Buscar

Fichamento Sociologia Jurídica Cap. 2 (SILVA, Enio Waldir da)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Unibrasil – Direito
Direito e Sociedade II – Data: 10/08/2017
Nome: José Ribeiro da Silva Neto Turma: 2DIBD
Fichamento
SILVA, Enio Waldir da. Sociologia Jurídica. Ijuí: Unijuí, 2012.
Introdução
Muito embora a Sociologia Jurídica seja frequentemente definida como um ramo da Sociologia que se dedica especificamente ao estudo do direito, esse conceito algumas vezes é compreendido como um campo de pesquisa autônomo. Independente dessa disputa em torno de sua definição é uma área claramente ligada à antropologia, à ciência política, ao direito, à psicologia e especialmente à sociologia.  Desse modo, é uma ciência rica por empregar conceitos, métodos e teorias desses outros campos do conhecimento aos quais se filia.
O conceito mais aceito de Sociologia é que ela se dá como uma ciência que estuda as relações sociais. Além desse conceito, há vários outros muito difundidos, porém, é mais fácil compreendê-la pelos seus objetivos: procurar potenciais reflexivos capazes de alargar a compreensão dos processos humanos e adquirir uma base de conceitos que leve a entendimentos das forças que compelem o homem ao controle destas forças, dando-lhes significados e orientando-os para a construção da vida individual e coletiva, justa e solidária.
Esse campo de estudo conhecido como Sociologia Jurídica, ou Sociologia do Direito dedica-se a busca pela compreensão da organização e desenvolvimento de instituições, as formas de controle social empregadas, estudos de legislação, a interação entre culturas jurídicas diferentes, a construção social e debate de questões de cunho jurídico, as carreiras jurídicas e principalmente a relação entre direito e mudanças sociais, observando aplicabilidade, eficiência e obsolescência das leis.
Embora sejam estes os principais alvos de análises dos estudiosos dessa área, não se pode limitar somente a isso sua atuação e suas temáticas.  Os objetos de pesquisa da Sociologia Jurídica mostram-se, na verdade, quase tão diversos quanto seus próprios pesquisadores que muitas vezes se originam das mais diversas áreas. Assim, uma forma de analisar se trata de fato de uma pesquisa relacionada à Sociologia Jurídica é observar se os questionamentos direcionam-se a pensar a eficácia do direito na sociedade.
Os próprios termos mostram-se de uma amplitude que pode ocasionar confusão. Sociedade e Direito, por si só, já são conceitos extremamente amplos. Quanto a Sociologia do Direito e Sociologia Jurídica, embora sejam áreas próximas, distingue-se de certa forma, como defende Eliane Junqueira, que aponta que Sociologia do Direito trata-se especificamente de uma área da sociologia destinada a compreensão dos fenômenos jurídicos enquanto parte da vida em sociedade. Sociologia Jurídica, por outro lado, seria uma área do direito voltada para a compreensão da eficácia das instituições jurídicas e judiciárias.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes