A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
ativ 20955

Pré-visualização | Página 1 de 1

ALUNA: MARCIANA DIETRICH
RGM: 363.058
ATIVIDADES DAS AULAS 01, 02, 03.
OBS: O ALUNO DEVE ENVIAR ESTAS QUESTÕES RESOLVIDAS NO PORTFÓLIO – AULA 01
Qual a importância da informação para as empresas, em seus respectivos segmentos, no que se refere à vantagem competitiva e perenidade nos negócios?
R.: A informação e seus respectivos sistemas desempenham funções fundamentais e estratégicas nas empresas, proporcionando a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados. A informação é um recurso estratégico sobre tudo quando se fala em vantagem competitiva. O desafio gerencial é como usar a tecnologia da informação para projetar e administrar empresas efetivas e competitivas. Vários são os benefícios proporcionados pelo sistema de informação podendo citar carga de trabalho reduzida, administração mais eficiente, maior precisão, entre outros.
Diferencie com suas palavras os termos “dados”, “informação” e “conhecimento”.
R.: Dados: É tudo aquilo que temos em razão da apresentação ou manifestação dos estados do universo que queremos compreender antes de serem organizados a ponto de transmitirem algum significado que as pessoas possam entender e utilizar. Podem ser através de imagens, sons, textos, números e estruturas.
Informações: Ela é a expressão de valores que são compreendidos a partir da organização ou transformação dos dados. É tudo o que fornece conhecimento ou inteligência. A informação é um conjunto de fatos organizados que possuem um valor adicional aos fatos em si.
Conhecimento: É uma reação da mente humana para tomar uma decisão a partir de informações obtidas e que envolve regras, instintos e ideias que implicam a ciência e o entendimento de como essa ação pode se comportar. Ele se difere da informação porque está associado a uma intenção. Ambos consistem de declarações verdadeiras, mais o conhecimento pode ser considerado a informação com um propósito ou quando pode ser útil. 
A empresa pode ser vista como um sistema e suas respectivas funções empresariais como subsistemas. Descreva como ocorre a interação entre as funções empresariais ou departamentos de uma empresa a sua escolha, ou seja, como ocorre a integração sistêmica entre as informações geradas nos departamentos da empresa. (EXEMPLO NA AULA 03)
R.: A integração sistêmica ocorre quando todos os sistemas de informação atuam e interagem entre si, um influenciando e complementando o outro e assim tendo uma visão da empresa como um grande processo, tendo como exemplo: uma nota fiscal de venda que veio do subsistema de faturamento, onde a quantidade vendida deverá ser baixada do subsistema estoque, e após ter passado por diversos setores da organização chega ao subsistema da contabilidade que é repassado para os livros fiscais de saída por meio da integração entre subsistemas. 
Qual o objetivo do sistema de informação nas empresas? Qual o foco desse sistema de informação?
R.: Os sistemas de informação, independentemente de seu nível organizacional (operacional, gerencial e estratégico), tem como maior objetivo auxiliar os processos de tomadas de decisão, assim se os sistemas de informação não se propuserem a atender esse objetivo, sua existência não será significativa para a empresa. O foco está direcionado para o principal negócio empresarial, tendo como exemplo uma empresa de contabilidade, onde os sistemas de informação estarão voltados para o fornecimento de informações que atendam às suas necessidades. 
Como os sistemas de informação poderão proporcionar ao meio empresarial um diferencial de negócio e assim obter vantagem competitiva.
R.: Com a implantação de um sistema de informação que permita uma fluência constante, padronizada, segura, eficaz e controlável das informações dentro da empresa, permitindo que os dados cheguem a pessoa certa, no momento oportuno e com as características ideais que uma informação deve possuir. As empresas que detiverem, organizarem, dominarem e valorizarem mais as informações e o conhecimento do ambiente (interno e externo) em que estiverem envolvidas terão mais condições de competitividade nos negócios.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.