Buscar

Antioxidantes musculares

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Antioxidantes musculares
Renata Calixto
05 de Setembro de 2016
Universidade Federal do Rio de Janeiro
UFRJ
Introdução
O efeito do Difenil ditelureto (PhTe)2 no músculo esquelético, como potencial antioxidante.
Ca2+ ATPase (SERCA)
Creatina quinase (CK)
2
Introdução
(PhTe)2 inibe a enzima diretamente, podendo estar mimetizando o comportamento de antioxidantes endógenos. 
Antioxidantes 
Para a defesa contra ROS, o nosso organismo tem a presença de antioxidantes enzimáticos, que neutralizam a ação dos Radicais livres.
Esses antioxidantes estão constantemente atuando em nosso organismos.
PQ a produção de Radicais livres ocorre em diversas situações, como por exemplo na mais comum, a produção de energia nas mitocondrias:As mitocôndrias são a maior fonte endógena de produção de radicais livres nos eucariotos . O ânion superóxido (O2-•) é o mais comumente gerado, a partir de elétrons que escapam da cadeia transportadora das mitocôndrias e reduzem o O2 presente nas células. Outra fonte de radicais livres no organismo são células do sistema imunológico, produtoras de enzimas NADPH Oxidase (Nox) que produzem uma grande quantidade de O2-• capaz de matar microrganismos invasores (1; 4). Células nervosas, epiteliais, endoteliais e macrófagos produzem a enzima óxido nítrico sintetase, responsável pela produção de NO
4
Glutationa peroxidase -GPx
A GPx - Enzima mais importante para a oxidação do H2O2 a água.
Encontrada no citosol e mitocôndria.
Faz a remoção do H2O2.
Sua ação é dependente de selênio.
GSH – doa hidrogenios .
Importante falar da outra via selenio independente. (Glutationa-S-Transferase (GST))
5
Superóxido dismutase -SOD
Metaboliza o O2– com formação de H2O2.
 Nos mamíferos, existem três isoenzimas da SOD: 
Citosólica (Cu,Zn-SOD ou SOD1);
Mitocondrial (Mn-SOD ou SOD2)e 
Forma extracelular (Cu,Zn-SOD ou SOD 3).
A atividade dessa enzima depende de características do músculo.
Catalase -CAT
		A CAT é uma enzima presente na maioria dos organismos aeróbios e é responsável pela conversão do H2O2 intracelular em água e oxigênio.
Contêm pequenas quantidades no músculos esqueléticos.
 A > atividade da CAT é encontrada em peroxissomas e tecidos de animais e plantas. As mitocôndrias e R.E também contém CAT.
Tal como a SOD e a GPx, a actividade da CAT é mais elevada nos músculos com predominância de fibras oxidativas e mais reduzida nos músculos com uma grande
percentagem de fibras glicolíticas 
7
Relevância
O mecanismo de Ação depende de qual tipo o antioxidante é
8
Contextualizando ....
 Stress mecânico; Lesão oxidativa ;
Exercício Físico intenso
1- De facto, para além do aumento do stress mecânico imposto, por exemplo, às fibras musculares esqueléticas solicitadas e às células dos sistemas osteo-articular e cardiovascular, também as elevações da temperatura corporal e da taxa metabólica, que se fazem sentir quer a nível muscular esquelético quer sistémico,ocorrem durante o exercício agudo.
2-
9
Exercício físico intenso
A oxidação das proteínas musculares por ROS >>> diminuição simultânea da funcionalidade das diferentes enzimas antioxidantes.
Papel do H202.
É de se esperar que, devido à oxidação das proteínas musculares pelas elevadas taxas de formação de ROS as atividades enzimática em geral fiquem negativamente afetadas, com diminuição simultânea da funcionalidade das diferentes enzimas antioxidantes.
H2O2, desempenham um importante papel na indução celular da expressão de numerosos genes, entre os quais se encontram os responsáveis pela síntese das enzimas antioxidantes.
10
Exercício físico : Produtor de ROS ou Antioxidante?
	Como resultado do exercício físico agudo, as taxas de produção de ROS aumentam, tal como o dano muscular causado por estes mesmos compostos.
 Contudo, com a repetição regular do exercício físico a literatura mostra que os músculos aumentam a sua capacidade antioxidante, tornando-os mais protegidos contra as ROS formadas, não só em repouso, como também durante os exercícios agudos subsequentes.
R:No entanto, em franca oposição aos seus potenciais efeitos benéficos, o exercício físico agudo pode, sobretudo se inabitual e exaustivo, também induzir alterações orgânicas nefastas, especialmente quando os diferentes tecidos, órgãos ou sistemas não se encontram suficientemente adaptados para suportar, sem grandes alterações homeostáticas, os diferentes tipos de sobrecarga que lhes são exigidas. stress oxidativo
com o exercício físico e à influência do treino físico, não só não são contraditórias como se encontram em perfeita sintonia.
11
Stress Oxidativo 
Figura 4- Representação do Stress oxidativo
Exercício físico intenso
Stress mecânico;
Lesão oxidativa;
Contextualizando ....
1- De facto, para além do aumento do stress mecânico imposto, por exemplo, às fibras musculares esqueléticas solicitadas e às células dos sistemas osteo-articular e cardiovascular, também as elevações da temperatura corporal e da taxa metabólica, que se fazem sentir quer a nível muscular esquelético quer sistémico,ocorrem durante o exercício agudo.
2-
13
Antioxidantes não enzimáticos
Antioxidantes hidrofílicos - Glutationa, vitamina C.
 - Vitamina C tem ação scavenger e também regeneradora da vitamina E.
Lipofílicos - Bioflavonas, vitamina A, vitamina E.
		- Vitamina E, lipossolúvel, tem maior ação em membranas celulares. 
O ácido úrico.
Os estrógenos.
ÁCD. Úrico - também tem ação antioxidante pela capacidade dos uratos de sequestrar RLs. 
Estrógenos- também são considerados antioxidantes pela sua ação como scanvengers, inibindo a oxidação lipídica das lipoproteínas de baixa densidade (LDL).
14
Obrigada!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais