto de regras de condutas, todas oriundas da disciplina do Poder Público, que fazem com que os administradores apenas atuem de maneira honesta, justa e lícita.
( ) Estabelece que, durante todos os atos praticados, deve-se buscar o fim legal deles, não devendo estes serem utilizados como base para promoção pessoal de autoridades ou servidores, muito menos para a satisfação de interesses próprios deles ou de suas agremiações políticas.
( ) Discorre que a divulgação oficial deve ser realizada para o conhecimento público e o início dos seus feitos externos.
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
Escolha uma:
a. 2, 1, 4, 3.
b. 4, 2, 1, 3. 
c. 3, 2, 4, 1.
d. 4, 3, 2, 1.
e. 1, 2 , 3, 4.
Feedback
A resposta correta é: 4, 2, 1, 3..
QUESTÃO 5
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:
I- ( )- Apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento;
II- ( )- Julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público;
III- ( ) - Apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão, bem como a das concessões de aposentadorias, reformas e pensões, ressalvadas as melhorias posteriores que não alterem o fundamento legal do ato concessório;
IV- ( )- Realizar, por iniciativa própria, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comissão Técnica ou de inquérito, inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e demais entidades referidas no inciso II;
V- ( )- Fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a União participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo.
Analise as sentenças acima, assinalando V para as verdadeiras e F para as alternativas falsas.
Escolha uma:
a. F, F, V, V, V
b. V, F, F, F, V
c. V, V, V, V, V 
d. V, F, V, V, V
e. F, F, F, F, V
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V, V.
QUESTÃO 6
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
O Poder Público tem por objetivo atestar que o licitante tenha condições estruturais de executar as obras no futuro. Normalmente, as exigências que podem aparecer no edital são as seguintes:
A) Registro ou inscrição na entidade profissional competente;
B) Comprovação de aptidão para desempenho de atividade similar a do objeto da licitação;
C ) Indicação de instalações, de aparelhamento e de recursos humanos disponíveis para os trabalhos a serem realizados;
D) Qualificação do pessoal que desempenhará as atividades.
E) Comprovar que possui um patrimônio pelo menos três vezes o valor da obra que está participando da licitação.
Diante de tais exigências escolha quais são as verdadeiras:
Escolha uma:
a. C, D, E
b. A, C, D
c. A, E
d. A, B, C, D, E
e. A, B, C, D 
Feedback
A resposta correta é: A, B, C, D.
QUESTÃO 7
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Os controles se caracterizam como controle interno e controle externo. O primeiro deles, o interno, está amparado pela Carta Magna, em seu artigo 74,